quinta-feira, março 27, 2008

05.AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS.2008

ANTÓNIO LUÍS CAMPOS - FOTÓGRAFO DE NATUREZA E FOTOJORNALISTA

António Luís Campos, é fotógrafo de natureza e fotojornalista, além ser autor da fotografia do cartaz deste evento, participará com os Amigos do Cáster através dos seguintes elementos: Exposição de Fotografia "SELVAGENS VIDAS LUSAS", Palestra "LEPIDÓPTEROS NOCTURNOS - UM MUNDO ESCONDIDO À NOSSA PORTA", fará parte do corpo de júri para o concurso de fotografia deste evento, e ainda ministrará o WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DE NATUREZA.



Face à sua enorme colaboração nesta iniciativa dos Amigos do Cáster, perguntámos qual foi a sua motivação para tal: «Seguindo desde o início o percurso do Ambiente Imagens Dispersas, foi com entusiasmo que aceitei o convite para expor uma colecção de imagens cujo fio condutor são instantes da vida de diferentes espécies selvagens que habitam o território nacional. Ao longo de mais de uma década, em habitats tão diversos quanto estuários, rios de montanha, estepes cerealíferas, florestas caducifólias ou ambientes suburbanos, fui captando ao longo das quatro estações do ano momentos de um mundo demasiadas vezes desconhecido, incompreendido e, por isso mesmo, nem sempre devidamente cuidado. Como naturalista entusiasta, a magia de observar a vivência de animais selvagens é uma dádiva que me surpreende e encanta a cada dia que com eles passo. É esse deslumbramento que espero partilhar com estas imagens...»



Quem é, e o que faz António Luís Campos? «Nascido em Coimbra em 1977, António Luís Campos terminou o curso de Engenharia Electrotécnica nessa cidade, trabalhando durante vários anos no ramo das energias renováveis. Em 2004 envereda por uma carreira como fotógrafo freelancer, desenvolvendo diversas actividades de formação na área da Fotografia de Natureza e Fotojornalismo. Recentemente recebeu um prémio no concurso de Fotojornalismo BES/VISÃO 2007, na categoria de Retrato.
Tem colaborado com diversas edições, nacionais e internacionais, nomeadamente com a National Geographic Magazine (edição portuguesa e polaca), as revistas TIME (USA), Technology Review – MIT (USA) Prism (USA), ASCII (Japão), Fotonatura (Espanha), FOTOdigital e SuperFotoPrática (Portugal), abordando a fundo temáticas ambientais e sociais e a sua interacção na sociedade portuguesa.
É autor de diversas exposições individuais e colectivas, das quais se destacam “Pensam que é por Milagre...”, patente em vários locais em Portugal e Polónia e “Arte Xávega”, em Espanha, além de outras em diferentes sites online.
Paralelamente à sua actividade profissional, tem desenvolvido um continuado trabalho no movimento ambientalista nacional.

antcampos@yahoo.com
www.antonioluiscampos.com»

Sem comentários: