terça-feira, dezembro 04, 2007

ECOPASSEIO “A DESCOBERTA DA SERRA DA ESTRELA” II

Um gesto para Um Milhão de carvalhos na Serra da Estrela


Na passado dia 23 no início da noite partimos de Ovar rumo ao Fundão, o local escolhido para o Eco-Fim-de-Semana de 2007.

A Serra da Estrela é um lugar mágico, não fosse o frio extremo na Torre, teríamos conseguido usufruir mais tempo da neve. Mas se o sábado serviu para nos habituarmos ao clima e para conhecer as terras vizinhas, o domingo foi partilhado na serra.

O nosso desejo de proximidade à natureza aliada à vontade de sermos úteis fez com que apoiássemos os Amigos da Serra da Estrela no projecto “Um Milhão de Carvalhos na Serra da Estrela”, que como explicam:
“A razão de ser do presente programa prende-se, fundamentalmente, com a necessidade, urgente, de travar a constante erosão dos solos; aumentar a capacidade de armazenamento de água nos aquíferos; fomentar a biodiversidade e manutenção das paisagens de montanha, postas em causa pelos constantes incêndios a que a Serra da Estrela tem sido sujeita; tudo isto, associado a múltiplas causas de cujas responsabilidades não pode o homem alhear-se.”

Sob os comandos do Filipe, que palmilha com rapidez e segurança os trilhos sinuosos da Serra, chegámos ao local destinado a acolher mais uns quantos carvalhos.

O trabalho revelou-se produtivo e animado, afinal conseguimos plantar cerca de 240 carvalhos! A satisfação era notória nos vinte elementos envolvidos.

Tantos carvalhos já foram plantados e tantos restam ... tantas pessoas envolvidas, que colaboraram e tantas que querem ser úteis, quantas ainda se preocupam com a vida da Serra da Estrela!

O Filipe e o seu pai são apaixonados pela Serra da Estrela e como se pode ver, faz toda a diferença.

A eles o nosso obrigada!

Participe neste tipo de programas, vai ver como se sentirá bem...
Saudações a todos,
Eliana Duarte

3 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Natal. Octávio Lima

Raquel disse...

Admirável,
Parabéns!

Como poderei inscrever-me em iniciativas do género?

Jorge Almeida disse...

Olá Raquel

Para se inscrever é só estar atenta ao blog e ver quando é o próximo EcoPasseio... Já estamos a contar Consigo!

Pode enviar um e-mail para mim: jmlralmeida@gmail.com que eu costumo informar a nossa lista de contactos atempadamente das nossas actividades.

Saudações Ambientais,

J. Almeida