quinta-feira, outubro 22, 2009

WILDLIFE PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2009

ACABEI DE RECEBER UM E-MAIL DE JOSÉ LUÍS RODRIGUEZ

-----Mensagem original-----
De: joseluis@joseluisrodriguez-fotografo.com [mailto:joseluis@joseluisrodriguez-fotografo.com]
Enviada: quinta-feira, 22 de Outubro de 2009 23:05
Para: carlos.m.ramos@sapo.pt
Assunto: RE: Os melhores do mundo estão com os Amigos do Cáster! Parabéns JL Rodriguez!

«Muchas gracias, Carlos, y un abrazo desde London para todos los
amigos de Ovar.
Jose Luis Rodriguez»

É com enorme alegria e satisfação que anunciamos que a fotografia vencedora – ver aqui – do concurso de fotografia Wildlife Photographer of the Year 2009ver aqui – pertence a José Luís Rodriguez, fotógrafo que esteve em Ovar, onde apresentou o seu trabalho na Biblioteca Municipal de Ovar – ver aqui – e ministrou um Masterclass no Posto de Turismo do Furadouro – ver aqui. Estas acções efectuaram-se a convite da Associação Amigos do Cáster, no âmbito do encontro de fotografia Ambiente Imagens Dispersas 2008.

Resta informar que o concurso de fotografia Wildlife Photographer of the Year 2009, é realizado em parceria pelo Museu de História Natural de Londres e pela BBC Wildlife, desde 1964. É muitas vezes anunciado como o mais prestigiante concurso de fotografia de natureza e vida selvagem do mundo.

«Wildlife Photographer of the Year is an annual international wildlife photography competition owned by the Natural History Museum and BBC Wildlife. The first competition was held in 1964, with three categories and around 600 entries. In 2008 the competition received over 32,000 entries from 3100 photographers in 82 countries. There is an exhibition of the winning and commended images each year at the Natural History Museum, which later tours around the world. It is often cited as being one of the most prestigious photography competitions in the world.» Fonte: WIKIPEDIA.

Parabéns José Luís Rodriguez!!!
http://www.joseluisrodriguez-fotografo.com/

terça-feira, outubro 20, 2009

ECOPASSEIO, BAIXO VOUGA LAGUNAR, ESTARREJA

A Associação Amigos do Cáster convida-o para mais uma actividade, cujos objectivos são: diversão, confraternização e aprendizagem do património natural, que compõe a nossa RIA DE AVEIRO. Será no sábado, 7 de Novembro, que promete ser um dia solarengo, do “verão” de S. Martinho.



O passeio decorrerá nos circuitos pedestres que presentemente compõem um conjunto de percursos inseridos nas freguesias de Salreu e Canelas, no concelho de Estarreja e que estão sob alçada da BIORIA.



Fotografia de Eva Afonseca


Os quatro percursos dar-nos-ão a oportunidade de percorrermos e conhecermos alguns dos habitats característicos da nossa Ria de Aveiro e consequentemente alguma da sua fauna e flora. Para melhor compreensão destes elementos teremos o privilégio de sermos guiados pelo profundo conhecedor desta área, o docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Prof. António Luís.



A denominação e extensão aproximada dos percursos, os quais serão percorridos de bicicleta, são as seguintes:

Percurso de Salreu, 8km;
Percurso do Rio Antuã, 6km;
Percurso do Bocage, 4km;
Percurso do Rio Jardim, 2km.

No final do dia está reservado para uma pequena surpresa.

As condições são as seguintes:
- Data: Sábado, 7 de Novembro;
- Local de partida e chegada: Estação de Ovar;
- Hora de encontro: 9h30 (chegada a Salreu às 10:00);
- Hora prevista de chegada: 17h45;
- Deslocações: Ovar-Salreu (Comboio), percorreremos os percursos de bicicleta, Salreu-Ovar (Comboio);
- Grau de dificuldade: Baixo;
- Bicicletas cedidas pela BIORIA;
- Capacidade limitada a 30 pessoas;
- Valor da inscrição: 2 Euros para sócios e 2,5 Euros para não-sócios (**);
- Inclui, seguro e despesas de organização;
- (**) Não inclui, despesas de transporte, refeição (Ovar-Salreu-Ovar, 2,80 Euros).

Para se inscrever sirva-se dos seguintes contactos:
- Carlos Ramos
- E-mail: carlos.m.ramos@sapo.pt
- Telemóvel: 964 205 415

Nota: Os participantes deverão transportar alimentos e água para a actividade, bem como utilizar calçado e vestuário adequado.

terça-feira, outubro 13, 2009

POLUIÇÃO NO RIO CÁSTER



Valeu a pena denunciar - Mais uma vez, o rio Cáster foi alvo de um atentado ambiental, desta vez a partir de um dos seus afluentes, em concreto a ribeira da Srª. da Graça.
No passado dia 13 de Setembro, diversos populares foram confrontados com um cenário desolador ao longo da ribeira da Srª. da Graça, imediatamente atrás do Mercado Municipal de Ovar, ao depararem com centenas de peixes mortos e água com bastante espuma e tonalidade branca.



Prontamente, estes cidadãos estabeleceram contacto com a Associação Amigos do Cáster, e consequentemente esta associação recorreu à entidade competente para averiguar este tipo de ocorrências: a Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente de Ovar, G.N.R. – Ovar.
De uma forma bastante célere, esta equipa da GNR deslocou-se ao local da denúncia e fez as primeiras recolhas de amostras de água. De seguida, a GNR - EPNA e alguns elementos da Associação Amigos do Cáster, partiram para áreas a montante desta zona da ribeira, e depararam com um trecho da ribeira, ainda na freguesia de Ovar, onde se verificava um forte contraste entre águas límpidas e águas fortemente poluídas. Foi neste momento que, com grande contentamento, sentimos que o prevaricador tinha sido localizado.
Após algumas investigações mais profundas, os responsáveis pela empresa que originou este crime ambiental foram chamados ao local. Embora tivessem demonstrado licença de descarga, e apesar de os resultados da análise às amostras recolhidas ainda não serem conhecidos, pelas consequências desta descarga, facilmente se pode prever que estas descargas violam a lei, e pior do que isso provocam danos bastante graves a este habitat e respectivos seres vivos que nele habitam.
Este caso é a demonstração cabal que o Estado disponibiliza à comunidade ferramentas que lhe possibilita lutar pelos seus interesses, que vale a pena ser perseverante e denunciar.
Na eventualidade deste tipo de acontecimentos se repetirem, aceda ao "menu" "contactos" dos Amigos do Cáster, disponíveis no seu site www.amigosdocaster.org ou dirija-se directamente à G.N.R. - E.P.N.A. através destes contactos telefónicos, 256 572 629 – 808 200 520. Intervenha para uma melhor qualidade de vida no seu concelho!

Texto:Associação Amigos do Cáster.
Fotografias: Duarte Regalado


Artigo publicado no jornal Praça Pública

quinta-feira, outubro 01, 2009

ECO-CASA


Reduza a pegada ecológica da sua habitação!

Sabia que o sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa, sendo que em Portugal os edifícios foram responsáveis por 60% do consumo de energia eléctrica e 30% do consumo de energia final em 2007!

É neste contexto que apresentamos o nosso novo projecto “ECO-CASA”. Com este projecto pretendemos ajudar 12 famílias de Ovar a reduzir a sua pegada ecológica, através de um levantamento efectuada às habitações onde detectaremos algumas oportunidade de redução de consumos permitindo assim a apresentação de alguns conselhos que passam por, entre outros, reduzir os seus consumos de energia e de água.

Com a introdução de boas práticas poderá ver reduzida a sua factura mensal de energia eléctrica e de água. Para ter acesso ao nosso projecto, contacte os Amigos do Cáster através do nosso e-mail info@amigosdocaster.org ou através do n.º de telefone 964738413 (Jorge Almeida).

Reduza a sua factura energética reduzindo assim a sua pegada ecológica!