segunda-feira, agosto 02, 2010

ANTENA VERDE - AR CONDICIONADO


Os Verões têm tendência para ser cada vez mais quentes e os dias acima de 40ºC são cada vez mais frequentes. O aumento da venda de aparelhos de ar-condicionado é notório. Mas a verdade é que para refrescar as nossas casas aquecemos o planeta. Assim, a necessidade de arrefecimento depende da orientação das janelas. Quando não é possível renovar ou construir, há que procurar opções que refresquem a casa no verão sem prejudicar o aquecimento no inverno. Passamos a dar algumas dicas simples para proteger janelas: Estores e persianas e cortinas são obrigatórios. Mesmo que já existam podem ser melhorados. Os estores são mais eficazes: por serem colocados no exterior, impedem de o calor de entrar. Devem ser fechados nas horas de calor; Outra solução alternativa, são os toldos, que protegem as janelas de radiação solar; Há ainda autocolantes com uma camada metálica que aumenta o poder reflector do vidro e diminui a entrada de infra-vermelhos. A vegetação também pode ser usada para diminuir a entrada de calor. Esta alternativa apresenta diversas vantagens. Além de fornecer sombra, protege da acção do vento, oxigena o ar, arrefece o ambiente e fixa o dióxido de carbono. Os terraços e as varandas são muito fáceis de adaptar. Só é necessário colocar, próximo das janelas, alguns vasos com plantas altas e frondosas. O objectivo é criar várias zonas de sombra; Para que as plantas não sejam um inconveniente no inverno, escolha espécies de folha caduca e aposte na vegetação mais densa nos lados Este ou Oeste da habitação. Na fachada virada a Sul, opte por uma pala de sombreamento, pérgula ou toldo, alternativas que permitem controlar o calor no verão, mantendo-o no inverno. Siga estas dicas dos Amigos do Cáster e tenha um Verão mais fresco! Este texto pode ser ouvido na Rádio Antena Vareira, 98.7 FM, de Segunda à Sexta, as 8h30 e 16h30, e na SFM, 98.1 FM. (Carlos Ramos Amigos do Cáster)

quinta-feira, julho 29, 2010

ECOPASSEIO | FRAGAS S. SIMÃO | 01/08/2010

Se quiseres ver estes sítios a cores participa no EcoPasseio do próximo domingo.
As inscrições terminam hoje. Mais informações aqui.














segunda-feira, julho 26, 2010

PROTOCOLO JUNTA DE FREGUESIA DE OVAR

Os Amigos do Caster, no dia de S. Cristóvão e do Município de Ovar, assinaram com a Junta da Freguesia de Ovar, o Protocolo de Colaboração para o ano de 2010. Agradecemos o apoio prestado, especialmente nesta altura de dificuldade económica, e as palavras de animo, encorajamento e reconhecimento proferidas pelos seus representantes.  

quarta-feira, julho 21, 2010

01| VIADUTO SUPERIOR DE S. MIGUEL





Estão a ser concretizadas as obras relativas à passagem de nível superior de S. Miguel (Ovar) no âmbito do protocolo assinado em 2006 . Este protocolo prevê que a Refer construa as passagens e acessos enquanto o Município de Ovar assume os custos dos terrenos. Todavia, estas obras estão a criar diversos problemas a população residente. Primeiro com a providência cautelar que terá sido accionada contra a Câmara Municipal e Refer, em Agosto de 2009, por parte do Centro Hípico de S. Miguel, e amplamente divulgada pelos diversos meios de comunicação social. Depois pelos atrasos constantes na conclusão de uma obra prevista para o final do primeiro trimestre de 2010. Agora pelo abate, durante esta semana, de perto de uma dezena de Plátanos! Estas árvores, com mais de meio século de existência, e 6 metros de altura, foram abatidas de forma a alargar a estrada de acesso a Passagem Superior o que provocou a indignação de toda a população que ai reside. É inadmissível que uma obra, concretizada durante o Ano da Biodiversidade, numa altura em que surgem na comunicação social diversas noticias sobre a tomada de posição relativamente ao abate de Plátanos por todo o pais, em que se defende o Desenvolvimento Sustentável dos centros urbanos, seja provocado o esquartejamento destas majestosas árvores, saudáveis,  sem que tenha sido equacionada nenhuma solução alternativa. Consideramos que esta actuação só pode ter dois enquadramentos: (A) a actuação das entidades responsáveis pelo projecto, Refer e Câmara Municipal de Ovar, advêm do desconhecimento do que foi feito pela empresa adjudicada. (B) A actuação da Refer, por intermédio da empresa adjudicada, está a ser feita a coberto das entidades responsáveis. Neste caso pergunta-se:
  1. A Câmara Municipal de Ovar teve conhecimento desta intervenção?
  2. A Câmara Municipal de Ovar autorizou tal intervenção?
  3. A Câmara Municipal de Ovar e a Refer tentaram soluções alternativas ao abate das Árvores?
  4. A Câmara Municipal de Ovar e a Refer pediram parecer a Autoridade Nacional Florestal?

    segunda-feira, julho 19, 2010

    POLITICAS AMBIENTAIS E IGUALDADE DE GENERO (2.ª)

    Há um aumento do reconhecimento da importância do direito das mulheres aos recursos naturais. O seu modo de vida, enquanto reprodução de papéis sociais de género, leva a um reforço do apoio das mulheres no acesso a alimentos, terra e, acima de tudo, na gestão de água para consumo doméstico, agricultura, saúde e saneamento. Depender de produtos primários, como acontece com países em sub desenvolvimento, tem papel importante no reforço das desigualdades de género. As mulheres e as raparigas pobres são desproporcionalmente atingidas pela degradação ambiental, pois como normalmente são responsáveis pela recolha de combustível (madeira), forragem e água (cuja procura representa, em média, cerca de 3 horas diárias), a desflorestação obriga-as a despender tempo, e energia, que poderia ser aplicada em esforço de educação, alfabetização ou em actividades geradoras de rendimentos. As questões de género em face das alterações climáticas, e de desenvolvimento sustentável, são mais perceptíveis em pais em desenvolvimento. Nos países, ditos, desenvolvidos, investiga-se, sobretudo, as práticas discriminatórias e a subordinação das mulheres em contextos étnicos, religiosos e culturais. As questões de género/ambiente devem ser equacionadas na Europa, em Portugal e no nosso Município. Nunca nos devemos esquecer da máxima, “agir localmente, pensar globalmente”. Senão vejamos: (i) as mulheres com diversos papéis duplos, produtivos e reprodutivos, as pressões do tempo levam a práticas pouco sustentáveis de deposição e reciclagem de resíduos; (ii) as atitudes tradicionais tornam os homens menos sensíveis e disponíveis para práticas sustentáveis em termos do uso dos automóveis; (iii) a contaminação ambiental produz diferentes efeitos na saúde das mulheres e homens. Neste campo, as mulheres são particularmente vulneráveis aos acidentes domésticos. Também aqui as alterações ambientais são definidas de acordo com idade, classe, hierarquia e género. Pelo que é essencial uma atenção especial para questões de género/ambiente por parte dos actores públicos e privados. Este texto pode ser ouvido na Rádio Antena Vareira, 98.7 FM, de Segunda à Sexta, as 8h30 e 16h30, e na SFM, 98.1 FM. (Rafael Amorim| Amigos do Caster).

    sábado, julho 17, 2010

    ECOPASSEIO | FRAGAS S. SIMÃO | 01/08/2010

    01Ago10 Praia Fluvial das Fragas de S. Simão

    Programa:
    8h45 Encontro no Estacionamento da Biblioteca
    11h15 Visita à aldeia de Casal de S. Simão;
    12h00 Almoço livre
    13h30 Início do PR 'Caminho do Xisto de Casal de S. Simão
    15h00 Praia Fluvial das Fragas de S. Simão
    17h30 Saída em direcção a Ovar
    19h30 Chegada a Ovar

    CASAL DE S.SIMÃO

    A entrada da Aldeia de S. Simão, no Concelho de Figueiró dos Vinhos, é extremamente fácil… Existe apenas uma única rua que vai dar a lugar nenhum. São 23 habitações, que preservam a arquitectura original da Aldeia e os materiais da região, de um lado e do outro. Se a isto juntarmos um pequeno percurso pedestre que, em 15 minutos, nos leva à Praia Fluvial das Fragas de S. Simão e uma ribeira, a de Alge, que passa a caminho do Zêzere, uma Ermida com muitos séculos de história e de histórias, o verde das serras circundantes que nos conduzem à Serra da Lousã, o ar puro e a paisagem deslumbrante das Fragas de S. Simão, aqui e além rasgada por uma ave de rapina..., temos o Casal de S. Simão, um pequeno aglomerado de habitações que repousam tranquilamente no silêncio da serra e que tem ganho uma nova vida nos últimos anos
    PRAIA FLUVIAL DAS FRAGAS DE S.SIMÃO


    Aqui encontrará uma praia muito especial, num cenário fascinante, encravada num vale entre dois imponentes rochedos, rodeada por imensas fragas, que possibilitam a realização de desportos radicais, num local de uma beleza impar, que poderá percorrer e assim desfrutar de toda a sua excelência. É talvez das praias fluviais da região, aquela que está no seu estado mais natural, pois pouco foi alterado no cenário natural original, à excepção da construção do açude que suporta as águas.

    Inscrições através dos contactos:
    E-mail: amigos.do.caster@portugalmail.pt
    Telemóvel: 967 336 690
    Data limite de inscrições: 29 de Julho de 2010.


    Recorde-se que ficar em casa prejudica gravemente a saúde.

    Grau de dificuldade: Baixo
    Local de encontro: Biblioteca Ovar
    Hora: 8h45m
    Preço: 8€/Sócio ou 10€/Não Sócio


    Recomenda-se a utilização de calçado confortável, roupa adequado, protector solar, água e alimentação.

    Atenção que vamos passar parte da tarde na praia, é favor trazer o devido equipamento.

    quinta-feira, julho 15, 2010

    2.º BIKE PAPER - AAAUA/ADERAV

    (Os Amigos do Caster: Isabel, Rafael, Duarte, Hugo e Eliana)
    2.º Bike Paper ,organizado pela Associação dos Antigos Alunos da Universidade de Aveiro e a Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, teve lugar no passado Domingo, dia 11 de Julho, em frente ao Edifício da Câmara Municipal de Aveiro, situado na Praça da República. Os Amigos do Caster participaram numa manha divertida e culturalmente enriquecedora. Parabéns pela organização e ficamos à espera da 3.ª Edição.  

    segunda-feira, julho 12, 2010

    POLITICAS AMBIENTAIS E IGUALDADE DE GENERO (1.ª)

    Na Tailândia, diversos silvicultores pediram a um grupo de homens, de uma aldeia remota, para plantar 3000 árvores. O objectivo era a construção de móveis e esculturas em madeira para venda. Todavia, após terem sido plantadas nenhuma sobreviveu. A razão era simples, naquele local, eram as mulheres que tratavam das plantações e sabiam que aquele tipo de árvore não era o mais adequado. No Irão, as mulheres revelaram conhecimentos sofisticados em tecnologias para produção agrícola, como a produção alimentar em túneis debaixo do deserto de Yazd. No Brasil, pesquisas etno-botânicas conduzidas no Parque Nacional de Jaú concluíram que as mulheres têm conhecimentos mais alargados sobre as propriedades das espécies locais. Estes foram alguns, pequenos, exemplos da importância das questões de Género nas Politicas Ambientais e Económicas. Importância essa reconhecida por diversas Organizações e Declarações Internacionais: O Banco Mundial, num relatório de 2003, referiu: “…as mulheres detêm um importante papel na gestão e conservação de recursos naturais e frequentemente possuem um conhecimento profundo acerca do ambiente.”. A Declaração e Plataforma de Acção de Pequim (Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, 1995, e que este mês celebra o seu 15.º aniversário) na secção K, sobre mulheres e ambiente, atesta “…as mulheres têm um papel essencial nos padrões de consumo e produção sustentáveis e abordagens à gestão dos recursos naturais.”. Conhecer e incorporar os conhecimentos das mulheres significa uma ajuda importante em intervenções mais sustentáveis no meio ambiente. A utilização do termo “género” traduz as características sociais, culturais e psicológicas atribuídas ao sexo biológico.  Se tivermos em mente apenas dois aspectos : (i) a larga maioria de utentes dos transportes públicos serem mulheres e (ii) que são elas as maiores consumidoras de produtos, entendem-se a importância de aumentar, e envolver, as mulheres em grande parte das decisões ambientais. Diversos organismos públicos teem integrado perspectivas de género nos seus planos sobre desenvolvimento sustentável, ambiente e aumentado a presença de mulheres na tomada de decisões sobre questões ambientais. Cada vez mais exigem –se padrões de desenvolvimento sustentável e a preservação da capacidade produtiva dos ecossistemas naturais para futuras gerações. Este texto pode ser ouvido na Rádio Antena Vareira, 98.7 FM, de Segunda à Sexta, as 8h30 e 16h30, e na SFM, 98.1 FM. (Rafael Amorim | Amigos do Caster).

    terça-feira, julho 06, 2010

    DIRECTIVA ECODESIGN

    A partir do passado dia 1 de Julho os frigoríficos, arcas e congeladores domésticos com classe energética inferior a A deixaram de poder ser colocados no mercado em toda a União Europeia, uma nova regra estabelecida pela Directiva Ecodesign, que no entanto permite o escoamento dos equipamentos com classificações inferiores já existentes no mercado.  Até agora, entravam no mercado de todos os Estados-membros equipamentos de frio com classes energéticas compreendidas entre A++ e G, embora em Portugal seja raro encontrar classes abaixo do C. Com a aprovação desta regulamentação, os frigoríficos, arcas e congeladores menos eficientes serão descontinuados e, assim que desaparecerem do mercado, a escolha será apenas entre equipamentos de frio com classe A (o pior), A+ e A++ (o melhor). Uma nova distinção que obrigará a um reforço da atenção por parte dos consumidores na altura de renovar os seus equipamentos de frio. Sabia que em Portugal, os equipamentos de frio são responsáveis por cerca de 32% do consumo total de energia eléctrica no sector doméstico e estão presentes na totalidade das habitações portuguesas.  Como tal, descontinuar a produção e venda de electrodomésticos pouco eficientes em termos de consumo eléctrico é um importante passo rumo a um futuro energeticamente eficiente, dando um grande contributo na redução da factura de electricidade das famílias e do impacto ambiental a ela associado.  Já agora, e se está a pensar em adquirir um novo equipamento, veja qual o mais eficiente em www.topten.pt onde encontra uma ferramenta que apresenta os dez melhores produtos em várias categorias de equipamentos. Este texto pode ser ouvido na Rádio Antena Vareira, 98.7 FM, de Segunda à Sexta, as 8h30 e 16h30, e na SFM, 98.1 FM.Fonte: www.quercus.pt (Jorge Almeida | Amigos do Caster).

    segunda-feira, junho 21, 2010

    DUNAS | PISOTEIO


    Os últimos dias de forte calor, que antecipam a chegada do Verão, tem levado centenas de pessoas as Praias de Ovar.
    Confrontados com a diminuição do areal, muitos dos banhistas optam por fazer praia em cima das dunas na zona norte da praia do Furadouro.
    Este é um cenário que os “Amigos do Caster” são obrigados a repudiar e a alertar as autoridades competentes para uma maior fiscalização e sensibilização.
    Diversos artigos, e comunicados, teem sido emitidos por esta Associação sobre a importância dos sistemas dunares, bem como sobre a consequência da sua destruição para os actuais fenómenos de erosão costeira.
    Não obstante esse facto, mais uma vez referimos: o mar deposita a areia nas praias e o vento encarrega-se de as transportar, acumulando-as em montes que depois formam as dunas.
    São estruturas móveis (verdadeiros ecossistemas costeiros) que fazem a transição entre os sistemas marinho e terrestre e criam uma barreira de protecção à paisagem adjacente.
    Por esse motivo, as Dunas teem de ser protegidas!
    As correntes, os ventos e a ondulação marítima, originam a erosão e movimentação destas estruturas. Se a acção do homem não for sentida, na altura do Outono/Inverno, há o avanço do mar sobre a costa, mas, na Primavera/Verão, deveria sentir – se a reposição de sedimentos através da frente dunar. Ou seja, a natureza teem sempre uma forma de auto regulação.
    A acção do homem, neste caso, é o Pisoteio, isto é, a construção de parques de estacionamento na zona posterior à duna, a circulação na mesma, o campismo selvagem e a prática de actividades motorizadas (existe uma lei, de 1995, que expressamente proíbe a circulação de veículos automóveis e ciclomotores nas praias e dunas, e cuja fiscalização pertence à Guarda Nacional Republicana).
    Por esse motivo, os “Amigos do Caster” recomendam quando perante uma Duna tenham os seguintes cuidados:
    1.Utilizem as passadeiras ou trilhos já existentes (nunca criem novos trilhos);
    2.Não devem passear a pé, cavalo ou com veículos motorizados;
    3.Não devem permanecer nas mesmas para usufruir de banhos de sol ou passear animais (A presença de animais domésticos, como cães ou gatos, é normalmente proibida nas praias concessionadas durante a época balnear. Quando permitida, os mesmos devem ser conduzidos por trela, não podem ser soltos, sob pena de multa);
    4.Não retirem a vegetação das dunas;
    5.Chamem à atenção de amigos e familiares para a correcta utilização das mesmas.

    Texto de Rafael Amorim

    domingo, junho 06, 2010

    4º ECO - CICLO - PEDI - AQUA - PAPER


    «No passado sábado, dia 22 de Maio, Ovar ganhou outra dinâmica com o 4º ECO-CICLO-PEDI-AQUA-PAPER. O ponto de encontro estava marcado às 9:30 no Largo dos bombeiros voluntários (bombeiros velhos), junto à sede dos Amigos do Cáster para se distribuir o lanche, a identificação das equipas e o registo fotográfico antes da partida.

    Às 10:05 e as dez equipas com carta de prova na mão partiam para mais um dia cheio de desafios, de descobertas e de enriquecimento pessoal.
    Desde os pormenores arquitectónicos, à subida à torre da Igreja Matriz, conhecendo a D. Rosa do Mercado Municipal e descobrindo um pouco mais da agricultura e comercio justo até ao recuar ao tempo das lavadeiras no rio Cáster, a manhã foi animada e preenchida!
    Bem que mereceram o almoço descansado à sombra das árvores do Jardim de São Miguel.
    A tarde reserva-se mais artística! Começou com a visita à fábrica de telha de São Miguel onde aprenderam um pouco da história desta tradição e puderam experimentar a arte do azulejo, donde resultaram trabalhos de artistas.
    Porque a biodiversidade festejada por todo o mundo neste ano não teve esquecida na nossa actividade, a construção de comedouros e bebedouros com os simpáticos residentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia foi uma tarefa colaborativa e enriquecedora, e que certamente, de futuro, fará aumentar o número de aves no jardim deste edifício.
    De seguida em busca de mais vida na ria e com o objectivo de sensibilizar, os animadores captaram visões criativas da natureza, deixaram dicas de como sensibilizar a comunidade e descobriram um outro lado do Dolce Vita, o parque de resíduos foi alvo de “inspecção”.
    O jantar e a prova da noite revelaram-se serenos e animados e além dos premiados, todos apresentavam um sorriso e espírito companheiro.
    Aos nossos patrocinadores e apoiantes nas provas, o nosso agradecimento.
    A todos os participantes o nosso obrigado, para nós, organização, continuará a fazer todo o sentido a realização deste evento, com o retorno positivo e os sorrisos que acolhemos.
    Fica, como é óbvio, a esperança que toda a mensagem ambiental perdure para além deste dia e se espalhe por muitos mais cidadãos… porque, afinal, é este o objectivo do Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper.
    O encontro fica já marcado para o próximo ano.

    Eliana Duarte | Amigos do Cáster
    Fotos: Carlos Ramos e Hugo Fonseca»

    ECO-CULTURA "PERCURSOS DA ÁGUA" | RESULTADOS

    Partida - Cais do Puxadouro, Válega, Ria de Ovar (Fotografia, Duarte Regalado)


    Cais do Puxadouro, Válega, Ria de Ovar (Fotografia, Duarte Regalado)


    Cais do Puxadouro, Válega, Ria de Ovar - Um "Andorinha", embarcação típica da Ria de Aveiro, iça a vela de "estai" para aproveitar o vento de popa. Esta embarcação pertence ao CENARIO - Centro Nautico da Ria de Ovar (Fotografia, Duarte Regalado)


    Aproximação à foz do rio Cáster - 1 (Fotografia, Duarte Regalado)


    Aproximação à foz do rio Cáster - 2 (Fotografia, Duarte Regalado)


    Aproximação à foz do rio Cáster - 3 (Fotografia, Duarte Regalado)


    Entrada na foz do rio Cáster (Fotografia, Duarte Regalado)


    Bateira no rio Cáster (Fotografia, Duarte Regalado)


    Depois de sairmos do rio Cáster, fomos em direcção ao esteiro da Loureira, isto é, o esteiro que a ponte da Moita cruza (Fotografia, Duarte Regalado)


    "Bifurcação": à esquerda o esteiro da Loureira leva-nos à ponte da Moita, em frente é o cais do Puxadouro (Fotografia, Duarte Regalado)


    Ponte da Moita (Fotografia, Duarte Regalado)


    Ponte da Moita em contraluz (Fotografia, Duarte Regalado)


    Ponte da Moita em contraluz. Adivinha-se o final do dia (Fotografia, Duarte Regalado)


    Tal como planeado no sábado, 15 de Maio, após as apresentações aos participantes das três associações envolvidas neste evento, estes tiveram a oportunidade única de experimentar algumas iguarias confeccionadas por membros destas associações.
    De imediato, para a esmagadora maioria dos participantes, estiveram ao seu alcance novas perspectivas de alguns dos locais mais inóspitos e fascinantes da Ria de Ovar: Marinha do Sal, foz do Cáster, esteiro da Loureira. A luz de final de dia, conjugada com a vegetação primaveril revigorada por uma estação chuvosa, possibilitaram visões absolumente deslumbrantes, com verdes e azuis sumptuosos. A extrema satisfação e vontade de repetir foi generalizada.

    Para comprovar transcrevo uma mensagem de correio-e que recebi de um participante desta actividade, o Sr. Francisco Fernandes. Ei-la:

    «Olá. [...] Não posso deixar de em primeiro lugar falar do grupo (cerca de 30 pessoas) que não obstante não ter havido tempo para se conhecer, foi aproveitando o tempo e aqui e ali, foi cavaqueando amenamente no ambiente na ecologia na Ria, no rio Caster, na poluição nas medidas preventivas e correctivas.
    As forças vivas representadas, Amigos do Rio Caster (Carlos Ramos), Cenário (Hélder), o Clube de Canoagem de Ovar (Filipe), fizeram um bom trabalho, não obstante a falta de som (Carlos não fez falta). As três apresentações deram o mote, deram-nos a conhecer as Associações, melhor a Ria e os seus canais e potencialidades e os campeões do CCO. A merenda não se fez esperar e nas instalações do Cenário fomos comendo algumas iguarias caseirinhas (bolos de bacalhau, broa, patés, alguns bolos, vinho do Douro – Esteva, água, …), preparando-nos para a próxima etapa.
    Aliás pudemos ver alguns atletas a ultrapassarem a bateira (embarcações de fundo chato permitindo navegar em lugares de baixas profundidades – até 10 cm de altura de água) com um motor de 9,9 cavalos, que o Sr Carlos – o pescador da Ria, simpático e disponível nos foi guiando desde o cais do puxadouro – Válega pelos diversos canais incluindo um percurso de subida do rio Cáster desde a sua foz. Passámos as marinhas (onde se produziu muito sal), vimos ao longe a ponte Varela, do outro lado a norte a Tijosa e ainda tivemos oportunidade de passar pelo canal da Moita até à ponte do mesmo nome.
    O voo picado dos patos, a águia sapeira na sua caça habitual, as garças cinzenta e vermelha, a garça boeira (não vista), os guarda-rios e ainda outros que ouvíamos chilrear com o parar dos motores da bateira, cativaram o grupo. O serpentear dos canais e a vegetação e em especial os juncos lembram terrenos férteis (de arroz…) que outrora se trabalhavam.
    Este percurso valeu, fica gravado na nossa memória, as fotos que foram disparadas, não feriram as aves (os caçadores, no grupo havia pelo menos dois conhecidos, trocaram as armas pelas máquinas).
    Um muito obrigado à Organização e em especial ao Carlos Ramos. Abraço e até ao próximo passeio. Francisco.»


