terça-feira, fevereiro 09, 2010

Coastwatch 2010: 21 de Fevereiro

O projecto "Coastwatch", pretende alertar para os principais problemas do litoral, através da sua observação directa, nomeadamente os que resultam da ocupação humana ao longo de várias gerações, intensificada nas últimas décadas.

Este projecto conta com a colaboração de cerca de 23 países europeus, incluindo Portugal e cobre anualmente cerca de 10 000 km de costa em toda a Europa.
Em Portugal, a coordenação deste projecto está a cargo do GEOTA, que por seu turno, conta com a colaboração de várias organizações como coordenadores regionais, nomeadamente os Amigos do Cáster.
Os coordenadores regionais fornecem a cada participante os questionários a preencher (um questionário por cada unidade de 500 metros) por observação da região respectiva (entre os meses de Outubro e Dezembro) e as informações necessárias para o seu preenchimento.
Alguns dos objectivos do Projecto Coastwatch Portugal incluem:
Caracterizar anualmente a situação ambiental da faixa litoral
  • Sensibilizar as populações para a importância do litoral
  • Contribuir para a preservação dos sistemas litorais
  • Promover a Educação Ambiental e a prática da cidadania activa no seio da Comunidade Escolar e dos cidadãos na defesa da qualidade ambiental do litoral

Assim, os Amigos do Cáster, vão realizar mais uma edição do Coastwatch no dia 21 de Fevereiro. Vem acompanhar a nossa associação. Mais informações através do email amigos.do.caster@portugalmail.pt.

Sem comentários: