quarta-feira, fevereiro 04, 2009

WORKSHOP BIODIVERSIDADE RIA DE AVEIRO

Na sequência dos diversos projectos desenvolvidos pela nossa associação, na área ambiental e dando continuidade aos trabalhos já realizados para a implementação de um percurso pedestre interpretativo na zona da Foz do Cáster e Moita, organizamos no dia 31 de Janeiro um workshop acerca da biodiversidade, antecipando assim o dia Mundial das Zonas Húmidas que se realiza a 2 de Fevereiro. O workshop contou com a presença de 40 participantes, que representaram diversas entidades do concelho de Ovar. A referir: CENÁRIO, PALHEIRO AMARELO, AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS DE OVAR Nº 549, BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OVAR, BOSCH, ESCOLA BÁSICA ANTÓNIO DIAS SIMÕES, GNR - EPNA, ECO-CLUBE DA POUPA, SIMRIA, SPEA, JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO VICENTE DE PEREIRA JUSÃ, CÂMARA MUNICIPAL DE OVAR, ESCOLA SECUNDÁRIA JULIO DINIS, AFIS, JORNAL PRAÇA PÚBLICA, JORNAL JOÃO SEMANA, F. RAMADA. A todos muito obrigado!


“A importância da protecção da Ria de Aveiro é inquestionável”, pois é “uma das principais Zonas Húmidas portuguesas, constituindo um lugar de descanso e reprodução para as aves migratórias que viajam entre os continentes africano e europeu” referiu o formador.

O workshop foi composto por dois módulos, sendo o primeiro em sala e teve por objectivos sensibilizar os participantes para o conceito da biodiversidade e da sua conservação e promover o conhecimento sobre o património natural da Ria de Aveiro.


O segundo módulo, já em campo teve por objectivos mostrar aos participantes no terreno, exemplos de conservação activa da biodiversidade na Ria, dando a conhecer espécies de fauna e flora locais, bem como ensinar a reconhecer espécies exóticas que ameaçam a biodiversidade.
No final do dia os participantes ficaram a conhecer um pouco melhor o nosso património ambiental, concluindo que através de um projecto bem estruturado e sustentável é possível a implementação de um trilho pedestre interpretativo num local tão interessante quanto a Foz do Cáster e a Moita.


Nesta fase estamos a procurar parceiros para a implementação do percurso, pelo que estamos a convidar a comunidade a envolver-se na defesa do nosso património, apresentando a temática da biodiversidade e mostrando um dos locais mais belos do concelho de Ovar, estando disponíveis para por em prática os conhecimentos adquiridos através da realização de outras actividades e diversas saídas de campo abertas à comunidade.

1 comentário:

Miguel disse...

Bom dia,

Gostaria de lhe apresentar este contador de visitas...

www.siteskan.com

É em português, gratuíto, muito simples, e permite-lhe a si e aos seus leitores ver quais os seus artigos mais recentes..., mais populares,... por data,... por país,... etc. etc. etc.