terça-feira, abril 10, 2012

Coastwatch 2012

Cerca de duas dezenas de pessoas participaram, no passado dia 11 de Março, na campanha “Coastwatch”, organizada pelos Amigos do Cáster, subordinada ao tema “Proteger, Promover, Sensibilizar”.

A atividade teve início pelas 9h30, na Praia do Furadouro e terminou na Praia do Torrão do Lameiro, com um tempo primaveril, a convidar para a caminhada e para o passeio.

O percurso de 5 km foi dividido em áreas de 500 m, em que se procedeu ao registo do tipo de resíduos presentes no areal, bem como o tipo de fauna e flora, e à análise do recuo da linha da costa, monitorizando-se a poluição e a erosão costeira.

A atividade terminou pelas 13h00 na Praia dos Marretas, com o regresso ao Furadouro em transporte dos Amigos do Cáster.

A ação insere-se no âmbito da campanha nacional de Coastwtach, promovida em Portugal pelo GEOTA (Grupo de Estudos e Ordenamento do Território), e coordenada localmente pela Câmara Municipal. Tem como objetivo, para além da recolha de informação e da monitorização da costa, a consciencialização e a educação ambiental, bem como a participação da população na discussão e em ações relacionadas com o litoral e com a preservação ambiental.



Sem comentários: