domingo, junho 06, 2010

4º ECO - CICLO - PEDI - AQUA - PAPER


«No passado sábado, dia 22 de Maio, Ovar ganhou outra dinâmica com o 4º ECO-CICLO-PEDI-AQUA-PAPER. O ponto de encontro estava marcado às 9:30 no Largo dos bombeiros voluntários (bombeiros velhos), junto à sede dos Amigos do Cáster para se distribuir o lanche, a identificação das equipas e o registo fotográfico antes da partida.

Às 10:05 e as dez equipas com carta de prova na mão partiam para mais um dia cheio de desafios, de descobertas e de enriquecimento pessoal.
Desde os pormenores arquitectónicos, à subida à torre da Igreja Matriz, conhecendo a D. Rosa do Mercado Municipal e descobrindo um pouco mais da agricultura e comercio justo até ao recuar ao tempo das lavadeiras no rio Cáster, a manhã foi animada e preenchida!
Bem que mereceram o almoço descansado à sombra das árvores do Jardim de São Miguel.
A tarde reserva-se mais artística! Começou com a visita à fábrica de telha de São Miguel onde aprenderam um pouco da história desta tradição e puderam experimentar a arte do azulejo, donde resultaram trabalhos de artistas.
Porque a biodiversidade festejada por todo o mundo neste ano não teve esquecida na nossa actividade, a construção de comedouros e bebedouros com os simpáticos residentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia foi uma tarefa colaborativa e enriquecedora, e que certamente, de futuro, fará aumentar o número de aves no jardim deste edifício.
De seguida em busca de mais vida na ria e com o objectivo de sensibilizar, os animadores captaram visões criativas da natureza, deixaram dicas de como sensibilizar a comunidade e descobriram um outro lado do Dolce Vita, o parque de resíduos foi alvo de “inspecção”.
O jantar e a prova da noite revelaram-se serenos e animados e além dos premiados, todos apresentavam um sorriso e espírito companheiro.
Aos nossos patrocinadores e apoiantes nas provas, o nosso agradecimento.
A todos os participantes o nosso obrigado, para nós, organização, continuará a fazer todo o sentido a realização deste evento, com o retorno positivo e os sorrisos que acolhemos.
Fica, como é óbvio, a esperança que toda a mensagem ambiental perdure para além deste dia e se espalhe por muitos mais cidadãos… porque, afinal, é este o objectivo do Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper.
O encontro fica já marcado para o próximo ano.

Eliana Duarte | Amigos do Cáster
Fotos: Carlos Ramos e Hugo Fonseca»

Sem comentários: