quarta-feira, fevereiro 16, 2011

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

POLUIÇÃO RIO CÁSTER - SANTA MARIA DA FEIRA

Os Amigos do Cáster averiguam, junto das autoridades competentes, sobre uma aparente descarga de resíduos, sem tratamento, em pleno centro de Santa Maria da Feira.

COASTWATCH 2011


A Coastwatch Europe é uma rede internacional de grupos ambientais, universidades e escolas que, em conjunto com instituições públicas, estudam e agem sobre a Costa. Em Portugal, o evento Coastwatch esta a cargo do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, mais conhecido por GEOTA. Desde 2005, que a GEOTA conta, em Ovar, com a colaboração dos Amigos do Cáster. O trajecto entre a Praia do Furadouro e do Torrão de Lameiro foi atribuída à nossa Associação que já coordenou, no terreno, os recursos humanos necessários para implementar esta actividade. Esta acção terá lugar no dia 13 de Março de 2011, Domingo, pelas 09.30, na Praia do Furadouro. Os objectivos são simples, assinalámos, em questionários por unidades de 500m, e numa área contínua de 5km, o nível de detritos, estado da praia, flora, fauna, poluição da água, entre muitos outros elementos. Essa informação é tratada a nível local (escolas), regional e nacional com a elaboração de um relatório que ira ser apresentado num seminário nacional. Esta é a parte técnica da Coastwatch. Os Amigos do Cáster querem tornar esta manhã numa confraternização com a população, alunos das diversas escolas do concelho e estudiosos do tema da Erosão Costeira e Defesa da Costa. Venham connosco num pequeno passeio entre a Praia do Furadouro e Torrão de Lameiro e, enquanto recolhemos a informação técnica necessária, usufruem de uma magnífica paisagem, de excelente companhia e de alguns conhecimentos extra sobre a nossa costa. Ajudem nos a melhorar o conhecimento da situação ambiental da costa do concelho de Ovar, sensibilizar as escolas, instituições e população em geral para os problemas resultantes dos impactos da actividade humana. Para mais informações por favor contactem amigos.do.caster@portugalmail.pt ou Carla Gomes: 96 608 24 62

domingo, fevereiro 13, 2011

(02) PROFESSORA ASSUNÇÃO ARAÚJO - FACULDADE DE LETRAS - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - PORTO

No âmbito da parceria Amigos do Cáster/ Ovar News/ Diário de Aveiro/ AVFM conversamos com a Professor Doutora Assunção Araújo.  Forneceu uma dimensão emotiva ao problema da Erosão Costeira, levou-nos aos primórdios da origem humana e reforçou a importância das acções de protecção dunar (evitar o pisoteio, andar sobre trilhos pré-existentes, criar vedações de protecção, etc). Alertou para a necessidade de um verdadeiro planeamento urbano que proteja a costa e, quando questionada sobre se, no caso do Furadouro, mais um hotel ou mais uma casa agrava a Erosão Costeira responde: “… faz sempre diferença…o que tem de ser feito é prever que este recuo vai acontecer e construir as infra-estruturas caras no interior…estradas retiradas…2 a 3 km no interior, com ramais de acesso as praias…estão são soluções ambientalmente muito mais interessantes… ”. Frequentadora da praia de Cortegaça (desde finais da década de Setenta) tem vindo a alertar, com sucessivos estudos desse essa altura, para a fragilidade da nossa costa e da influência, nociva das construções feitas em Espinho.  Os resultados desta entrevista irão ser divulgados, em breve, pelos habituais canais de comunicação da Associação, na Rádio Antena Vareira, Ovar News e Diário de Aveiro.

sábado, fevereiro 12, 2011

ANTENA VERDE - STAND-BY

Sabia que o consumo associado ao stand-by corresponde a uma despesa anual da ordem dos 40 euros e tende a aumentar? Quando um aparelho electrónico, como uma televisão, computador ou aparelhagem de som, box de jogos ou de televisão fica pronto a ser utilizado, por exemplo a partir de um comando, diz-se que se encontra em stand-by, ou modo de espera (normalmente este estado é indicado por uma luz acesa). Outros exemplos de consumos em stand-by são os relógios associados a alguns destes aparelhos, ou os carregadores de telemóveis que sempre consomem energia desde que estejam ligados à tomada, mesmo não estando a carregar qualquer equipamento. O consumo associado ao stand-by, não é de todo desprezável estimando-se que corresponda a uma despesa anual da ordem dos 40 euros para uma família média. Deve existir o cuidado de desligar efectivamente todos os aparelhos quando não estão a ser utilizados. Mesmo os equipamentos com bateria, como os mini-aspiradores ou escovas de dentes eléctricas, devem ser desligados da tomada assim que estejam carregados. A forma mais fácil de evitar os consumos supérfluos é ligar vários aparelhos electrónicos a uma tomada eléctrica com interruptor e simplesmente desligar o interruptor quando já não se pretendem os mesmos ligados. Em tempos de crise cada euro conta. Não desperdice energia … evite este consumos supérfluos e está a ajudar o ambiente. Jorge Almeida | Amigos do Cáster

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

(02) - PROF. CARLOS DANIEL BORGES COELHO - UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Foto: Manuel Vitoriano
No âmbito da parceria Amigos do Cáster/ Ovar News/ Diário de Aveiro/ AVFM conversamos com o Professor Doutor Carlos Coelho. Com um diálogo lúcido e assertivo o entrevistado deixou algumas notas sobre protecção costeira, o problema da falta de sedimentos, as causas da erosão (construções, falta de planeamento urbano, etc) e deixou-nos um fio orientador: De acordo com a sua reflexão, e dando o exemplo concreto das Praias de Cortegaça e do Furadouro, devemos saber qual o valor que damos a uma Praia. Se for recreativo, então a solução terá de passar pelas obras de engenharia com forte intervenção de sedimentos nas áreas dunares. “…muita areia….”, como referiu. Se for para proteger bens, nesse caso, é necessário “…fixar a linha de costa com obras de protecção…”. Quando lhe foi perguntado se a construção de uma grande estrutura (a semelhança dos pontões de Espinho) poderia ser a solução para a Praia do Furadouro a sua resposta foi clara, seria necessário sedimentos mas iria “…transferir o problema de sitio…”. Os resultados desta entrevista irão ser divulgados, em breve, pelos habituais canais de comunicação da Associação, na Rádio Antena Vareira, Ovar News e Diário de Aveiro.

sábado, fevereiro 05, 2011

PROFESSORA ASSUNÇÃO ARAÚJO - FACULDADE DE LETRAS - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - PORTO

Assunção  Araújo Professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Departamento de Geografia. Docente desde 1976, investiga, há diversas décadas, o fenómeno da Erosão Costeira e, em 1991, defendeu a tese de doutoramento "Evolução geomorfológica da plataforma litoral da região do Porto". Tem contacto com as Praias do Concelho de Ovar, desde inícios da década de setenta e, em 2006,publicou um artigo onde, entre outras considerações, refere “… a erosão nas praias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Furadouro sofreu um incremento extraordinário com a construção, nos inícios dos anos oitenta, dos molhes que defendem da erosão a cidade de Espinho.”. Vai ser entrevistada, no âmbito da parceria Ovar News/Diário de Aveiro/Antena Vareira/Amigos do Cáster, no próximo dia 10 de Fevereiro, na Sala Orlando Ribeiro, pelas 17h. Tema: Construções Humanos e as dinâmicas Costeiras (Caso de Ovar).

CHOUPOS - RIBEIRA DA GRAÇA




Os Amigos do Cáster questionaram as Autoridades Competentes sobre o abates de Choupos na ribeira da Sr.ª da Graça.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

(01) - PROF. CARLOS DANIEL BORGES COELHO - UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Enquanto aguardamos pelo desenvolvimento de diversas iniciativas no âmbito da Erosão Costeira e Defesa da Costa, os Amigos do Caster, na próxima 4.ª Feira, e no âmbito da parceria AVFM/Diário de Aveiro/Ovar News, vão entrevistar o Professor Doutor Carlos Daniel Borges Coelho. Doutorado em Engenharia Civil, pela Universidade de Aveiro,  em 2005, tem como principais interesses de investigação as áreas de Engenharia Costeira, designadamente:  geomorfologia costeira, classificação de vulnerabilidade e risco das zonas costeiras e planeamento e gestão integrada das zonas costeiras.  Gostaríamos de salientar que o Professor Carlos Coelho, esteve envolvido na Avaliação Ambiental do Plano Estratégico da Intervenção de Requalificação e Valorização do Litoral Norte e no Projecto de Alteração ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira - POOC  Caminha-Espinho. Consultor na área da dinâmica costeira e das intervenções de protecção irá falar sobre as vulnerabilidades da costa e de medidas de protecção costeira. Como sempre, os resultados da entrevista irão ser difundidos pelos normais canais de comunicação da Associação.

FURADOURO - EROSÃO COSTEIRA









Quinta-Feira, 03 de Fevereiro de 2011. As fotos aqui apresentadas foram gentilmente cedidas por Joao Paulo Gomes. Os Amigos do Cáster gostariam de alertar a população residente no Furadouro, bem como as Autoridades Autarquicas, para a subida esperada do nivel no Mar durante as próximas horas com o pico máximo de ondulação por volta das 04h.