quarta-feira, agosto 11, 2010

REPOSIÇÃO DAS VEDAÇÕES PRAIA DO FURADOURO

No passado dia 31 de Julho, os Amigos do Cáster, em virtude da inércia de todas entidades responsáveis, apostaram numa campanha de sensibilização para fomentar a preservação, evitar a permanência de veraneantes e repor as vedações na zona dunar norte da Praia do Furadouro. Passado mais de duas semanas sobre esta campanha apraz-nos dizer que recebemos inúmeras mensagens de apoio, solidariedade e incentivo por parte de diversas associações, veraneantes e munícipes. Agradecemos a colocação das placas por parte da Policia Maritima mas ficou patente a clara inércia de todas as entidades competentes que, não obstante os nossos pedidos, até à presente data, nada fizeram. Sublinhamos:  a Câmara Municipal de Ovar, primeira entidade administrativa no concelho, considera que, nesta matéria, não lhe estão atribuídas competências e, de acordo com uma recente comunicação, atribui o problema à “...instabilidade da linha de costa e do previsível novo desenho das estruturas de regeneração dunar…”, justificando desta forma porque “…não foram repostas as paliçadas levadas pelo mar…” e que esta situação só pode ser resolvida com a acção fiscalizadora da Capitania. Os Amigos do Cáster não partilham desta opinião e consideram que é vital o reforço das vedações existentes como forma de protecção da zona dunar e de consciencialização da população. Por esse motivo, esta Associação irá continuar a lutar para que tal aconteça.

4 comentários:

ALEXANDRE ROSAS disse...

Os nossos autarcas ainda não perceberam que são eleitos para defenderem os interesses dos munícipes e que são remunerados para isso. Se não é da responsabilidade da autarquia então que pressionem a quem de direito. Não me lembro de assistir a tanto desleixo. Amigos do Cáster: continuem o vosso grande trabalho. Ovar agradece!

Amigos do Caster disse...

Obrigado pelo incentivo. Mais do que vedar aquela zona pretendemos chamar atenção para a importância das areas dunares na prevenção da erosão costeira.

Carlos disse...

mas não são voces que costumam prestar vassalagem a cmo?

Unknown disse...

Como sócia dos Amigos do Cáster, gostava de sublinhar que somos uma Associação, não um partido político, ou seja, não temos que fazer oposição à Câmara, mas colaborar quando é possível e chamar a atenção quando achamos que o devemos fazer. Temos lugar na Associação para todas as pessoas que estiverem dispostas a disponibilizar o seu tempo para melhorar a cidade em todos os seus aspectos.