segunda-feira, abril 16, 2007

24.AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS.2007

Workshop de Fotografia Ambiente Imagens Dispersas - Introdução à narrativa informática. Toda a informação.

«Aquilo que vemos não é feito do que estamos a ver mas sim daquilo que somos.» Fernando Pessoa

Introdução à narrativa e o Ambiente

«O ensaio fotográfico – narrativa - é uma forma fascinante de trabalhar com fotografia. Um ensaio é composto por uma serie de imagens que se relacionam entre elas em torno de um tema, ideia, cor, evento ou outro qualquer elemento. Um dos seus pontos fortes é poder ser construído ao longo do tempo e, nalguns casos, em qualquer lugar. [Imagem abaixo, José Manuel Bacelar durante o seu trabalho “Um inferno esquecido, SIDA em Moçambique”, em 2003]

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Um bom ensaio fotográfico apresenta a cena, introduz as personagens e os seus caracteres, evoca estados de espírito, e mostra a acção e as suas consequências quer sejam grandiosas ou terríveis. Contém o drama da vida. Como um único frame de um filme, uma foto solta inserida na narrativa levanta mais perguntas do que produz respostas.

Neste workshop o conceito do participante pode ser fotojornalístico, documental ou artístico. Além dos trabalhos dos participantes será partilhado o trabalho de outros fotógrafos. Debateremos conceitos e desenvolveremos uma conversa sobre a fotografia e a sua função no mundo. Definiremos as orientações para os ensaios que cada um produzirá e veremos a melhor forma de cada um abordar a sua escolha. Desenvolveremos o processo de edição, sequenciação e apresentação de um ensaio fotográfico. Montaremos um slide show final com o trabalho de cada formando.
Tragam as vossas câmaras, portfolio de 15-20 imagens e a vossa curiosidade.»
José Manuel Bacelar.


«Os encontros de fotografia – Ambiente e Imagens Dispersas, aproximam diversos fotógrafos profissionais da nossa associação. Procuramos que estes contactos giram um enriquecimento mútuo, através da sensibilização do público que visita as diversas exposições, assim como destes profissionais da comunicação para as questões ambientais.

Pretendemos que o legado deixado por estes fotógrafos no nosso evento não se limite à exposição dos seus trabalhos mas também à partilha dos seus conhecimentos. Com este intuito organizámos na edição de 2006 um workshop de Fotografia Natural com o fotógrafo Alexandre Vaz.

Para a edição deste ano convidámos o Fotojornalista José Manuel Bacelar, galardoado com o IV Prémio Visão de Fotojornalismo 2004, a organizar um workshop com a temática “Introdução à Narrativa Fotográfica e o Ambiente”.
Através da sua visão fotojornalista propõe-nos transmitir conhecimentos que nos permitem criar narrativas através de imagens fotográficas. Da mesma forma que todos nós em tempos aprendemos a juntar palavras de forma a comunicar, também é possível aprender a fotografar de forma a construir uma narrativa que nos permita mostrar a nossa visão sobre algo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Para atingir este objectivo será proposto aos formandos a elaboração de um projecto que irá ser definido pelos mesmos, tendo como ponto de partida a caracterização ambiental de Ovar.
Após uma introdução à narrativa fotográfica assim como uma breve sensibilização dos objectivos mais relevantes no que se refere à ecologia no concelho de Ovar, os formandos definem o projecto que pretendem desenvolver e terão uma semana para o efectivar. No final, o trabalho será editado de forma a produzir uma série de imagens que se relacionem entre elas sob a forma de um ensaio fotográfico. Todo este trabalho será editado sob a forma de slide-show que será apresentado num espaço público de Ovar de forma a envolver a sociedade neste projecto e expor os trabalhos realizados à opinião pública.

É importante sublinhar que não se pretende transmitir conhecimentos sobre técnica fotográfica, mas este facto não limita o acesso de formandos a este workshop. Não é necessário dominar a técnica a 100% ou possuir equipamento fotográfico de topo mesmo com a câmara de um telemóvel é possível criar uma narrativa!

Parafraseando José Manuel Bacelar: -“Tragam as vossas câmaras, um portfolio de 15 a 20 imagens e a vossa curiosidade!”»
Hélder Almeida

Quem é José Manuel Bacelar? José Manuel Bacelar é fotojornalista desde 1999. Depois da passagem pelos mais prestigiados jornais nacionais, tornou-se freelancer em 2003 e trabalha essencialmente em reportagem e fotografia documental. Tem vindo a publicar em revistas como "Le Monde 2", "VSD", "The Independent on Sunday Review", "Visão", "Grande Reportagem", "Focus", "Notícias Magazine", "Única", "Exame", "Domingo Magazine"... Foi galardoado com diversos prémios destacando-se o Euro Press Fuji Awards (categoria reportagem) em 2003 e o Grande Prémio Visão Fotojornalismo 2004. Na ultima década, foi possível apreciar o seu trabalho exposto em locais como o City Hall em Oslo, no Centro Cultural de Belém, na Casa das Artes de Tavira, Fórum da Maia, no Museu de Ovar... Licenciado em Ciências da Comunicação é, desde 2005, responsável pelo Laboratório de Fotografia da Universidade Fernando Pessoa leccionando a cadeira de Fotojornalismo.

Dados relativos ao workshop

• Datas: 29 de Abril, 5 e 6 de Maio

• Taxa de inscrição: Sócios – 80,00 Euros
Não sócios – 100,00 Euros

• Vagas: 8 no mínimo e 14 no máximo

• Definição do projecto é realizada pelos formandos, após a apresentação dos problemas ambientais do concelho, realizado por uma pessoa que acompanha estas questões ambientais em Ovar

• Apresentação do slide show, num espaço público em Ovar

• Inscrições através do contacto:
E-mail: hhelder@gmail.com [envie um mail com os dados correspondentes à ficha de inscrição, ver abaixo]
Telemóvel: 965614805

• Ou enviar a ficha de inscrição para:

ENDEREÇO POSTAL:
ASSOCIAÇÃO JUVENIL AMIGOS DO CÁSTER
APARTADO 239
3884-909 OVAR

• Data limite de inscrições: 23 de Abril.

Ficha de Inscrição

Sem comentários: