terça-feira, dezembro 04, 2007

ECOPASSEIO “A DESCOBERTA DA SERRA DA ESTRELA” II

Um gesto para Um Milhão de carvalhos na Serra da Estrela


Na passado dia 23 no início da noite partimos de Ovar rumo ao Fundão, o local escolhido para o Eco-Fim-de-Semana de 2007.

A Serra da Estrela é um lugar mágico, não fosse o frio extremo na Torre, teríamos conseguido usufruir mais tempo da neve. Mas se o sábado serviu para nos habituarmos ao clima e para conhecer as terras vizinhas, o domingo foi partilhado na serra.

O nosso desejo de proximidade à natureza aliada à vontade de sermos úteis fez com que apoiássemos os Amigos da Serra da Estrela no projecto “Um Milhão de Carvalhos na Serra da Estrela”, que como explicam:
“A razão de ser do presente programa prende-se, fundamentalmente, com a necessidade, urgente, de travar a constante erosão dos solos; aumentar a capacidade de armazenamento de água nos aquíferos; fomentar a biodiversidade e manutenção das paisagens de montanha, postas em causa pelos constantes incêndios a que a Serra da Estrela tem sido sujeita; tudo isto, associado a múltiplas causas de cujas responsabilidades não pode o homem alhear-se.”

Sob os comandos do Filipe, que palmilha com rapidez e segurança os trilhos sinuosos da Serra, chegámos ao local destinado a acolher mais uns quantos carvalhos.

O trabalho revelou-se produtivo e animado, afinal conseguimos plantar cerca de 240 carvalhos! A satisfação era notória nos vinte elementos envolvidos.

Tantos carvalhos já foram plantados e tantos restam ... tantas pessoas envolvidas, que colaboraram e tantas que querem ser úteis, quantas ainda se preocupam com a vida da Serra da Estrela!

O Filipe e o seu pai são apaixonados pela Serra da Estrela e como se pode ver, faz toda a diferença.

A eles o nosso obrigada!

Participe neste tipo de programas, vai ver como se sentirá bem...
Saudações a todos,
Eliana Duarte

segunda-feira, novembro 19, 2007

29.AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS.2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket




O Ambiente Imagens Dispersas 2007, segue itinerante.
Depois de João Cosme, Sérgio Azenha e Joaquim Pedro Ferreira agora segue a vez de José Antunes com 4 Olhares. Sobre esta exposição:

Começou a 10 de Novembro e decorrerá até 30 de Novembro.

domingo, novembro 11, 2007

ECOPASSEIO “A DESCOBERTA DA SERRA DA ESTRELA”

Aqui fica o tão aguardado "Programa de Festas" para o próximo Ecopasseio.

DIA 23 – “A viagem até ao Fundão”

Local de Encontro: Parque de Estacionamento da Sra. Da Graça – Ovar;
Hora de saída: 19:30;
Tempo estimado de Viagem: 2h:30m;
Chegada: Pousada da Mina – Fundão;

Notas:
Deverão levar o jantar, pois dada a hora prevista para a chegada ao Fundão é recomendável que optemos por comer algo na Pousada;


DIA 24 – “À descoberta da Estrela”

Alvorada: 9h00;
Hora de saída: 9:30;
Destino: Alto da TorreSerra da Estrela;
Actividade: Conhecer o ponto mais alto de Portugal / Percurso pedestre de dificuldade média;

Regresso ao fundão: 17:30;
Compra de alimentos para o dia seguinte;
Jantar: Típico do fundão (i.e., num restaurante local!), pelas 20h00;
Após jantar: Café tertúlia: “Novas orientações para os Amigos do Cáster” (facultativo);
Após tertúlia: A descoberta do “Fundão à noite”;

Notas:
O Almoço será volante e já deve ser levado de casa;
Levar água/comida suficiente para o dia;
Não esquecer que o clima em altitude é inconstante;

DIA 25 – “Plantar um Milhão de Árvores na Serra”

(Neste dia poderão realizar o primeiro dos objectivos de vida mais comum: “Plantar uma árvore, escrever um livro, ter um filho”).

Alvorada: 9h00;
Hora de saída: 9:30 (e despedida do Fundão);
Destino: Serra da Estrela, em local a definir pelos Amigos da Serra da Estrela;
Actividade: Ajudar na reflorestação da Serra da Estrela – Mais informações [aqui];

Regresso à Ovar com uma paragem a prever consoante a hora de saída;
Hora prevista para a chegada a Ovar: 18h00;

Notas:
O Almoço será volante existindo a possibilidade de o adquirir no dia anterior;
Deverão levar uma alfaia agrícola (leia-se sacho) para auxílio na plantação das árvores;


Dados a reter:
· Datas: 23/24/25 de Novembro 2007 (Domingo)
· Grau de dificuldade: Médio
· Local de encontro: Biblioteca Ovar
· Horário de saída: 19h30 do dia 23;
· Horário previsto de chegada: 18h00 do dia 25;
· Custo estimado: 22€ para a dormida (2 noites) sendo o restante por conta de cada um!
· Data limite de inscrições: 19 de Novembro, com limite de inscrições (32)
;
.Inscrições e outras informações através do contacto: jmlralmeida@gmail.com ou 964738413 (Jorge Almeida);

A não esquecer:
· Chapéu, roupa quente (polar e/ou impermeável), calçado de caminhada e protector solar;
· O estado do tempo em altitude é incerto, pelo que deverão transportar roupa para o frio/chuva;

Notas:
· A Pousada inclui o serviço de pequeno-almoço;
· Para quem não conseguir sair de Ovar pelas 19:30 dia 23 poderá ir ao nosso encontro na Pousada, tendo que ficar definido logo no acto da inscrição;

quinta-feira, outubro 25, 2007

1.º ECO-CICLO-PEDI-AQUA-PAPER [2]



Amanhã, o Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper irá para a estrada, e por volta das 9:00 da manhã teremos oportunidade de mostrar a todos os vareiros um belíssimo cenário de 60 PESSOAS e 60 BICICLETAS, no Largo dos Bombeiros Voluntários de Ovar, junto à sede dos Amigos do Cáster e à Casa do Povo de Ovar (também instalações da rádio local AVFM).

SE NÃO PARTICIPA, VENHA ASSISTIR! JUNTE-SE À FESTA, DIVIRTA-SE, E CELÉBRE CONNOSCO ESTA ORGANIZAÇÃO DOS AMIGOS DO CÁSTER - Em nome da equipa que organizou este magnifico evento, liderada pela Eliana e pela Carla, desejo a maior sorte, e as maiores felicidades aos participantes da prova de amanhã. A todos os que se esforçaram para participar nesta actividade, muito obrigado!!! Aos restantes, renovo o convite para assistirem à partida dos protagonistas.

SÁBADO, 27 DE NOVEMBRO PELAS 9:00 DA MANHÃ, em frente à sede dos Amigos do Cáster, no Largo dos antigos Bombeiros Voluntários de Ovar.

ATÉ AMANHÃ!!!

segunda-feira, outubro 01, 2007

DA RIBEIRA ATÉ À FOZ - AFIS

Amigos,
Aqui fica o convite do Joaquim Margarido para a 47.ª Caminhada AFIS "Da Ribeira até à Foz":


Para os amantes do Pedestrianismo, há muito que o dia 5 de Outubro - com a espectacular Caminhada Cidade de Ovar -, se encontra registado na agenda e é aguardado com natural ansiedade. Ora, apenas dois dias volvidos, abre-se nova oportunidade de regressar às estradas e caminhos de Ovar, revivendo o espírito do grandioso evento e recordando as peripécias da jornada atlética.

Trata-se da 47.ª Caminhada AFIS, que terá como objectivo a Foz do Cáster e toda a zona lagunar envolvente, com prévia passagem por Enxemil, Ponte de S. Roque e Cais da Ribeira. Assim, a Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS convida a população a participar em mais uma iniciativa do primeiro domingo de cada mês.

Tendo o Alto Saboga como ponto de partida, a caminhada terá início pelas 8h30 e estima-se uma duração aproximada de duas horas. Aconselha-se roupa e calçado adequado, uma enorme dose de boa disposição e não se esqueça de trazer também um amigo. O Clube AFIS oferece a indispensável garrafa de água.


Já sabe: Anote na agenda o dia 7, com a 47.ª Caminhada AFIS, e venha “por Ovar… a Caminhar!” Mais informações através do 969 531 844 ou do 936 206 882.

JOAQUIM MARGARIDO

domingo, setembro 30, 2007

sábado, setembro 29, 2007

28.AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS.2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



O Ambiente Imagens Dispersas 2007, segue itinerante.
Depois de João Cosme e Sérgio Azenha, segue a vez de Joaquim Pedro Ferreira com LOBOS em Portugal, agora:

De 29 de Setembro a 19 de Outubro.

Sirvo-me deste acto informativo para mostrar-vos uma espécie de ante-estreia do próximo livro de Joaquim Pedro Ferreira, conjuntamente com João Cosme e por último, mas não menos importante - The Last the Least - Paulo Caetano.

A dita ante-estreia foi escrita por Paulo Caetano, em três artigos todos eles publicados na revista FOTOdigital. E o livro é: ÁGUIA DE BONELLI, mais um lançamento da editora Má-Criação.
A ver aqui: FOTOdigital Junho, Julho e Setembro de 2007.

ANTENA VERDE/SOM AMBIENTE

AVFM/SFM
A ERA DE OURO DO TURISMO:QUE CONSEQUÊNCIAS PARA A NATUREZA?
Transmitido no ano de 2007/semana 38 de 16-09 a 21-09

ANTENA VERDE/SOM AMBIENTE

AVFM/SFM
ECODESIGN Transmitido no ano 2007/semana 35 de 27-08 a 31-08

domingo, setembro 16, 2007

1.º ECO-CICLO-PEDI-AQUA-PAPER


Viva!

Estamos a preparar um evento onde a descoberta, a aventura, o divertimento, a construção, o companheirismo, a criatividade, a destreza física, a comunicação, o conhecimento, as raízes e o reconhecimento se dão com e num AMBIENTE especial.

27/ Outubro - Ovar vai ser o palco do 1.º Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper!

Sem fôlego com tantas palavras?

Então, atreve-te a “viver” estas sensações connosco.

Aqui ao lado o Regulamento. Inscreve-te já!

sábado, setembro 15, 2007

ECOPASSEIO "PELOS CAMINHOS DA FLORESTA - OVAR"

Em fase de preparação para o ECLO-CICLO-PEDI-AQUA-PAPER a nossa Associação convida-o realizar um estágio de preparação a decorrer no próximo dia 14 de Outubro aproveitando para conhecer um dos locais mais aprazíveis do nosso concelho.


O percurso, deste EcoPasseio desenrolar-se-á através da mata de Ovar, percorrendo inicialmente o Trilho da Floresta, passando depois junto ao Mar, sendo o retorno feito por outros caminhos, permitindo assim ficar um conhecimento geral da nossa floresta.

Dados a reter:

· Data: 14 de Outubro 2007 (Domingo);
· Grau de dificuldade: Baixo;
· Local de encontro: Junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar (Início do PR1);
· Horário de encontro: 9h30;
· Horário previsto de chegada: 17h00;
· Custo: 2,5 € - Incluí: Seguro e Organização;

Inscrições e outras informações através do contacto:

jmlralmeida@gmail.com ou 964738413 (Jorge Almeida)

terça-feira, agosto 21, 2007

27.AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS.2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket




O Ambiente Imagens Dispersas 2007, segue itinerante. No periodo de 02 a 22 de Julho centro comercial Dolce Vita, recebeu a exposição de fotografia de João Cosme, denominada "Rios de Vida".

Agora é a vez de Sérgio Azenha, com "Incêndios".O periodo é:

De 18 a 31 de Agosto

terça-feira, julho 24, 2007

ATÉ AO PR1… E MAIS ALÉM!

Amigos,

Estão todos convidados para mais uma caminhada do AFIS no próximo dia 5 de Agosto que atravessará um troço “Trilho da Floresta”.

Ponto de encontro: Alto do Saboga pelas 8h30.
Mais informações [aqui]

segunda-feira, julho 16, 2007

GOOGLE, POUPA ENERGIA COM BLACKLE



«Uma página em branco, no computador, consome, em média, 74 watts.
Quando o monitor está todo preto utiliza, em média, 59 watts.

Quem o diz é Mark Ontkush, autor do blog ecoIron,
num artigo que escreveu há uns meses sobre o quanto se podia economizar se a página do motor de busca Google tivesse um fundo preto em vez de branco.

Visto a página ser tão popular, de acordo com os cálculos de Mark, seriam economizados cerca de 759 megawatts/hora por ano.

O Google não perdeu tempo e, em resposta, criou uma versão a negro do seu site. Chama-se Blacklee funciona tal e qual como a versão original. Mas consome menos energia…»


Hoje recebi este texto por mail. Obrigado E.

Endereço: http://www.blackle.com/

quinta-feira, julho 12, 2007

ECOPASSEIO "PELO MONDEGO: DE PENACOVA A COIMBRA" [2]

Finalmente chegou o calor ... nada melhor que um dia em canoa nas águas do Mondego para refrescar as ideias e preparamo-nos para as férias!!!





Vemo-nos dia 22 …

ANTENA VERDE/SOM AMBIENTE

POUPANÇA DE ENERGIA
A transmitir no ano 2007/Semana 31/de 30-07 a 03-08

ANTENA VERDE/SOM AMBIENTE

ESTUDO DE NICHOLAS STERN
A transmitir no ano 2007/Semana 30/de 23-07 a 27-07