terça-feira, junho 24, 2008

ECOPASSEIO | COENTRAL | SERRA DA LOUSÃ | 20 DE JULHO

video

No próximo dia 20 de Julho os Amigos do Cáster realizam mais um Ecopasseio que vai dar a conhecer uma das mais pitorescas aldeias da Serra da Lousã e a sua envolvente, caracterizada pelo verde da Serra da Lousã, o “Castelo Trevim”, as escarpas das Quelhas, os vales repletos de castanheiros e as águas cristalinas das suas ribeiras.


O Coentral, uma das mais antigas povoações de Castanheira de Pêra já foi famoso por fornecer o gelo a Lisboa!

No ponto mais alto desta aldeia (e da Serra da Lousã) fica o Santo António da Neve, com o seu gracioso planalto e os carvalhos seculares que abrigam o que resta da antiga “fábrica de neve”, isto é, a velha capela de Santo António e três poços neveiros onde, antes se recolhia e conservava neve que quando chegava o tempo quente, era cortada e seguia em grandes blocos para a Corte em Lisboa. O transporte era feito, numa primeira etapa, em ronceiros carros de bois. Apenas três ou quatro desses grandes blocos podiam ser carregados nessas robustas carroças e eram cuidadosamente envolvidos em palha, em fetos, mesmo em serapilheiras ou, ainda, metidos em caixotes. Mas, mesmo assim, diz o testemunho oral que muita neve se perdia pelo caminho percorrido através dos tortuosos carreiros da serra, quase penosamente. Em Miranda do Corvo fazia-se a primeira muda dos animais e depois os carros partiam para Constância onde, da via terrestre, se passava para a via fluvial até ao Terreiro do Paço onde eram feitos saborosos gelados para o Rei e sua corte, tão saborosos que os Lisboetas os procuravam, no Martinho da Arcada e outros cafés.


Para conhecer o Coentral vamos percorrer os seus antigos caminhos, repletos de historias, passando pelas levadas de água que ainda hoje são utilizadas, pelo vale da ponte silveira que nós dá a boa castanha e concluindo na Aldeia onde nos podemos perder a contemplar a arquitectura típica da zona. Depois de almoçar e visitar a “Casa do Neveiro” vamos conhecer as Quelhas e aproveitar para um bom banho nas suas águas límpidas …

Dados a reter:

· Data: 20 Julho 2008 (Domingo)
· Grau de dificuldade: Baixo
· Local de encontro: Biblioteca Ovar
· Horário de saída: 8h30*
· Horário previsto de chegada: 19h00
· Taxa de inscrição:
o Sócios – 9,00 Euros
o Não sócios – 11,00 Euros

* Dado a viagem ser um pouco maior, o autocarro tem que partir às 8h:30m por isso recomenda-se a presença junto à biblioteca por volta das 8 da manhã.

Inclui: Organização, transporte e seguro.

Inscrições:
E-mail: jmlralmeida@gmail.com
Telemóvel: 964738413 (Jorge Almeida)
Data limite de inscrições: 18 de Julho.

Nota: Os participantes deverão transportar alimentos e água para a actividade, bem como utilizar calçado e vestuário adequado (e fato de banho), utilizando chapéu e protector solar.

1 comentário:

inspector abelha disse...

O boicote da missão "Resgate do Pirata Gay" foi tida como uma retaliação ao facto do pirata gay ser um dos amigos do Kastro Laboreiro!!!

Assim o presidente declara as hostilidades abertas sendo o campo de batalha o unico desfecho possível para esta situação, com o nosso ex-presidente munido de artilharia pesada para linchar o pirata gay em público, e eventualmente usar préviamente o respectivo clíster para a limpeza do canal...