sexta-feira, março 16, 2007

16.AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS.2007

LOBOS em Portugal

Os autores da publicação “LOBOS em Portugal” são Paulo Caetano, jornalista, Joaquim Pedro Ferreira, fotógrafo e biólogo, finalmente Jorge Mateus, ilustrador. Joaquim Pedro Ferreira e Paulo Caetano e vão-nos honrar com a sua presença na palestra do encontro de fotografia AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2007.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Vão-nos contar como é o quotidiano desta espécie em Portugal, quem são os agentes que se relacionam com o lobo, e em que medida eles contribuem para desenvolvimento ou constrangimento da espécie em território nacional. Como é o dia-a-dia de uma investigação deste género, desde o planeamento à recolha de dados e imagens no campo, a concretização das respostas, as novas perguntas, e as perguntas que persistem: o fruto deste trabalho. Que papel tem a fotografia neste tipo de trabalho.
Esta palestra tem a pretensão de dar um pequeno contributo para a divulgação da causa do Paulo, do Joaquim Pedro e do Jorge: salvar o lobo da extinção em Portugal.

Sobre a obra:

"Escreve-se neste livro sobre o lobo em todas as suas perspectivas: arqueologia, história, etnografia, morfologia, biologia, comportamento e conservação. (...) É a bíblia do Lobo dizem alguns biólogos e arqueólogos" - Teresa Firmino, in Mil Folhas do Público. Ou ainda: "Imagine-se sentado diante do fogo comunal ou do lar a escutar uma história antiga. É disso que este livro trata. A escrita, escorreita e descodificadora das dissertações científicas, aproxima o lobo do comum mortal (...). Este livro pode ser uma pedra determinante numa nova relação com o lobo. Com os lobos" - José Antunes, in FOTOdigital.

Quem é Paulo Caetano?

Actualmente, a exercer funções de RESPONSÁVEL DE COMUNICAÇÃO NO GRUPO CUF.
Em 2001, foi admitido nos quadros da revista “FOCUS” como GRANDE REPÓRTER. Até à sua saída, em Novembro de 2005, desempenhou os cargos de EDITOR DE CIÊNCIA E DE SOCIEDADE e, ainda, de CHEFE DE REDACÇÃO.
De Setembro de 1997 a Abril de 1998 foi COORDENADOR DO PROGRAMA "FILHOS DA NAÇÃO", na SIC. Foi pioneiro no tratamento jornalístico de temas de Ambiente, tendo publicado reportagens na revista Expresso e na Pública, no DNA, na Sábado, no JÁ, na Vida Mundial, na Volta ao Mundo, Fórum Ambiente, Ozono e ainda nas espanholas Cambio 16 e Península.

O que disse Paulo Caetano ao ser interpelado pelos Amigos do Cáster? O que disse sobre os Amigos do Cáster?

Foi uma surpresa. Quando nos chegou o convite para falarmos do nosso livro mais recente - sobre os lobos em Portugal - e para expormos o trabalho fotográfico que nos ocupou durante os últimos anos, tivemos a preocupação de buscar informação sobre esta associação que nos era desconhecida. A surpresa foi total. E muito agradável. Na verdade, muitos amigos nossos - entre fotógrafos de natureza e jornalistas - conheciam bem o trabalho dos Amigos do Cáster. Já tinham participado nas suas iniciativas e testemunhado - na primeira pessoa - o empenho dos seus dirigentes, o profissionalismo colocado na organização dos eventos, a pertinência dos temas. E, tal importante quando tudo isso, testemunharam o entusiasmo de todos aqueles que regularmente assistem e participam nos colóquios, exposições, passeios ... O vosso exemplo de militância pela causa ambiental é fundamental e inspirador. Pois só com a actuação local se pode mudar a nível global. Continuem sempre combativos.

Quem é Joaquim Pedro?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Licenciado em biologia desde 1997 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e em 2003 conclui o Mestrado em Gestão dos Recursos Biológicos pela Universidade Évora, e desde aí tenho trabalhado em diversos projectos na área da conservação de mamíferos carnívoros. Neste momento sou Bolseiro de Doutoramento centrado na problemática de conservação do gato-bravo europeu.
Dedico-me à fotografia de Natureza (amador) desde 1998, tendo publicado alguns trabalhos em revistas como a Fórum Ambiente, Cortiçol, Tribuna da Natureza, fiz uma exposição intitulada: “No silêncio da Noite” sobre o mundo dos morcegos integrada na semana europeia dos morcegos realizada em Montemor-o-Novo, fui editor fotográfico e um dos fotógrafos do Livro Roteiros das aves no Alentejo editado pelo Centro Estudos da Avifauna Ibérica.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Joaquim Pedro Ferreira vai expor algumas das fotografias que ilustraram o livro "LOBOS em Portugal" no Museu de Ovar.

Um pedaço bem suculento do encontro de fotografia Ambiente Imagens Dispersas 2007.

1 comentário:

Nádia Bonani disse...

Olá me encantei com teu blog!
Gostaria muito de trocarmos links!
Tenho um blog sobre o meio ambiente também minha url é www.salveonossoplaneta.blogspot.com
conto com sua visita e opnião pra mim é de suma importância!
bjus e esperanças*
Nádia Bonani.