segunda-feira, março 21, 2005

INAUGURAÇÃO OFICIAL DO ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO DA A.J. AMIGOS DO CÁSTER

Image hosted by Photobucket.com

Os Amigos do Cáster são uma associação juvenil vocacionada para as áreas do ambiente, cultura, solidariedade social que tem por objecto social motivar e congregar todos os jovens para a criação e dinamização de actividades de índole ambiental, cultural promovendo a socialização e formação cívica dos seus associados e população em geral. O aparecimento deste grupo em 1993 assentou na percepção pelos cidadãos, em geral, e, sobretudo, pelos seus fundadores, dos graves problemas ambientais que afectavam a cidade de Ovar e, mais concretamente, o Rio Cáster que, assolado por níveis de poluição elevados, foi, desde cedo, monopolizando a atenção de todos e, decorrente da sua importância global, acabou por"emprestar" o seu nome à Associação que foi constituída em 2000.A associação tem uma composição heterogénea, sendo predominante a faixa etária entre os 18 e os 30 anos, englobando estudantes do ensino superior, secundário e cidadãos já inseridos no mercado de trabalho. Ao longo dos oito anos de existência, os Amigos do Cáster caracterizaram-se sempre por uma irreverência construtiva e racional, amadurecida com o tempo, e de grande dinamismo. Os Amigos do Cáster concentram a sua energia na denúncia de situações graves do ponto de vista ambiental e da qualidade devida dos cidadãos, na proposta de soluções para esses mesmos problemas, no binómio informação/formação, na dinamização da região e na promoção de intercâmbios com outros grupos de jovens que partilhem os mesmos valores, nacionais e internacionais. A área de intervenção dos Amigos do Cáster não tem delimitações estanques, englobando toda a região, com especial destaque para o Concelho de Ovar, e abrangendo também, através de cooperações várias, outras áreas do distrito de Aveiro, do País e até do Mundo. No curriculum dos Amigos do Cáster constam já dois prémios locais, na área do Ambiente (Neptunos) e um prémio nacional de jornalismo ambiental, entregue pela ex-Ministra do Ambiente, Dr.ª Elisa Ferreira. O valor e o empenho da Associação é também reconhecido pelas inúmeras entidades que connosco estabelecem parcerias e protocolos de cooperação/participação, casos da Junta de Freguesia de Ovar, Câmara Municipal de Ovar, QUERCUS , ICN, IPJ, Universidade de Aveiro, Agrupamento de Escuteiros de Ovar e Esmoriz e Escolas várias do Concelho de Ovar e outras entidades e colectividades da cidade.

Pedro Seixas

9 comentários:

Neptuno disse...

Não é um bocadito de arrogância a mais???
Então e o programa de rádio Hora Verde e o suplemento Praça Verde? Não são "Órgãos de Comunicação" dos Amigos do Cáster há muito mais tempo e que dão muito mais trabalho a muito mais gente!?!?
Vejam lá se atinam!

joao disse...

Parabéns por mais esta iniciativa
que complementa o Programa de Rádio, o suplemento Praça Verde e
a Lista de Email.

Espero acompanhar regularmente este Blog e participar nele sempre que achar conveniente...

Terá mais "graça" se todos participarem...

Um abraço para todos!

João Carvalhas

Carlos Ramos disse...

Neptuno,

A próxima reunião será anunciada no blog, hora e local. Por isso, acho que seria interessante apareceres. Independentemente de seres ou não sócio da nossa Associação. Com isto quero apenas fundamentar porque escrevi este título. Garanto que não quero tirar satisfações ao teu comentário.


João Carvalhas,

Este espaço é dos Amigos do Cáster, e não só, se se justificar.

O que me seduz na blogosfera, é esta vertente interactiva.

Os melhores cumprimentos para ambos.

CARLOS RAMOS.

neptuno disse...

CARLOS RAMOS,

Para mim o título diz tudo...

carlosmframos disse...

Meu caro amigo,

Não vou alimentar mais esta celeuma. Discutir problemas da Associação é na sede da mesma, não a céu aberto.

Neptuno disse...

Então para que serve o "Órgão"?
O "Órgão" é TEU, faz com ele o que quiseres...
E já agora, não é problema da Associação, é problema TEU.

manuchau disse...

Que raio de blog é este que para "postar" é preciso entregar primeiro os artigos à "censura"?

Carlos Ramos disse...

Caro Neptuno,

Reagiste sem a informação adequada. Por isso é que importante apareceres hoje à noite na reunião.

Pedro S. disse...

Caros amigos
A criação deste espaço na web era uma ambição antiga sendo mais forma de os Amigos do Caster divulgarem as sua actividades bem como todo um conjunto de informações de cariz ambiental ou não como acontece com o "praça verde" e o "hora verde" e visa completar o raio de acção dos mesmo e não concorrer com eles. A utilização deste espaço obdece as mesmas regras dos outros 2 e de todas as actividades da asssociação tendo um responsavel pelo projecto que actua como moderador.
Boa pascoa para todos e vamos acabar com estas politiquices.
Interessa é fazer e não falar.
Afinal "eles falam falam e eu não fazem nada"