sábado, junho 11, 2011

CONFERÊNCIA "O MAR E OS RECURSOS MARINHOS"

Na passada Sexta-Feira, 03 de Junho, no Auditório da Junta de Freguesia de Ovar, foi apresentado o colóquio "O Mar e os Recursos Marinhos: conservação dos recursos e ordenamento do espaço marítimo».
Contou com a apresentação do presidente do CIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, João Coimbra e de Fátima Alves, da Universidade de Aveiro e elemento do Núcleo de Coordenação e Suporte Técnico do INAG, na elaboração do POEM (Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo).
Os Amigos do Cáster estiveram presentes e recolheram estas conclusões:
O Prof. Doutor João Coimbra apresentou uma perpectiva multi-funcional do Mar orientada em três grandes domínios: 1) espaço de valor sócio-económico, 2) espaço de investigação e desenvolvimento científico; e 3) espaço de recreio e lazer.
Na vertente sócio-económica, realçou a importância da existência de uma abordagem ecosistémica sobre a gestão das pescas tendo em vista a sustentabilidade dos ecosistemas marinhos.
Destacou também a diversidade de oportunidades económicas que o Mar tem vindo a apresentar e que no futuro recentem pode resultar por exemplo, no crescimento da actvidade de aquacultura e na implantação de infra-estruturas de produção de energia “offshore” .
No âmbito da investigação e desenvolvimento científico, este orador referiu que o Mar é um permanente espaço de descoberta de biodiversidade, que apresenta um potencial enorme de aplicação noutras áreas científicas, tais como a actividade farmacêutica.
Finalmente, destacou a importância da vertente de recreio e lazer para a promoção da actividade do turismo.
Em jeito de conclusão referiu que o Mar, espaço multi-funcional, exige uma abordagem integrada nas suas diversas vertentes, sendo para o efeito importante a gestão e ordenamento do espaço marítimo.
De seguida, a Prof. Doutora Fátima Alves, apresentou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido a nível nacional no domínio da gestão e ordenamento do espaço marítimo e apresentou sucintamente os princípios orientadores para o processo de Revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, Ovar – Marinha Grande (POOC).
No que concerne ao ordenamento do espaço marítimo, falou do instrumento de gestão que foi recentemente aprovado pelo Conselho de Ministros, o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo. Este plano sectorial “tem como objectivo ordenar os usos e actividades do espaço marítimo, presentes e futuros, em estreita articulação com a gestão da zona costeira, garantindo a utilização sustentável dos recursos, a sua preservação e recuperação, potenciando a utilização eficiente do espaço marinho, no quadro de uma abordagem integrada e intersectorial, e fomentando a importância económica, ambiental e social do mar”.
Sobre o processo de Revisão do POOC, Ovar – Marinha Grande, referiu que as questões fundamentais para o futuro plano são a qualificação e valorização das praias, a adaptação da evolução da costa às alterações climáticas e o reforço do planeamento e gestão integrada, tendo especial atenção, às orientações e propostas de ordenamento dos planos territoriais e do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo.
Em termos de metodologia referiu que neste processo de Revisão será reforçada a componente da participação pública através da realização de seminários em todos os Municipios territorialmente abrangidos pelo POOC.
A realização destes seminários terá como objectivo a desenvolvimento de propostas e soluções concertadas para a Orla Costeira.

Sem comentários: