segunda-feira, agosto 02, 2010
ANTENA VERDE - AR CONDICIONADO
quinta-feira, julho 29, 2010
ECOPASSEIO | FRAGAS S. SIMÃO | 01/08/2010
As inscrições terminam hoje. Mais informações aqui.






segunda-feira, julho 26, 2010
PROTOCOLO JUNTA DE FREGUESIA DE OVAR
quarta-feira, julho 21, 2010
01| VIADUTO SUPERIOR DE S. MIGUEL
- A Câmara Municipal de Ovar teve conhecimento desta intervenção?
- A Câmara Municipal de Ovar autorizou tal intervenção?
- A Câmara Municipal de Ovar e a Refer tentaram soluções alternativas ao abate das Árvores?
- A Câmara Municipal de Ovar e a Refer pediram parecer a Autoridade Nacional Florestal?
segunda-feira, julho 19, 2010
POLITICAS AMBIENTAIS E IGUALDADE DE GENERO (2.ª)
sábado, julho 17, 2010
ECOPASSEIO | FRAGAS S. SIMÃO | 01/08/2010
Programa:
8h45 Encontro no Estacionamento da Biblioteca
11h15 Visita à aldeia de Casal de S. Simão;
12h00 Almoço livre
13h30 Início do PR 'Caminho do Xisto de Casal de S. Simão
15h00 Praia Fluvial das Fragas de S. Simão
17h30 Saída em direcção a Ovar
19h30 Chegada a Ovar
CASAL DE S.SIMÃO.jpg)
A entrada da Aldeia de S. Simão, no Concelho de Figueiró dos Vinhos, é extremamente fácil… Existe apenas uma única rua que vai dar a lugar nenhum. São 23 habitações, que preservam a arquitectura original da Aldeia e os materiais da região, de um lado e do outro. Se a isto juntarmos um pequeno percurso pedestre que, em 15 minutos, nos leva à Praia Fluvial das Fragas de S. Simão e uma ribeira, a de Alge, que passa a caminho do Zêzere, uma Ermida com muitos séculos de história e de histórias, o verde das serras circundantes que nos conduzem à Serra da Lousã, o ar puro e a paisagem deslumbrante das Fragas de S. Simão, aqui e além rasgada por uma ave de rapina..., temos o Casal de S. Simão, um pequeno aglomerado de habitações que repousam tranquilamente no silêncio da serra e que tem ganho uma nova vida nos últimos anos
PRAIA FLUVIAL DAS FRAGAS DE S.SIMÃO
.jpg)
Aqui encontrará uma praia muito especial, num cenário fascinante, encravada num vale entre dois imponentes rochedos, rodeada por imensas fragas, que possibilitam a realização de desportos radicais, num local de uma beleza impar, que poderá percorrer e assim desfrutar de toda a sua excelência. É talvez das praias fluviais da região, aquela que está no seu estado mais natural, pois pouco foi alterado no cenário natural original, à excepção da construção do açude que suporta as águas.
Inscrições através dos contactos:
E-mail: amigos.do.caster@portugalmail.pt
Telemóvel: 967 336 690
Data limite de inscrições: 29 de Julho de 2010.
Recorde-se que ficar em casa prejudica gravemente a saúde.
Grau de dificuldade: Baixo
Local de encontro: Biblioteca Ovar
Hora: 8h45m
Preço: 8€/Sócio ou 10€/Não Sócio
Recomenda-se a utilização de calçado confortável, roupa adequado, protector solar, água e alimentação.
Atenção que vamos passar parte da tarde na praia, é favor trazer o devido equipamento.
quinta-feira, julho 15, 2010
2.º BIKE PAPER - AAAUA/ADERAV
segunda-feira, julho 12, 2010
POLITICAS AMBIENTAIS E IGUALDADE DE GENERO (1.ª)
terça-feira, julho 06, 2010
DIRECTIVA ECODESIGN
segunda-feira, junho 21, 2010
DUNAS | PISOTEIO

Os últimos dias de forte calor, que antecipam a chegada do Verão, tem levado centenas de pessoas as Praias de Ovar.
Confrontados com a diminuição do areal, muitos dos banhistas optam por fazer praia em cima das dunas na zona norte da praia do Furadouro.
Este é um cenário que os “Amigos do Caster” são obrigados a repudiar e a alertar as autoridades competentes para uma maior fiscalização e sensibilização.
Diversos artigos, e comunicados, teem sido emitidos por esta Associação sobre a importância dos sistemas dunares, bem como sobre a consequência da sua destruição para os actuais fenómenos de erosão costeira.
Não obstante esse facto, mais uma vez referimos: o mar deposita a areia nas praias e o vento encarrega-se de as transportar, acumulando-as em montes que depois formam as dunas.
São estruturas móveis (verdadeiros ecossistemas costeiros) que fazem a transição entre os sistemas marinho e terrestre e criam uma barreira de protecção à paisagem adjacente.
Por esse motivo, as Dunas teem de ser protegidas!
As correntes, os ventos e a ondulação marítima, originam a erosão e movimentação destas estruturas. Se a acção do homem não for sentida, na altura do Outono/Inverno, há o avanço do mar sobre a costa, mas, na Primavera/Verão, deveria sentir – se a reposição de sedimentos através da frente dunar. Ou seja, a natureza teem sempre uma forma de auto regulação.
A acção do homem, neste caso, é o Pisoteio, isto é, a construção de parques de estacionamento na zona posterior à duna, a circulação na mesma, o campismo selvagem e a prática de actividades motorizadas (existe uma lei, de 1995, que expressamente proíbe a circulação de veículos automóveis e ciclomotores nas praias e dunas, e cuja fiscalização pertence à Guarda Nacional Republicana).
Por esse motivo, os “Amigos do Caster” recomendam quando perante uma Duna tenham os seguintes cuidados:
1.Utilizem as passadeiras ou trilhos já existentes (nunca criem novos trilhos);
2.Não devem passear a pé, cavalo ou com veículos motorizados;
3.Não devem permanecer nas mesmas para usufruir de banhos de sol ou passear animais (A presença de animais domésticos, como cães ou gatos, é normalmente proibida nas praias concessionadas durante a época balnear. Quando permitida, os mesmos devem ser conduzidos por trela, não podem ser soltos, sob pena de multa);
4.Não retirem a vegetação das dunas;
5.Chamem à atenção de amigos e familiares para a correcta utilização das mesmas.
Texto de Rafael Amorim
domingo, junho 06, 2010
4º ECO - CICLO - PEDI - AQUA - PAPER
«No passado sábado, dia 22 de Maio, Ovar ganhou outra dinâmica com o 4º ECO-CICLO-PEDI-AQUA-PAPER. O ponto de encontro estava marcado às 9:30 no Largo dos bombeiros voluntários (bombeiros velhos), junto à sede dos Amigos do Cáster para se distribuir o lanche, a identificação das equipas e o registo fotográfico antes da partida.
Às 10:05 e as dez equipas com carta de prova na mão partiam para mais um dia cheio de desafios, de descobertas e de enriquecimento pessoal.
Desde os pormenores arquitectónicos, à subida à torre da Igreja Matriz, conhecendo a D. Rosa do Mercado Municipal e descobrindo um pouco mais da agricultura e comercio justo até ao recuar ao tempo das lavadeiras no rio Cáster, a manhã foi animada e preenchida!
Bem que mereceram o almoço descansado à sombra das árvores do Jardim de São Miguel.
A tarde reserva-se mais artística! Começou com a visita à fábrica de telha de São Miguel onde aprenderam um pouco da história desta tradição e puderam experimentar a arte do azulejo, donde resultaram trabalhos de artistas.
Porque a biodiversidade festejada por todo o mundo neste ano não teve esquecida na nossa actividade, a construção de comedouros e bebedouros com os simpáticos residentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia foi uma tarefa colaborativa e enriquecedora, e que certamente, de futuro, fará aumentar o número de aves no jardim deste edifício.
De seguida em busca de mais vida na ria e com o objectivo de sensibilizar, os animadores captaram visões criativas da natureza, deixaram dicas de como sensibilizar a comunidade e descobriram um outro lado do Dolce Vita, o parque de resíduos foi alvo de “inspecção”.
O jantar e a prova da noite revelaram-se serenos e animados e além dos premiados, todos apresentavam um sorriso e espírito companheiro.
Aos nossos patrocinadores e apoiantes nas provas, o nosso agradecimento.
A todos os participantes o nosso obrigado, para nós, organização, continuará a fazer todo o sentido a realização deste evento, com o retorno positivo e os sorrisos que acolhemos.
Fica, como é óbvio, a esperança que toda a mensagem ambiental perdure para além deste dia e se espalhe por muitos mais cidadãos… porque, afinal, é este o objectivo do Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper.
O encontro fica já marcado para o próximo ano.
Eliana Duarte | Amigos do Cáster
Fotos: Carlos Ramos e Hugo Fonseca»
ECO-CULTURA "PERCURSOS DA ÁGUA" | RESULTADOS
Cais do Puxadouro, Válega, Ria de Ovar - Um "Andorinha", embarcação típica da Ria de Aveiro, iça a vela de "estai" para aproveitar o vento de popa. Esta embarcação pertence ao CENARIO - Centro Nautico da Ria de Ovar (Fotografia, Duarte Regalado)
Depois de sairmos do rio Cáster, fomos em direcção ao esteiro da Loureira, isto é, o esteiro que a ponte da Moita cruza (Fotografia, Duarte Regalado)Tal como planeado no sábado, 15 de Maio, após as apresentações aos participantes das três associações envolvidas neste evento, estes tiveram a oportunidade única de experimentar algumas iguarias confeccionadas por membros destas associações.
De imediato, para a esmagadora maioria dos participantes, estiveram ao seu alcance novas perspectivas de alguns dos locais mais inóspitos e fascinantes da Ria de Ovar: Marinha do Sal, foz do Cáster, esteiro da Loureira. A luz de final de dia, conjugada com a vegetação primaveril revigorada por uma estação chuvosa, possibilitaram visões absolumente deslumbrantes, com verdes e azuis sumptuosos. A extrema satisfação e vontade de repetir foi generalizada.
Para comprovar transcrevo uma mensagem de correio-e que recebi de um participante desta actividade, o Sr. Francisco Fernandes. Ei-la:
«Olá. [...] Não posso deixar de em primeiro lugar falar do grupo (cerca de 30 pessoas) que não obstante não ter havido tempo para se conhecer, foi aproveitando o tempo e aqui e ali, foi cavaqueando amenamente no ambiente na ecologia na Ria, no rio Caster, na poluição nas medidas preventivas e correctivas.
As forças vivas representadas, Amigos do Rio Caster (Carlos Ramos), Cenário (Hélder), o Clube de Canoagem de Ovar (Filipe), fizeram um bom trabalho, não obstante a falta de som (Carlos não fez falta). As três apresentações deram o mote, deram-nos a conhecer as Associações, melhor a Ria e os seus canais e potencialidades e os campeões do CCO. A merenda não se fez esperar e nas instalações do Cenário fomos comendo algumas iguarias caseirinhas (bolos de bacalhau, broa, patés, alguns bolos, vinho do Douro – Esteva, água, …), preparando-nos para a próxima etapa.
Aliás pudemos ver alguns atletas a ultrapassarem a bateira (embarcações de fundo chato permitindo navegar em lugares de baixas profundidades – até 10 cm de altura de água) com um motor de 9,9 cavalos, que o Sr Carlos – o pescador da Ria, simpático e disponível nos foi guiando desde o cais do puxadouro – Válega pelos diversos canais incluindo um percurso de subida do rio Cáster desde a sua foz. Passámos as marinhas (onde se produziu muito sal), vimos ao longe a ponte Varela, do outro lado a norte a Tijosa e ainda tivemos oportunidade de passar pelo canal da Moita até à ponte do mesmo nome.
O voo picado dos patos, a águia sapeira na sua caça habitual, as garças cinzenta e vermelha, a garça boeira (não vista), os guarda-rios e ainda outros que ouvíamos chilrear com o parar dos motores da bateira, cativaram o grupo. O serpentear dos canais e a vegetação e em especial os juncos lembram terrenos férteis (de arroz…) que outrora se trabalhavam.
Este percurso valeu, fica gravado na nossa memória, as fotos que foram disparadas, não feriram as aves (os caçadores, no grupo havia pelo menos dois conhecidos, trocaram as armas pelas máquinas).
Um muito obrigado à Organização e em especial ao Carlos Ramos. Abraço e até ao próximo passeio. Francisco.»
Esta foi uma realização do CENÁRIO - Centro Náutico da Ria de Ovar, do Clube de Canoagem de Ovar e da Associação Amigos do Cáster.
sábado, junho 05, 2010
01 | AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS | 2010
O fotógrafo de natureza Rui Guerra Amigos do Cáster
Agradecemos imenso a disponibilidade e abertura da Escola Secundária Júlio Dinis, nas pessoas dos professores Carlos Oliveira e Sisandra Sousa, a esta iniciativa da Associação Amigos do Cáster.
terça-feira, junho 01, 2010
Alteração logística | Energy Bus em Ovar
sexta-feira, maio 28, 2010
EnergyBus em Ovar
Na estrada desde Outubro de 2007, este veículo já foi visitado por mais de 45.000 portugueses. A bordo têm estado professores e alunos, pais e filhos, avós e netos, sempre acompanhados pela equipa do Energy Bus.
O Energy Bus poderá ser visitado entre as 10 e as 19 horas (Domingo) e entre as 9 e as 18 horas no Parque da Sra. da Graça, em Ovar (Segunda e Terça-Feira).
O Energy Bus que teve Lisboa como ponto de partida, está a percorrer o país inteiro, proporcionando a todos os visitantes uma viagem diferente e interactiva, com equipamentos de demonstração de novas tecnologias, experiências, painéis informativos, folhetos e conselhos úteis, que certamente incentivarão os portugueses a adoptarem comportamentos mais eficientes e amigos do ambiente.
Esta iniciativa foi desenvolvida pela EDP, em parceria com o Instituto Superior Técnico – IDMEC e a TerraSystemics, no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, aprovada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
terça-feira, maio 18, 2010
CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL
convoco todos os sócios para se reunirem em Assembleia Geral, que terá lugar na
sede da Associação, sita no Largo dos Bombeiros, Edificio Office Center, sala 204,
com a seguinte ordem de trabalhos:
1) Apresentação das contas de 2009;
2) Eleição do presidente para o próximo mandato de 2 anos;
3) Apresentação do plano de actividades para 2010;
4) Apresentação do Orçamento para 2010;
5) Outros assuntos.
Se à hora indicada não houver quórum, a Assembleia funcionará meia hora depois
no mesmo local, com qualquer número de sócios, e a mesma ordem de trabalhos.
O presidente da Assembleia Geral
Dr. Augusto Arala Chaves
dia 28 de Maio de 2010, pelas 21:15
sexta-feira, maio 07, 2010
REORDENAMENTO E QUALIFICAÇÃO DA FRENTE LAGUNAR DE OVAR
Descrição sucinta do trabalho de concepção: O projecto destina-se a reordenar e qualificar a Frente Lagunar de Ovar, nomeadamente o Cais da Ribeira, Foz do Rio Cáster e Praia do Areínho, dotando-os de condições de vivência e usufruto pela população e visitantes, permitindo uma ligação de qualidade com o espaço Ria. O projecto contemplará o reordenamento e a valorização paisagística da área envolvente ao Cais da Ribeira, com a construção de um edifício de apoio à Ecopista. A Ecopista será executada no âmbito deste projecto, efectuando a ligação entre o Cais da Ribeira e a Foz do Rio Cáster. Para a Praia do Areínho, o projecto contemplará o reordenamento do espaço público, com a criação de equipamentos de apoio e zonas de estar/lazer.
Publicação em DR [aqui].
domingo, maio 02, 2010
ECO-CULTURA "PERCURSOS DA ÁGUA" - Actualizado
terça-feira, abril 20, 2010
4º ECO - CICLO - PEDI - AQUA - PAPER
A 4ª edição do Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper vai-se realizar no próximo dia 22 de Maio.Vem passar um dia pleno de actividades divertidas e ficar a conhecer um pouco melhor a cidade de Ovar.
As inscrições já estão abertas, junto enviamos o regulamento e a ficha de inscrição.
Inscreve-te! FICHA DE INSCRIÇÃO - AQUI
sexta-feira, abril 02, 2010
PREOCUPAÇÃO - Actualizado
Furadouro, Ovar, 30 de Março de 2010. Mais uma vez o Atlântico fez sentir a sua fúria durante a tempestade. Ondas superiores a 4 metros galgaram a frágil protecção costeira, destruíram os murais da Avenida e ameaçaram algum comércio e casas de habitação. Se esta situação é preocupante não podemos deixar de lembrar o que se passa nas Praias do Torrão de Lameiro, Cortegaça e Maceda. Nesta última, voltamos a alertar para o potencial perigo ecológico que representa a abertura, pelo mar, do aterro sanitário.
P'la Associação Amigos do Cáster.
P.S.: Existem alguns artigos de opinião sobre esta temática no blogue Ondas e Ventania. Este blogue é da autoria de Álvaro Reis.
FOTOGRAFIA DE NATUREZA

Assim, «Num dos mais conceituados concursos internacionais de fotografia de natureza, ASFERICO- International Nature Photography Competion-Italia, o fotógrafo Português de Natureza e Vida Selvagem João Cosme, foi premiado com o terceiro prémio na categoria Aves. Numa participação, com mais de 5000 imagens, 280 fotógrafos e de 23 nacionalidades.», esta é a primeira notícia boa.
A segunda, tal como já referi é o lançamento do livro “Golfinhos do Sado”: «Nos últimos dez anos, acompanhámos de perto a vida dos golfinhos do Sado. Conhecê-los individualmente, observar os seus comportamentos, testemunhar o nascimento das suas crias e até mesmo o desaparecimento e a morte de alguns indivíduos é um reconhecido privilégio ao qual dedicamos o nosso empenho.» Este parágrafo descreve o quotidiano de dois empresários que decidiram rentabilizar a sua vida ao ar livre, e que agora apresentam um livro que expressa esta vivência, além de nos orientar para a questão fulcral da obra, a extinção do conjunto de golfinhos que habitam no estuário do Sado. Para enfatizar esta ideia, um dos autores, chegou a estabelecer o paralelismo entre uma aldeia do interior do país e o grupo de golfinhos do Sado, expressando que, tal como uma aldeia em processo de desertificação, a caracterização etária desta comunidade é a seguinte: 70% dos indivíduos são velho, 20% são adultos e apenas 10% são crianças. Desta forma, quando uns morrerem, outros “emigrarem”, restarão apenas vestígios. Alarmante.
Está apenas ao alcance das entidades competentes tomarem medidas no sentido de preservar os Golfinhos do Sado, porém, também está ao nosso alcance, propagar esta mensagem e de os visitar, embarcando numa viagem ao estuário do Sado, que poderá ser uma experiência única, e muito provavelmente não será exequível num futuro próximo.
Outro aspecto que acentuo, é o facto de no capítulo “identificação” os autores terem revelado o reconhecimento e rastreio de indivíduo a indivíduo, transformando assim, esta realidade num conto, com o qual, não nos podemos deixar de emocionar. Por esta via, ficamos com a noção do nascimento do “Cocas” e outros elementos do grupo, a última observação do “Calvin” e de outros parceiros, para além de testemunharmos noutros capítulos, namoros entre os diversos indivíduos, o arrojamento e salvamento do “Asa”, sendo estes os casos felizes desta “fábula”. Contudo, nem todos os relatos têm o mesmo fim, são casos do “Menos Raiz”, do “Fábula”, da “Bocaberta” e da “Purpúrea”, a última, «arrojou morta no canal central de Alcácer do Sal em 23 de Setembro de 2007. Encontrava-se grávida de um feto (macho) com poucos meses de gestação.» Tudo isto, com o primor estético que o Pedro já nos habituou.
Parabéns! A estórias destas não podemos ficar indiferentes! Por isso, aconselho a todos: leiam, vejam, passem e visitem os "Golfinhos do Sado"!
quarta-feira, março 10, 2010
PROJECTO LIMPAR PORTUGAL
Esta actividade vai decorrer no Sábado dia 20, o encontro para a Zona de Ovar está marcado para as 9h na Yazaki. Os Amigos do Cáster coordenarão as Zonas da Foz do Cáster e da Praia dos Marretas, apelamos à inscricção e mesmo que já estejam inscritas no site podem nos contactar os elementos da nossa associação e juntarem-se às nossas equipas. Estes contactos podem ser efectuados da seguinte forma:amigos.do.caster@portugalmail.pt
info@amigosdocaster.org
Carla Duarte - 966 082 462
Duarte Regalado - 967 336 690
Eliana Duarte - 916 088 593
Quem não puder estar presente no momento e no ponto de encontro, pode dirigir-se a qualquer um dos números de telemóvel anteriores.
segunda-feira, março 08, 2010
PROJECTO LIMPAR PORTUGAL
Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”.Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com milhares de voluntários.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Todos os cidadãos têm direito a um ambiente humano e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender, incumbindo ao Estado, por meio de organismos próprios e por apelo a iniciativas populares e comunitárias, promover a melhoria da qualidade de vida, quer individual, quer colectiva.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
O lixo, depois de separado, será distribuído pelas entidades de recolha e valorização de resíduos.
Pode ter acesso à ficha de caracterização do lixo em http://www.limparportugal.org
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! Junte-se a nós!
Contacte-nos para:
amigos.do.caster@portugalmail.pt
info@amigosdocaster.org
Carla Duarte - 966 082 462
Duarte Regalado - 967 336 690
Eliana Duarte - 916 088 593
Aguardamos pelo seu contacto!!
terça-feira, fevereiro 16, 2010
HOJE VI!
Cegonha-branca nome científico Ciconia ciconia
A observação de dois exemplares de Cegonhas-brancas Cicconia cicconia, deu-se em campo agrícola na zona de Enxemil. Estavam pousadas e alimentavam-se.
«A cegonha-branca é uma das aves mais conhecidas da nossa fauna, sendo reconhecíveis por quase todos a sua tonalidade branca e preta e o seu característico bico vermelho.
Identificação
Inconfundível, a cegonha-branca mostra uma das silhuetas mais facilmente identificáveis da nossa avifauna. O seu pescoço e patas compridas, a tonalidade branca do corpo, com as pontas das primárias e secundárias pretas, e a cor vermelha viva do bico e das patas, tornam esta ave emblemática no nosso território.
Abundância e calendário
A cegonha-branca é comum, sobretudo na metade sul do país. Existe um contingente residente, embora a maioria das aves seja migradora. A melhor altura para observar a espécie é durante a Primavera, quando os ninhos se encontram ocupados. Como se trata de uma ave bastante associada a meios humanizados, a sua detecção afigura-se bastante facilitada.»
Fonte: Aves de Portugal
Águia-sapeira ou Tartaranhão-ruivos-dos-pauis nome científico Circus aeruginosus
A observação da Águia-sapeira Circus aeruginosus, constou apenas de um avistamento de silhueta de três exemplares na ponte da Moita, com voo caracterizado da seguinte forma, três batimentos de asa seguido de voo planado de forma cíclica. Um dos exemplares apareceu da direcção do Cais da Ribeira e cruzou orientada ao Cais do Puchadouro, Válega, Ovar. Outros dois exemplares voavam de forma circular, possivelmente vislumbrando caça.

«O seu voo característico a baixa altura sobre as zonas alagadas e de vegetação rasteira densa de zonas próximo de água, tornam-no num caçador por excelência de sapais e pauis.
Identificação
Esta é uma ave de rapina de asas compridas, patas compridas e cabeça curta, apresentando um característico padrão de voo ondulado, quando paira a pequena altura sobre a vegetação rasteira e densa.
Nesta espécie, tal como no tartaranhão-azulado e no tartaranhão-caçador, a fêmea é notoriamente diferente do macho. Neste caso, ambos exibem ombros e nuca mais pálidos que o restante corpo, semelhantes ao padrão que a águia-imperial-ibérica apresenta. O macho, no entanto, apresenta as asas acinzentadas com a ponta escura, assim como a cauda também é cinzenta, enquanto a fêmea apresenta um padrão mais uniformemente castanho-escuro.
Abundância e calendário
O tartaranhão-ruivo-dos-pauis distribui-se de forma descontínua junto a zonas húmidas e em baixas abundâncias, sendo uma espécie pouco comum no nosso território. Alguns indivíduos invernam entre nós, aumentando um pouco o número de efectivos mas a maioria é residente, permanecendo durante todo o ano em Portugal.»
Fonte: Aves de Portugal
Chapim-real nome científico Parus major
Vi um Chapim-real poisado num ramo de uma árvore na margem do rio Cáster, na ponte de São Roque, junto ao lugar da Ribeira. Como sempre esquivos e com muita pressa.

«O maior dos chapins portugueses ostenta uma magnífica plumagem colorida, que vale a pena procurar nas nossas florestas e bosques.
Identificação
O chapim-real, tal como os seus congéneres, ostenta uma típica máscara facial, com colar preto, capucho preto e faces brancas, e uma lista preta que se estende da garganta até ao abdómen, sendo esta lista mais larga no macho que na fêmea. O tom das partes inferiores é amarelo, e cinzento-esverdeado no dorso, com as asas azuladas. Tal como a maioria das espécies florestais, o chapim-real é mais fácil de detectar auditivamente que visualmente. Ainda assim, como não é uma espécie tímida, pode ser seguida através das vocalizações permitindo aproximações
Abundância e calendário
Relativamente abundante em zonas florestadas de todo o génerodesde pinhais e montados até olivais e matas ribeirinhas e também em parques e jardins. Distribui-se de norte a sul do país, ocorrendo durante todo o ano.»
Fonte: Aves de Portugal
Pisco-de-peito-ruivo nome científico Erithacus rubecula
A observação do pisco foi muito semelhante à do Chapim-real, no mesmo local e com a mesma rapidez.

«Uma das mais conspícuas espécies da nossa fauna, o pisco-de-peito-ruivo destaca-se pela plumagem chamativa e por cantar em qualquer época do ano, sendo um dos cantos mais bonitos dos nossos bosques.
Identificação
Facilmente reconhecido pela enorme mancha alaranjada que se estende da testa até ao peito, e que contrasta enormemente com o abdómen branco e com o dorso e a nuca, acastanhados. Pousa frequentemente no solo numa postura erecta, permitindo visualizar o seu padrão cromático.
Abundância e calendário
Durante a Primavera e o Verão é comum no noroeste do país, diminuindo a sua abundância à medida que se avança para sul, sendo escasso na maior parte do Alentejo.No Inverno, distribui-se por todo o território, sendo então abundante, pois a população é reforçada com a chegada de aves invernantes provenientes da Europa Central e do Norte. Embora possa ser observado em Portugal durante todo o ano, no sul do país as melhores probabilidades centram-se no Outono e no Inverno, enquanto que na metade norte, a Primavera é a melhor altura, especialmente quando esta espécie está mais vocal.»
Fonte: Aves de Portugal
terça-feira, fevereiro 09, 2010
Coastwatch 2010: 21 de Fevereiro
O projecto "Coastwatch", pretende alertar para os principais problemas do litoral, através da sua observação directa, nomeadamente os que resultam da ocupação humana ao longo de várias gerações, intensificada nas últimas décadas.Este projecto conta com a colaboração de cerca de 23 países europeus, incluindo Portugal e cobre anualmente cerca de 10 000 km de costa em toda a Europa.
Alguns dos objectivos do Projecto Coastwatch Portugal incluem:
Caracterizar anualmente a situação ambiental da faixa litoral
- Sensibilizar as populações para a importância do litoral
- Contribuir para a preservação dos sistemas litorais
- Promover a Educação Ambiental e a prática da cidadania activa no seio da Comunidade Escolar e dos cidadãos na defesa da qualidade ambiental do litoral
Assim, os Amigos do Cáster, vão realizar mais uma edição do Coastwatch no dia 21 de Fevereiro. Vem acompanhar a nossa associação. Mais informações através do email amigos.do.caster@portugalmail.pt.
quarta-feira, janeiro 13, 2010
OPERAÇÃO SOLIDARIEDADE 2009
domingo, janeiro 03, 2010
HOJE VI!

«Identificação
Trata-se de uma espécie rapidamente identificável pela combinação de corpo escuro, fronte e bico vermelhos com ponta amarela, e patas claras. As penas infra-caudais são de um branco bastante conspícuo. Sendo uma ave aquática, apresenta algumas adaptações a este meio, tais como os dedos bastante compridos que lhe permite caminhar sobre a vegetação flutuante.
Abundância e calendário
Espécie residente e comum, podendo ser localmente abundante junto a alguns sistemas lagunares. Pode ser bastante discreta, sobretudo em cursos de água de pequena dimensão. Qualquer época do ano é boa para a observação da galinha-d’água.» [Fonte]


















