Na passada Sexta-Feira, 03 de Junho, no Auditório da Junta de Freguesia de Ovar, foi apresentado o colóquio "O Mar e os Recursos Marinhos: conservação dos recursos e ordenamento do espaço marítimo».
Contou com a apresentação do presidente do CIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, João Coimbra e de Fátima Alves, da Universidade de Aveiro e elemento do Núcleo de Coordenação e Suporte Técnico do INAG, na elaboração do POEM (Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo).
Os Amigos do Cáster estiveram presentes e recolheram estas conclusões:
O Prof. Doutor João Coimbra apresentou uma perpectiva multi-funcional do Mar orientada em três grandes domínios: 1) espaço de valor sócio-económico, 2) espaço de investigação e desenvolvimento científico; e 3) espaço de recreio e lazer.
Na vertente sócio-económica, realçou a importância da existência de uma abordagem ecosistémica sobre a gestão das pescas tendo em vista a sustentabilidade dos ecosistemas marinhos.
Destacou também a diversidade de oportunidades económicas que o Mar tem vindo a apresentar e que no futuro recentem pode resultar por exemplo, no crescimento da actvidade de aquacultura e na implantação de infra-estruturas de produção de energia “offshore” .
No âmbito da investigação e desenvolvimento científico, este orador referiu que o Mar é um permanente espaço de descoberta de biodiversidade, que apresenta um potencial enorme de aplicação noutras áreas científicas, tais como a actividade farmacêutica.
Finalmente, destacou a importância da vertente de recreio e lazer para a promoção da actividade do turismo.
Em jeito de conclusão referiu que o Mar, espaço multi-funcional, exige uma abordagem integrada nas suas diversas vertentes, sendo para o efeito importante a gestão e ordenamento do espaço marítimo.
De seguida, a Prof. Doutora Fátima Alves, apresentou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido a nível nacional no domínio da gestão e ordenamento do espaço marítimo e apresentou sucintamente os princípios orientadores para o processo de Revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, Ovar – Marinha Grande (POOC).
No que concerne ao ordenamento do espaço marítimo, falou do instrumento de gestão que foi recentemente aprovado pelo Conselho de Ministros, o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo. Este plano sectorial “tem como objectivo ordenar os usos e actividades do espaço marítimo, presentes e futuros, em estreita articulação com a gestão da zona costeira, garantindo a utilização sustentável dos recursos, a sua preservação e recuperação, potenciando a utilização eficiente do espaço marinho, no quadro de uma abordagem integrada e intersectorial, e fomentando a importância económica, ambiental e social do mar”.
Sobre o processo de Revisão do POOC, Ovar – Marinha Grande, referiu que as questões fundamentais para o futuro plano são a qualificação e valorização das praias, a adaptação da evolução da costa às alterações climáticas e o reforço do planeamento e gestão integrada, tendo especial atenção, às orientações e propostas de ordenamento dos planos territoriais e do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo.
Em termos de metodologia referiu que neste processo de Revisão será reforçada a componente da participação pública através da realização de seminários em todos os Municipios territorialmente abrangidos pelo POOC.
A realização destes seminários terá como objectivo a desenvolvimento de propostas e soluções concertadas para a Orla Costeira.
sábado, junho 11, 2011
quinta-feira, junho 09, 2011
CICLONE CONFERÊNCIA - PROF. COSTA LOBO - PLANEAMENTO URBANO
No dia 07 de Julho, Quinta Feira, pelas 21.15, no Auditório da Junta de Freguesia de Ovar, vamos ouvir o Professor Doutor Manuel Costa Lobo do Instituto Superior Técnico (Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura) e do CESUR (Centro de Sistemas Urbanos e Regionais). O tema desta conferência vai ser "Onde o Cáster leva notícias: de terra até à ZEE do Mar Português e a sua resposta". Nas palavras do decano dos Urbanistas em Portugal, vamos falar: “…da bacia hidrográfica do Cáster, da sua urbanização, das suas funções, do correio de sedimentos, da poluição, da chegada ao mar onde encontra um novo regime hídrico, novas temperaturas, novo drama, ondulação, marés, energias disponibilizáveis, espaço de recreio, pesca e navegação, riscos vários e muito para aprender...”
.
Etiquetas:
CICLOne CONFERÊNCIAS,
Costa Lobo,
Planeamento Urbano
Subscrever:
Mensagens (Atom)