sexta-feira, abril 02, 2010

PREOCUPAÇÃO - Actualizado


Furadouro, Ovar, 30 de Março de 2010. Mais uma vez o Atlântico fez sentir a sua fúria durante a tempestade. Ondas superiores a 4 metros galgaram a frágil protecção costeira, destruíram os murais da Avenida e ameaçaram algum comércio e casas de habitação. Se esta situação é preocupante não podemos deixar de lembrar o que se passa nas Praias do Torrão de Lameiro, Cortegaça e Maceda. Nesta última, voltamos a alertar para o potencial perigo ecológico que representa a abertura, pelo mar, do aterro sanitário.


P'la Associação Amigos do Cáster.

P.S.: Existem alguns artigos de opinião sobre esta temática no blogue Ondas e Ventania. Este blogue é da autoria de Álvaro Reis.

4 comentários:

Há.dias.assim disse...

é o que dá fazer sem pensr ou simplesmente não s epreocupar com a força da natureza. Quem vier a seguir que se desenrasque...

Coastwatch Nacional disse...

É o mar, é o mar a cobrar a factura...

Alves da Silva disse...

Caros amigos, a erosão costeira sempre existiu e existirá. O que se devem preocupar é com as asneiras que o ser humano faz no litoral, quer em termos de ocupação de territórios onde o mar pode chegar e, sobretudo, nas obras costeiras mal pensadas que alteram a dinâmica desestabilizando sectores onde aparentemente existia equilíbrio. E esses efeitos nefastos, por vezes têm uma inércia muito grande e só se fazem sentir passados alguns anos, ou desencadeiam processos menores, imperceptíveis mas constantes, que acabam por se fazer sentir. Muitas vezes esses efeitos são, erradamente, atribuídos (que conveniente!) à tão propalada subida do nível do mar...

Anónimo disse...

Joao Lorga: Nossos oceanos estão morrendo -- você pode ajudar

Eu acabo de assinar uma petição internacional urgente pedindo que o governo do Reino Unido crie a maior Área de Preservação Marinha do mundo. Uma consulta pública está acontecendo, porém empresas de pesca comercial estão se opondo fortemente à esta proposta. A consulta a...caba sexta-feira - vamos gerar uma onda de pressão pública a favor da Área de Proteção - participe também! Leia abaixo e assine a petição aqui:

http://www.avaaz.org/po/save_our_oceans/98.php?CLICK_TF_TRACK

Obrigado!

--------------------------

Caros amigos,

Sexta-feira o governo britânico poderá fazer história ao criar a maior área de preservação marinha do mundo nas Ilhas Chagos.

Os ecosistemas de nossos oceanos estão morrendo devido à pesca comercial sem controle e à poluição, mas a decisão do Reino Unido pode significar uma grande mudança. Há forte oposição de empresas de pesca comercial que são contra a proposta, colocando seus lucros de curto-prazo à frente do bom senso. Nós não podemos deixar que isso aconteça -- mais de 90% de grandes peixes, como atum e marlim, já desapareceram.

Vamos mandar o nosso apoio em massa à esta proposta ao governo britânico, pedindo que eles sejam ousados em proteger nossos oceanos da exploração comercial. Assine a petição abaixo - ela será entregue ao secretário de relações exteriores, David Miliband, na sexta-feira!

http://www.avaaz.org/po/save_our_oceans/98.php?CLICK_TF_TRACK

Os relatórios são sombrios: em 38 anos nossos oceanos podem estar completamente acabados, em 100 anos todos os bancos de corais podem estar mortos. É preciso muito mais do que esta campanha para salvá-los, porém está reserva marinha já irá preservar 210.000 milhas quadradas -- área maior do que a Grande Barreira de Corais da Austrália.

Para salvar nosso oceanos de um colapso total, será necessário uma liderança política ousada e cidadãos dedicados a se mobilizarem. Em 2010, Ano Internacional da Biodiversidade.