quarta-feira, dezembro 14, 2005

OVAR OS COMBOIOS A PASSAR I

«As árvores também se abatem

Mesmo quando sob aparente protecção as árvores pelos vistos também se abatem. Foi o que aconteceu junto à Barrinha de Esmoriz num terreno privado, mas que se encontra no perímetro da Reserva Ecológica e está integrado na Rede Natura 2000.
Durante a passada semana a celeuma em Esmoriz foi grande por causa do abate de dezenas de árvores de grande porte. Sem até ao momento termos conseguido falar com o proprietário do terreno, sabe-se que em declarações públicas e à imprensa, o proprietário garante que o abate teve a ver com uma questão de prevenção e fruto da insistência dos moradores vizinhos por causa dos receios de queda ou do futuro risco de incêndio. Contudo, o que se verifica no terreno é uma larga extensão que foi literalmente limpa e não o terá sido mais dada a intervenção dos organismos competentes como o Ministério do Ambiente, a Comissão de Coordenação da Região Centro, a própria GNR da área ambiental, o Instituto da Conservação da Natureza, a Junta de Freguesia de Esmoriz e Câmara de Ovar.
Aliás, sobre a matéria, Alcides Alves, presidente da autarquia esmorizense refere que "a resolução do problema passa por autuar devidamente os proprietários e obrigá-los a reflorestar o espaço onde as árvores foram abatidas".
Para Arménio Moreira, líder do Movimento Cívico Pró Barrinha que desde cedo acompanhou o caso o que ali se verificou não está muito claro: "A coberto de estar a prevenir abateu-se indiscriminadamente e depois ainda se vem dizer que o sonho era construir ali um hipódromo ou um hotel", comenta aquele responsável temendo que "haja ideias para aquele espaço" e solicitando que a comunicação social e a comunidade não esqueça o assunto pois, "é preciso estar atento".»
Por Preciosa Patacho, no Praça Pública.

1 comentário:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado