domingo, abril 23, 2006

[09] AMBIENTE, IMAGENS DISPERSAS 2006

Nota de abertura ao evento "Ambiente, Imagens Dispersas"

Quase um ano depois, estamos nesta sala a edificar mais um evento organizado pelos Amigos do Cáster, evento esse, que não é mais do que segunda edição de AMBIENTE, IMAGENS DISPERSAS, ou se preferirem AMBIENTE, IMAGENS DISPERSAS 2006.

Image hosting by Photobucket


A mesa



Desde os primórdios da história dos Amigos do Cáster, a questão Ambiental esteve sempre na ordem do dia, e como o seu próprio nome o refere, o Rio Cáster e as suas ribeiras suscitaram o interesse dos elementos fundadores, e foi para ele que começaram por a centrar a sua atenção. Embora a acção dos Amigos do Cáster tenha alguma preponderância na matéria Ambiental e focalize as suas energias fundamentalmente no nosso concelho, as actividades de defesa e sensibilização para a defesa do património ambiental demonstra precisamente o inverso, porque já chegámos aos limites do distrito, e até mesmo, aos limites do território nacional, sendo os eco-passeios um belíssimo exemplo disso mesmo. É muito interessante constactarmos que os eco-passeios já estimularam centenas pessoas a visitar locais no nosso país de valor ambiental inestimável, arriscando-me a afirmar que já atingimos o milhar de participantes neste tipo de actividade ao ar livre.

Image hosting by Photobucket


José Bacelar



Mas também não foram só as portas geográficas que abrimos, também abrimos as portas temáticas. Não obstante, dos assuntos ambientais serem inesgotáveis, muitas vezes a nossa associação tende ir ao encontro dos interesses dos seus próprios associados, para que se atinjam elevados patamares de satisfação pessoal, e também porque considerarmos que uma certa amplitude temática abre os horizontes a qualquer organização, e a nossa não é seguramente uma excepção.
Apesar da cultura e o desporto serem áreas distintas à do ambiente, consideramos que em muitos casos tocam-se e até chegam a cruzar-se.

Image hosting by Photobucket


Luís Quinta



Ambiente, Imagens Dispersas é resultado de tudo o que disse previamente, porque foi gerado pelo gosto individual de alguns associados pela fotografia. Após alguma troca de ideias perceberam que esta ideia podia-se transformar num evento que servisse o interesse pessoal assim como o interesse da própria associação, propagando o seu nome e a sua mensagem ainda mais alto e ainda mais longe. No ambito deste evento a propagação do nosso nome faz-se através dos meios habituais de divulgação, mas também utilizando o máximo potencial que esta expressão artística nos permite alcançar. Para este fim, também servimo-nos daqueles que se servem da fotografia para mostrar a sua marca à humanidade, revelando a sua humanidade e ainda contribuindo para uma melhor humanidade, estou a falar exactamente do Luís, do José e todos os seus companheiros nos tem apoiado infinitamente.

Image hosting by Photobucket


Amigos do Cáster - Carlos Ramos


À medida que a ideia ia amadurecendo, percebemos que o próprio evento podia ser de alguma forma suportado por diversas pessoas e entidades externas, mas de imediato fizemos questão de lhes retribuir este apoio através da promoção da sua imagem e dos seus interesses. Então e de imediato passarei a citar os nomes de pessoas, marcas e instituições, que contribuiram fortemente para o desenvolvimento daquilo que hoje aqui se materializa.

Os fotógrafos que nos apoiaram em 2005 e 2006, que são:

ALEXANDRE VAZ – Fotojornalista Free-Lancer
ARTUR MACHADO – Fotojornalista JN
CARLOS DIAS – Artista Fotográfico
FERNANDA BOTELHO – Artista Fotográfica
JOÃO PAULO COUTINHO – Fotojornalista JN
JOSÉ MANUEL BACELAR – Fotojornalista Free-Lancer
JOSÉ MOTA – Fotojornalista JN
LUÍS QUINTA – Fotojornalista e fotógrafo de vida selvagem
PAULO FREITAS – Fotojornalista Free-Lancer
VASCO PINHOL – Fotógrafo, desportista, e empresário.


Um especial apreço a todas as pessoas que decidiram ou ajudaram decidir no sentido de serem aplicados todos os recursos disponíveis das instituições ou empresas onde enveredam a sua actividade profissional, com o intuito do nosso evento atingir os níveis de qualidade que pretendíamos. Não sendo viável nomear cada uma destas individualidades, ficaremos pela identificação dessas instituições e empresas.

Entidades de serviço público:

CÂMARA MUNICIPAL DE OVAR
JUNTA DE FREGUESIA DE OVAR
ESPAÇO ABERTO
MUSEU DE OVAR
INSTITUTO PORTUGUÊS DA JUVENTUDE

Entidades Privadas:

BOSCH
PROFILASER
QUINTA DO ESQUILO
O2
JORNAL DE NOTÍCIAS
VALOVAR

Image hosting by Photobucket


Plateia


“The last but not the list” ou por ultimo mas não menos importante e aceitando correr o risco de me esquecer de algum associado que de alguma forma tenha contribuido para a construção deste evento, passo a citar os seus nomes como forma de reconhecimento e agradecimento pelo esforço aplicado na organização desta iniciativa:

- Eliana Duarte;
- Hélder Almeida;
- Duarte Regalado;
- Paulo Saramago;
- Paulo Fonseca;
- Maria Corte-Real;
- Ricardo Sousa;
- Joaquim Silva;
- Ana Jorge;
- Henriqueta Matos;
- Hugo Fonseca.

Passando à estrutura do evento, como se pode compreender este já ultrapassou a mera condição de exposição de fotografia.
Apesar de repetirmos as condicionantes “exposição” e “palestra”, transformámos a Mostra Amadora num Concurso de Fotografia abrindo largamente os horizontes globais da iniciativa. Realce-se o facto de terem participado portugueses do Algarve, vareiros dos Açores – sem dúvida espécie rara -, e também atingimos Lisboa, diversos pontos da área metropolitana do Porto, Minho e todo o distrito de Aveiro, criando excelentes perspectivas para a edição que se segue.
O último elemento desta estrutura é o Workshop concebido por Alexandre Vaz, que irá proporcionar um excelente fim-de-semana na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto a todos que nele participarem. Esta actividade também possibilitará adquirirmos conceitos básicos, tanto práticos como teóricos sobre fotografia de natureza e vida selvagem. Passo a informar que os dados concretos para se inscreverem no workshop serão fornecidos pelas vias normais num futuro muito próximo.

Finalmente, anuncio duas pessoas que ao longo da sua vida e há sua maneira, tem contribuído para esta causa que já é de todos: o Ambiente . Já todos sabem, eles são Luís Quinta e José Bacelar.

Luís Quinta falará [falou] sobre técnicas de fotografia aves, tocando em alguns casos concretos que estão expostos no piso inferior deste edifício. Falará [falou] também sobre a sua colaboração com diversas instituições como o Museu Nacional de História, Universidade dos Açores e diversas Organizações Ambientalistas Nacionais e Internacionais.

José Bacelar contar-nos-á [contou-nos] qual a motivação que o levou a enveredar pela carreira de fotojornalista, que trabalhos realizou no quadro ambiental, também explorará [explorou] a intervenção fotográfica numa das mais célebres catástrofes ecológicas do mundo e ainda dar-nos-á [deu-nos] a conhecer quais os seus projectos futuros.

carlos.m.ramos@sapo.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Best regards from NY! »