domingo, novembro 29, 2009

HOJE VI!

Hoje na praia do Furadouro em Ovar, vi estas duas espécies, a Rola-do-mar Arenaria Interpres e a Seixoeira Calidris canutus.

Rola-do-mar Arenaria Interpres


«Identificação
Límicola pequena, rechonchuda, de patas curtas e alaranjadas, e com um padrão escamado, peito e barriga brancos. Possui um babete preto bastante característico. A sua plumagem na Primavera altera-se, passando a ostentar tonalidades laranja-amareladas no dorso, bastante características.

Abundância e calendário
Invernante e migradora de passagem, pode no entanto ser encontrada em todos os meses do ano.
A rola-do-mar é uma espécie comum no litoral português e é facilmente encontrada em zonas com rochas expostas, onde é localmente comum. Ocorre também nos principais estuários dos rios portugueses, podendo ser vista em salinas ou zonas de vasa.»
[Fonte]

Seixoeira Calidris canutus


«Limícola de tamanho médio, gregária em todas as épocas do ano mais concentrada em estuários. No inverno cinzenta na parte superior e branca na parte inferior, bico preto, patas verdes, no verão a face e parte inferior castanho- avermelhado, na parte superior cinza-preto salpicado de castanho.»[Fonte]

«Identificação
Grande pilrito, de aspecto rechonchudo e compacto. Caracteriza-se pelo bico fino e pelas patas esverdeadas. A plumagem de Inverno é essencialmente acinzentada, mas na Primavera os adultos adquirem um tom cor-de-laranja, semelhante ao do pilrito-de-bico-comprido.

Abundância e calendário
A seixoeira é pouco comum em Portugal e muitas observações dizem respeito a indivíduos isolados ou a bandos de pequena dimensão, muitas vezes em associação com outros pilritos. A espécie ocorre no nosso país como migradora de passagem e invernante e é geralmente pouco numerosa, mas em certos anos podem ser vistos bandos com muitas centenas, especialmente na passagem migratória primaveril, com as
maiores concentrações a registarem-se na primeira quinzena de Maio. Os habitats de ocorrência desta espécie são os estuários (nas passagens) e as praias rochosas (no Inverno).»
[Fonte]

Sem comentários: