No passado dia 31 de Julho, os Amigos do Cáster, em virtude da inércia de todas entidades responsáveis, apostaram numa campanha de sensibilização para fomentar a preservação, evitar a permanência de veraneantes e repor as vedações na zona dunar norte da Praia do Furadouro. Passado mais de duas semanas sobre esta campanha apraz-nos dizer que recebemos inúmeras mensagens de apoio, solidariedade e incentivo por parte de diversas associações, veraneantes e munícipes. Agradecemos a colocação das placas por parte da Policia Maritima mas ficou patente a clara inércia de todas as entidades competentes que, não obstante os nossos pedidos, até à presente data, nada fizeram. Sublinhamos: a Câmara Municipal de Ovar, primeira entidade administrativa no concelho, considera que, nesta matéria, não lhe estão atribuídas competências e, de acordo com uma recente comunicação, atribui o problema à “...instabilidade da linha de costa e do previsível novo desenho das estruturas de regeneração dunar…”, justificando desta forma porque “…não foram repostas as paliçadas levadas pelo mar…” e que esta situação só pode ser resolvida com a acção fiscalizadora da Capitania. Os Amigos do Cáster não partilham desta opinião e consideram que é vital o reforço das vedações existentes como forma de protecção da zona dunar e de consciencialização da população. Por esse motivo, esta Associação irá continuar a lutar para que tal aconteça.
4 comentários:
Os nossos autarcas ainda não perceberam que são eleitos para defenderem os interesses dos munícipes e que são remunerados para isso. Se não é da responsabilidade da autarquia então que pressionem a quem de direito. Não me lembro de assistir a tanto desleixo. Amigos do Cáster: continuem o vosso grande trabalho. Ovar agradece!
Obrigado pelo incentivo. Mais do que vedar aquela zona pretendemos chamar atenção para a importância das areas dunares na prevenção da erosão costeira.
mas não são voces que costumam prestar vassalagem a cmo?
Como sócia dos Amigos do Cáster, gostava de sublinhar que somos uma Associação, não um partido político, ou seja, não temos que fazer oposição à Câmara, mas colaborar quando é possível e chamar a atenção quando achamos que o devemos fazer. Temos lugar na Associação para todas as pessoas que estiverem dispostas a disponibilizar o seu tempo para melhorar a cidade em todos os seus aspectos.
Enviar um comentário