    Esta foi uma realização do CENÁRIO - Centro Náutico da Ria de Ovar, do Clube de Canoagem de Ovar e da Associação Amigos do Cáster.

    sábado, junho 05, 2010

    01 | AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS | 2010

    O fotógrafo de natureza Rui Guerra

    Amigos do Cáster

    No passado dia 14 de Maio a Associação Amigos do Cáster promoveu uma conferência na Escola Secundária Júlio Dinis em Ovar, sobre as suas diversas acções, sobre o encontro de fotografia Ambiente Imagens Dispersas e a Fotografia de Natureza. Para tal contou com a preciosa ajuda do fotógrafo de natureza Rui Guerra. O Rui apresentou a fotografia sub-aquática e fascinou duas plateias de alunos.
    Agradecemos imenso a disponibilidade e abertura da Escola Secundária Júlio Dinis, nas pessoas dos professores Carlos Oliveira e Sisandra Sousa, a esta iniciativa da Associação Amigos do Cáster.

    terça-feira, junho 01, 2010

    Alteração logística | Energy Bus em Ovar

    Por motivos de gestão logística o Energy Bus estará apenas presente no Parque da Sra. da Graça em Ovar! Aguardamos a sua visita.

    sexta-feira, maio 28, 2010

    EnergyBus em Ovar

    Energy Bus estará em Ovar de 6 a 8 de Junho com o apoio da nossa Associação!
    O Energy Bus tem como objectivo final informar, sensibilizar e promover o consumo eficiente da energia eléctrica em Portugal.

    Na estrada desde Outubro de 2007, este veículo já foi visitado por mais de 45.000 portugueses. A bordo têm estado professores e alunos, pais e filhos, avós e netos, sempre acompanhados pela equipa do Energy Bus.

    O Energy Bus poderá ser visitado entre as 10 e as 19 horas (Domingo) e entre as 9 e as 18 horas no Parque da Sra. da Graça, em Ovar (Segunda e Terça-Feira).

    O Energy Bus que teve Lisboa como ponto de partida, está a percorrer o país inteiro, proporcionando a todos os visitantes uma viagem diferente e interactiva, com equipamentos de demonstração de novas tecnologias, experiências, painéis informativos, folhetos e conselhos úteis, que certamente incentivarão os portugueses a adoptarem comportamentos mais eficientes e amigos do ambiente.

    Esta iniciativa foi desenvolvida pela EDP, em parceria com o Instituto Superior Técnico – IDMEC e a TerraSystemics, no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, aprovada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
    Para mais informações sobre o Energy Bus, poderá ser consultado o website.

    terça-feira, maio 18, 2010

    CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL

    Em conformidade com as disposições legais aplicáveis e os Estatutos da Associação,
    convoco todos os sócios para se reunirem em Assembleia Geral, que terá lugar na
    sede da Associação, sita no Largo dos Bombeiros, Edificio Office Center, sala 204,
    com a seguinte ordem de trabalhos:

    1) Apresentação das contas de 2009;
    2) Eleição do presidente para o próximo mandato de 2 anos;
    3) Apresentação do plano de actividades para 2010;
    4) Apresentação do Orçamento para 2010;
    5) Outros assuntos.
    Se à hora indicada não houver quórum, a Assembleia funcionará meia hora depois
    no mesmo local, com qualquer número de sócios, e a mesma ordem de trabalhos.

    O presidente da Assembleia Geral
    Dr. Augusto Arala Chaves
    dia 28 de Maio de 2010, pelas 21:15

    sexta-feira, maio 07, 2010

    REORDENAMENTO E QUALIFICAÇÃO DA FRENTE LAGUNAR DE OVAR

    Foi lançado o Concurso Público para a Elaboração do Projecto de Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Ovar - Cais da Ribeira, Foz do Rio Cáster e Praia do Areínho, no Âmbito da Intervenção do Polis Litoral Ria de Aveiro.
    Designação do trabalho de concepção: Concurso Público de Concepção n.º PRA/10/PC010 para a Elaboração do Projecto de Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Ovar - Cais da Ribeira, Foz do Rio Cáster e Praia do Areínho, no Âmbito da Intervenção do Polis Litoral Ria de Aveiro.

    Descrição sucinta do trabalho de concepção: O projecto destina-se a reordenar e qualificar a Frente Lagunar de Ovar, nomeadamente o Cais da Ribeira, Foz do Rio Cáster e Praia do Areínho, dotando-os de condições de vivência e usufruto pela população e visitantes, permitindo uma ligação de qualidade com o espaço Ria. O projecto contemplará o reordenamento e a valorização paisagística da área envolvente ao Cais da Ribeira, com a construção de um edifício de apoio à Ecopista. A Ecopista será executada no âmbito deste projecto, efectuando a ligação entre o Cais da Ribeira e a Foz do Rio Cáster. Para a Praia do Areínho, o projecto contemplará o reordenamento do espaço público, com a criação de equipamentos de apoio e zonas de estar/lazer.

    Publicação em DR [aqui].

    domingo, maio 02, 2010

    ECO-CULTURA "PERCURSOS DA ÁGUA" - Actualizado

    C O N V I T E - A associação Amigos do Cáster, o Clube de Canoagem de Ovar e a associação CENARIO, convidam V.Exª a participarem no evento: Percursos da água na Ria de Ovar no dia 15 de Maio de 2010 a partir das 15 horas e 00 minutos, no Cais do Puxadouro em Válega, Ovar. Esta actividade proporcionará o conhecimento pessoal de três colectividades de Ovar, dos recursos naturais da Ria de Ovar, através da exposição proporcionada pelo ambientalista Álvaro Reis, além de percorrer alguns trilhos aquáticos em barcos de recreio ou de pesca da nossa região. Seguramente que para a grande maioria dos participantes será uma experiência inédita. Actualização: Após vários desenvolvimentos, a organização está em condições de garantir os tipos de embarcações que serão usados neste evento. Serão, um ANDORINHA, construção característica da Ria de Aveiro, e um ALECRIM, barco pesca característico do norte de Portugal, bastante utilizado, no rio Minho. Além disso, também teremos barcos de pesca, da comunidade piscatória daquela zona de Ovar. As embarcações à vela, muito provavelmente, efectuarão alguns trechos do percurso, dessa forma … À VELA. Dado ser um programa extremamente rico, hoje, domingo, 9 de Maio de 2010, temos meia lotação garantida, e algumas inscrições prometidas. Por isso … sejam mais rápidos que a própria sombra: inscrevam-se. Para tal, basta enviar uma mensagem de correio-e, com os seguintes dados: 1. Nome completo; 2. Data de Nascimento (para se efectuar o seguro); 3. Endereço de correio-e; 4. Número de Telemóvel.
    Esta mensagem deve ser dirigida para: carlos.m.ramos@sapo.pt ou 964 205 415
    O custo de participação será 10 Euros, inclui merenda. O pagamento poderá ser efectuado, por transferência bancária ou no próprio dia. A organização fornecerá coletes salva-vidas. O seu uso será obrigatório. Até lá!

    terça-feira, abril 20, 2010

    4º ECO - CICLO - PEDI - AQUA - PAPER

    A 4ª edição do Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper vai-se realizar no próximo dia 22 de Maio.
    Vem passar um dia pleno de actividades divertidas e ficar a conhecer um pouco melhor a cidade de Ovar.
    As inscrições já estão abertas, junto enviamos o regulamento e a ficha de inscrição.
    Inscreve-te! FICHA DE INSCRIÇÃO - AQUI

    sexta-feira, abril 02, 2010

    PREOCUPAÇÃO - Actualizado


    Furadouro, Ovar, 30 de Março de 2010. Mais uma vez o Atlântico fez sentir a sua fúria durante a tempestade. Ondas superiores a 4 metros galgaram a frágil protecção costeira, destruíram os murais da Avenida e ameaçaram algum comércio e casas de habitação. Se esta situação é preocupante não podemos deixar de lembrar o que se passa nas Praias do Torrão de Lameiro, Cortegaça e Maceda. Nesta última, voltamos a alertar para o potencial perigo ecológico que representa a abertura, pelo mar, do aterro sanitário.


    P'la Associação Amigos do Cáster.

    P.S.: Existem alguns artigos de opinião sobre esta temática no blogue Ondas e Ventania. Este blogue é da autoria de Álvaro Reis.

    FOTOGRAFIA DE NATUREZA

    Voltamos novamente a ter o prazer de apresentar boas notícias de uma área de fotografia que nos é muito querida. Refiro-me à FOTOGRAFIA DE NATUREZA, ao êxito internacional de um fotógrafo português que também nos acompanha desde 2007, e ao lançamento da publicação "Golfinhos no Sado" de Maria João Fonseca e de Pedro Narra, que também já esteve presente em Ovar.



    Assim, «Num dos mais conceituados concursos internacionais de fotografia de natureza, ASFERICO- International Nature Photography Competion-Italia, o fotógrafo Português de Natureza e Vida Selvagem João Cosme, foi premiado com o terceiro prémio na categoria Aves. Numa participação, com mais de 5000 imagens, 280 fotógrafos e de 23 nacionalidades.», esta é a primeira notícia boa.



    A segunda, tal como já referi é o lançamento do livro “Golfinhos do Sado”: «Nos últimos dez anos, acompanhámos de perto a vida dos golfinhos do Sado. Conhecê-los individualmente, observar os seus comportamentos, testemunhar o nascimento das suas crias e até mesmo o desaparecimento e a morte de alguns indivíduos é um reconhecido privilégio ao qual dedicamos o nosso empenho.» Este parágrafo descreve o quotidiano de dois empresários que decidiram rentabilizar a sua vida ao ar livre, e que agora apresentam um livro que expressa esta vivência, além de nos orientar para a questão fulcral da obra, a extinção do conjunto de golfinhos que habitam no estuário do Sado. Para enfatizar esta ideia, um dos autores, chegou a estabelecer o paralelismo entre uma aldeia do interior do país e o grupo de golfinhos do Sado, expressando que, tal como uma aldeia em processo de desertificação, a caracterização etária desta comunidade é a seguinte: 70% dos indivíduos são velho, 20% são adultos e apenas 10% são crianças. Desta forma, quando uns morrerem, outros “emigrarem”, restarão apenas vestígios. Alarmante.
    Está apenas ao alcance das entidades competentes tomarem medidas no sentido de preservar os Golfinhos do Sado, porém, também está ao nosso alcance, propagar esta mensagem e de os visitar, embarcando numa viagem ao estuário do Sado, que poderá ser uma experiência única, e muito provavelmente não será exequível num futuro próximo.
    Outro aspecto que acentuo, é o facto de no capítulo “identificação” os autores terem revelado o reconhecimento e rastreio de indivíduo a indivíduo, transformando assim, esta realidade num conto, com o qual, não nos podemos deixar de emocionar. Por esta via, ficamos com a noção do nascimento do “Cocas” e outros elementos do grupo, a última observação do “Calvin” e de outros parceiros, para além de testemunharmos noutros capítulos, namoros entre os diversos indivíduos, o arrojamento e salvamento do “Asa”, sendo estes os casos felizes desta “fábula”. Contudo, nem todos os relatos têm o mesmo fim, são casos do “Menos Raiz”, do “Fábula”, da “Bocaberta” e da “Purpúrea”, a última, «arrojou morta no canal central de Alcácer do Sal em 23 de Setembro de 2007. Encontrava-se grávida de um feto (macho) com poucos meses de gestação.» Tudo isto, com o primor estético que o Pedro já nos habituou.
    Parabéns! A estórias destas não podemos ficar indiferentes! Por isso, aconselho a todos: leiam, vejam, passem e visitem os "Golfinhos do Sado"!

    quarta-feira, março 10, 2010

    PROJECTO LIMPAR PORTUGAL

    Esta actividade vai decorrer no Sábado dia 20, o encontro para a Zona de Ovar está marcado para as 9h na Yazaki. Os Amigos do Cáster coordenarão as Zonas da Foz do Cáster e da Praia dos Marretas, apelamos à inscricção e mesmo que já estejam inscritas no site podem nos contactar os elementos da nossa associação e juntarem-se às nossas equipas. Estes contactos podem ser efectuados da seguinte forma:

    amigos.do.caster@portugalmail.pt
    info@amigosdocaster.org
    Carla Duarte - 966 082 462
    Duarte Regalado - 967 336 690
    Eliana Duarte - 916 088 593

    Quem não puder estar presente no momento e no ponto de encontro, pode dirigir-se a qualquer um dos números de telemóvel anteriores.

    segunda-feira, março 08, 2010

    PROJECTO LIMPAR PORTUGAL

    Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”.

    Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com milhares de voluntários.

    Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

    O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010 , removendo todo o lixo depositado indevidamente nos nossos espaços verdes.
    Como refere a Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87, de 7 de Abril) Artigo 2º Princípio geral
    Todos os cidadãos têm direito a um ambiente humano e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender, incumbindo ao Estado, por meio de organismos próprios e por apelo a iniciativas populares e comunitárias, promover a melhoria da qualidade de vida, quer individual, quer colectiva.

    Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
    Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, http://www.limparportugal.org/, onde tem toda a informação de como o fazer.
    O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
    No que diz respeito à remoção de resíduos, o principal objectivo do PLP é remover lixos depositado ilegalmente em espaço florestal. No entanto, dependendo das necessidades de cada concelho, assim como o número de voluntários disponíveis, podem ser levadas a cabo outras acções de limpeza, tais como a limpeza de bermas de estradas em povoações em serviços de limpeza de vias públicas, limpeza de praias, limpezas de espaços públicos de interesse da população.

    O lixo, depois de separado, será distribuído pelas entidades de recolha e valorização de resíduos.
    Pode ter acesso à ficha de caracterização do lixo em http://www.limparportugal.org
    No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

    “Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! Junte-se a nós!

    Contacte-nos para:
    amigos.do.caster@portugalmail.pt
    info@amigosdocaster.org
    Carla Duarte - 966 082 462
    Duarte Regalado - 967 336 690
    Eliana Duarte - 916 088 593

    Aguardamos pelo seu contacto!!

    terça-feira, fevereiro 16, 2010

    HOJE VI!

    Enquanto as colunas de som dos Grupos de Carnaval e Escolas de Samba propagavam enormes quantidades de energia sonora, na Avenida Sá Carneiro – bem hajam, pela dinâmica que impõem à Cidade de Ovar – tive a possibilidade de observar na zona de Enxemil, ponte da Moita, ponte de São Roque, as seguintes espécies: Cegonha-branca nome científico Ciconia ciconia, Águia-sapeira ou Tartaranhão-ruivos-dos-pauis nome científico Circus aeruginosus, Chapim-real nome científico Parus major, Pisco-de-peito-ruivo nome científico Erithacus rubecula.


    Cegonha-branca nome científico Ciconia ciconia
    A observação de dois exemplares de Cegonhas-brancas Cicconia cicconia, deu-se em campo agrícola na zona de Enxemil. Estavam pousadas e alimentavam-se.

    Autor: Mircea Costina

    «A cegonha-branca é uma das aves mais conhecidas da nossa fauna, sendo reconhecíveis por quase todos a sua tonalidade branca e preta e o seu característico bico vermelho.

    Identificação
    Inconfundível, a cegonha-branca mostra uma das silhuetas mais facilmente identificáveis da nossa avifauna. O seu pescoço e patas compridas, a tonalidade branca do corpo, com as pontas das primárias e secundárias pretas, e a cor vermelha viva do bico e das patas, tornam esta ave emblemática no nosso território.

    Abundância e calendário
    A cegonha-branca é comum, sobretudo na metade sul do país. Existe um contingente residente, embora a maioria das aves seja migradora. A melhor altura para observar a espécie é durante a Primavera, quando os ninhos se encontram ocupados. Como se trata de uma ave bastante associada a meios humanizados, a sua detecção afigura-se bastante facilitada.»

    Fonte: Aves de Portugal


    Águia-sapeira ou Tartaranhão-ruivos-dos-pauis nome científico Circus aeruginosus
    A observação da Águia-sapeira Circus aeruginosus, constou apenas de um avistamento de silhueta de três exemplares na ponte da Moita, com voo caracterizado da seguinte forma, três batimentos de asa seguido de voo planado de forma cíclica. Um dos exemplares apareceu da direcção do Cais da Ribeira e cruzou orientada ao Cais do Puchadouro, Válega, Ovar. Outros dois exemplares voavam de forma circular, possivelmente vislumbrando caça.

    Autor: Otávio Alcantara.

    «O seu voo característico a baixa altura sobre as zonas alagadas e de vegetação rasteira densa de zonas próximo de água, tornam-no num caçador por excelência de sapais e pauis.

    Identificação
    Esta é uma ave de rapina de asas compridas, patas compridas e cabeça curta, apresentando um característico padrão de voo ondulado, quando paira a pequena altura sobre a vegetação rasteira e densa.
    Nesta espécie, tal como no tartaranhão-azulado e no tartaranhão-caçador, a fêmea é notoriamente diferente do macho. Neste caso, ambos exibem ombros e nuca mais pálidos que o restante corpo, semelhantes ao padrão que a águia-imperial-ibérica apresenta. O macho, no entanto, apresenta as asas acinzentadas com a ponta escura, assim como a cauda também é cinzenta, enquanto a fêmea apresenta um padrão mais uniformemente castanho-escuro.

    Abundância e calendário
    O tartaranhão-ruivo-dos-pauis distribui-se de forma descontínua junto a zonas húmidas e em baixas abundâncias, sendo uma espécie pouco comum no nosso território. Alguns indivíduos invernam entre nós, aumentando um pouco o número de efectivos mas a maioria é residente, permanecendo durante todo o ano em Portugal.»

    Fonte: Aves de Portugal


    Chapim-real nome científico Parus major
    Vi um Chapim-real poisado num ramo de uma árvore na margem do rio Cáster, na ponte de São Roque, junto ao lugar da Ribeira. Como sempre esquivos e com muita pressa.


    «O maior dos chapins portugueses ostenta uma magnífica plumagem colorida, que vale a pena procurar nas nossas florestas e bosques.

    Identificação
    O chapim-real, tal como os seus congéneres, ostenta uma típica máscara facial, com colar preto, capucho preto e faces brancas, e uma lista preta que se estende da garganta até ao abdómen, sendo esta lista mais larga no macho que na fêmea. O tom das partes inferiores é amarelo, e cinzento-esverdeado no dorso, com as asas azuladas. Tal como a maioria das espécies florestais, o chapim-real é mais fácil de detectar auditivamente que visualmente. Ainda assim, como não é uma espécie tímida, pode ser seguida através das vocalizações permitindo aproximações

    Abundância e calendário
    Relativamente abundante em zonas florestadas de todo o génerodesde pinhais e montados até olivais e matas ribeirinhas e também em parques e jardins. Distribui-se de norte a sul do país, ocorrendo durante todo o ano.»
    Fonte: Aves de Portugal


    Pisco-de-peito-ruivo nome científico Erithacus rubecula
    A observação do pisco foi muito semelhante à do Chapim-real, no mesmo local e com a mesma rapidez.


    «Uma das mais conspícuas espécies da nossa fauna, o pisco-de-peito-ruivo destaca-se pela plumagem chamativa e por cantar em qualquer época do ano, sendo um dos cantos mais bonitos dos nossos bosques.

    Identificação
    Facilmente reconhecido pela enorme mancha alaranjada que se estende da testa até ao peito, e que contrasta enormemente com o abdómen branco e com o dorso e a nuca, acastanhados. Pousa frequentemente no solo numa postura erecta, permitindo visualizar o seu padrão cromático.

    Abundância e calendário
    Durante a Primavera e o Verão é comum no noroeste do país, diminuindo a sua abundância à medida que se avança para sul, sendo escasso na maior parte do Alentejo.No Inverno, distribui-se por todo o território, sendo então abundante, pois a população é reforçada com a chegada de aves invernantes provenientes da Europa Central e do Norte. Embora possa ser observado em Portugal durante todo o ano, no sul do país as melhores probabilidades centram-se no Outono e no Inverno, enquanto que na metade norte, a Primavera é a melhor altura, especialmente quando esta espécie está mais vocal.»

    Fonte: Aves de Portugal

    terça-feira, fevereiro 09, 2010

    Coastwatch 2010: 21 de Fevereiro

    O projecto "Coastwatch", pretende alertar para os principais problemas do litoral, através da sua observação directa, nomeadamente os que resultam da ocupação humana ao longo de várias gerações, intensificada nas últimas décadas.

    Este projecto conta com a colaboração de cerca de 23 países europeus, incluindo Portugal e cobre anualmente cerca de 10 000 km de costa em toda a Europa.
    Em Portugal, a coordenação deste projecto está a cargo do GEOTA, que por seu turno, conta com a colaboração de várias organizações como coordenadores regionais, nomeadamente os Amigos do Cáster.
    Os coordenadores regionais fornecem a cada participante os questionários a preencher (um questionário por cada unidade de 500 metros) por observação da região respectiva (entre os meses de Outubro e Dezembro) e as informações necessárias para o seu preenchimento.
    Alguns dos objectivos do Projecto Coastwatch Portugal incluem:
    Caracterizar anualmente a situação ambiental da faixa litoral
    • Sensibilizar as populações para a importância do litoral
    • Contribuir para a preservação dos sistemas litorais
    • Promover a Educação Ambiental e a prática da cidadania activa no seio da Comunidade Escolar e dos cidadãos na defesa da qualidade ambiental do litoral

    Assim, os Amigos do Cáster, vão realizar mais uma edição do Coastwatch no dia 21 de Fevereiro. Vem acompanhar a nossa associação. Mais informações através do email amigos.do.caster@portugalmail.pt.

    quarta-feira, janeiro 13, 2010

    OPERAÇÃO SOLIDARIEDADE 2009



    O VÍDEO EM HD

    A Associação Amigos do Cáster reuniu quase 100 crianças de diversas escolas do concelho de Ovar. Desde já, a nossa associação agradece ao pessoal docente dessas escolas que de um forma completamente descomprometida facilitaram esta reunião. Muito obrigado ao Agrupamento de Escuteiros 549 de Ovar, sem qual seria impossível impor tanta dinâmica às actividades deste dia, a entidades privadas que facilitaram os seus produtos, aos parceiros habituais da nossa associação, a Câmara Municipal de Ovar, o Instituto Português da Juventude e a Junta de Freguesia de Ovar e à Paróquia de Ovar por ter facilitado o espaço essencial para esta realização ... se me esqueci de alguém, comunique por favor.

    domingo, janeiro 03, 2010

    HOJE VI!

    Hoje no Jardim do Cáster, a par com dezenas de Patos-reais observei uma Galinha d'Água Gallinula chloropus.


    Galinha d'Água Gallinula chloropus

    «Identificação
    Trata-se de uma espécie rapidamente identificável pela combinação de corpo escuro, fronte e bico vermelhos com ponta amarela, e patas claras. As penas infra-caudais são de um branco bastante conspícuo. Sendo uma ave aquática, apresenta algumas adaptações a este meio, tais como os dedos bastante compridos que lhe permite caminhar sobre a vegetação flutuante.

    Abundância e calendário
    Espécie residente e comum, podendo ser localmente abundante junto a alguns sistemas lagunares. Pode ser bastante discreta, sobretudo em cursos de água de pequena dimensão. Qualquer época do ano é boa para a observação da galinha-d’água.»
    [Fonte]