LOBOS em Portugal
Os autores da publicação “LOBOS em Portugal” são Paulo Caetano, jornalista, Joaquim Pedro Ferreira, fotógrafo e biólogo, finalmente Jorge Mateus, ilustrador. Joaquim Pedro Ferreira e Paulo Caetano e vão-nos honrar com a sua presença na palestra do encontro de fotografia AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2007.
Vão-nos contar como é o quotidiano desta espécie em Portugal, quem são os agentes que se relacionam com o lobo, e em que medida eles contribuem para desenvolvimento ou constrangimento da espécie em território nacional. Como é o dia-a-dia de uma investigação deste género, desde o planeamento à recolha de dados e imagens no campo, a concretização das respostas, as novas perguntas, e as perguntas que persistem: o fruto deste trabalho. Que papel tem a fotografia neste tipo de trabalho.
Esta palestra tem a pretensão de dar um pequeno contributo para a divulgação da causa do Paulo, do Joaquim Pedro e do Jorge: salvar o lobo da extinção em Portugal.
Sobre a obra:
"Escreve-se neste livro sobre o lobo em todas as suas perspectivas: arqueologia, história, etnografia, morfologia, biologia, comportamento e conservação. (...) É a bíblia do Lobo dizem alguns biólogos e arqueólogos" - Teresa Firmino, in Mil Folhas do Público. Ou ainda: "Imagine-se sentado diante do fogo comunal ou do lar a escutar uma história antiga. É disso que este livro trata. A escrita, escorreita e descodificadora das dissertações científicas, aproxima o lobo do comum mortal (...). Este livro pode ser uma pedra determinante numa nova relação com o lobo. Com os lobos" - José Antunes, in FOTOdigital.
Quem é Paulo Caetano?
Actualmente, a exercer funções de RESPONSÁVEL DE COMUNICAÇÃO NO GRUPO CUF.
Em 2001, foi admitido nos quadros da revista “FOCUS” como GRANDE REPÓRTER. Até à sua saída, em Novembro de 2005, desempenhou os cargos de EDITOR DE CIÊNCIA E DE SOCIEDADE e, ainda, de CHEFE DE REDACÇÃO.
De Setembro de 1997 a Abril de 1998 foi COORDENADOR DO PROGRAMA "FILHOS DA NAÇÃO", na SIC. Foi pioneiro no tratamento jornalístico de temas de Ambiente, tendo publicado reportagens na revista Expresso e na Pública, no DNA, na Sábado, no JÁ, na Vida Mundial, na Volta ao Mundo, Fórum Ambiente, Ozono e ainda nas espanholas Cambio 16 e Península.
O que disse Paulo Caetano ao ser interpelado pelos Amigos do Cáster? O que disse sobre os Amigos do Cáster?
Foi uma surpresa. Quando nos chegou o convite para falarmos do nosso livro mais recente - sobre os lobos em Portugal - e para expormos o trabalho fotográfico que nos ocupou durante os últimos anos, tivemos a preocupação de buscar informação sobre esta associação que nos era desconhecida. A surpresa foi total. E muito agradável. Na verdade, muitos amigos nossos - entre fotógrafos de natureza e jornalistas - conheciam bem o trabalho dos Amigos do Cáster. Já tinham participado nas suas iniciativas e testemunhado - na primeira pessoa - o empenho dos seus dirigentes, o profissionalismo colocado na organização dos eventos, a pertinência dos temas. E, tal importante quando tudo isso, testemunharam o entusiasmo de todos aqueles que regularmente assistem e participam nos colóquios, exposições, passeios ... O vosso exemplo de militância pela causa ambiental é fundamental e inspirador. Pois só com a actuação local se pode mudar a nível global. Continuem sempre combativos.
Quem é Joaquim Pedro?
Licenciado em biologia desde 1997 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e em 2003 conclui o Mestrado em Gestão dos Recursos Biológicos pela Universidade Évora, e desde aí tenho trabalhado em diversos projectos na área da conservação de mamíferos carnívoros. Neste momento sou Bolseiro de Doutoramento centrado na problemática de conservação do gato-bravo europeu.
Dedico-me à fotografia de Natureza (amador) desde 1998, tendo publicado alguns trabalhos em revistas como a Fórum Ambiente, Cortiçol, Tribuna da Natureza, fiz uma exposição intitulada: “No silêncio da Noite” sobre o mundo dos morcegos integrada na semana europeia dos morcegos realizada em Montemor-o-Novo, fui editor fotográfico e um dos fotógrafos do Livro Roteiros das aves no Alentejo editado pelo Centro Estudos da Avifauna Ibérica.
Joaquim Pedro Ferreira vai expor algumas das fotografias que ilustraram o livro "LOBOS em Portugal" no Museu de Ovar.
Um pedaço bem suculento do encontro de fotografia Ambiente Imagens Dispersas 2007.
1 comentário:
Olá me encantei com teu blog!
Gostaria muito de trocarmos links!
Tenho um blog sobre o meio ambiente também minha url é www.salveonossoplaneta.blogspot.com
conto com sua visita e opnião pra mim é de suma importância!
bjus e esperanças*
Nádia Bonani.
Enviar um comentário