quarta-feira, dezembro 01, 2010

NATAL SUSTENTÁVEL

Ainda é cedo para uma mensagem de Feliz Natal mas como certamente já começou a pensar nas compras que vai fazer para as prendas e para a festa os Amigos do Cáster aproveitam este período para com pequenas atitudes tornar o seu Natal mais Sustentável!
Lembre-se que o Natal e uma época normalmente cheia de gastos e evitando alguns desperdícios você não só esta a ajudar o ambiente como esta reduzir as suas despesas supérfluas!
Decoração de Natal
Caso possível escolha uma árvore com raiz para replantar. Assim, você vai utilizá-la novamente no próximo ano!! Se não for possível porque não fazer a sua própria árvore, utilizando garrafas, embalagens, tampinhas, latas de alumínio, entre outros!
Reaproveite os enfeites de Natal antigos e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos de materiais recicláveis. Valorize artesanato local!
Restrinja as luzes à árvore de Natal, e dê preferência para lâmpadas de baixo consumo. Não esqueça, também, de apagá-las antes de dormir.
Ceia de Natal
Não deixe de comer aquilo que mais gosta neste dia tão especial, mas lembre-se que em média desperdiça-mos 20% a 30% dos alimentos que compramos. Para evitar desperdícios, compre apenas os alimentos que for usar;
Poderá também optar por produtos biológicos preferencialmente cultivados na sua região! Vai ver como são mais saborosos, nutritivos e saudáveis!
No final não se esqueça de juntar todo o óleo de cozinha utilizado na preparação dos alimentos. Depois de frio, coloque esse óleo em uma garrafa e leve para reciclagem.
Presentes
Faça as compras no comércio local, perto de casa ou do trabalho, onde é possível ir a pé. Está a poupar combustível, logo a poupar dinheiro!
Na hora das compras, evite os sacos plásticos!
Faça embrulhos diferentes! Porque não utilizar papel de revistas ou jornais!?
Aproveite a época para reunir a na sua família para roupas, acessórios, sapatos e alimentos que poderá doar a instituições que tanto precisam!
Acima de tudo tenha um bom Natal em família! Mas com estes pequenos conselhos certamente está a contribuir para a maior prenda de todas: Um futuro sustentável!

Sem comentários: