domingo, junho 06, 2010

ECO-CULTURA "PERCURSOS DA ÁGUA" | RESULTADOS

Partida - Cais do Puxadouro, Válega, Ria de Ovar (Fotografia, Duarte Regalado)


Cais do Puxadouro, Válega, Ria de Ovar (Fotografia, Duarte Regalado)


Cais do Puxadouro, Válega, Ria de Ovar - Um "Andorinha", embarcação típica da Ria de Aveiro, iça a vela de "estai" para aproveitar o vento de popa. Esta embarcação pertence ao CENARIO - Centro Nautico da Ria de Ovar (Fotografia, Duarte Regalado)


Aproximação à foz do rio Cáster - 1 (Fotografia, Duarte Regalado)


Aproximação à foz do rio Cáster - 2 (Fotografia, Duarte Regalado)


Aproximação à foz do rio Cáster - 3 (Fotografia, Duarte Regalado)


Entrada na foz do rio Cáster (Fotografia, Duarte Regalado)


Bateira no rio Cáster (Fotografia, Duarte Regalado)


Depois de sairmos do rio Cáster, fomos em direcção ao esteiro da Loureira, isto é, o esteiro que a ponte da Moita cruza (Fotografia, Duarte Regalado)


"Bifurcação": à esquerda o esteiro da Loureira leva-nos à ponte da Moita, em frente é o cais do Puxadouro (Fotografia, Duarte Regalado)


Ponte da Moita (Fotografia, Duarte Regalado)


Ponte da Moita em contraluz (Fotografia, Duarte Regalado)


Ponte da Moita em contraluz. Adivinha-se o final do dia (Fotografia, Duarte Regalado)


Tal como planeado no sábado, 15 de Maio, após as apresentações aos participantes das três associações envolvidas neste evento, estes tiveram a oportunidade única de experimentar algumas iguarias confeccionadas por membros destas associações.
De imediato, para a esmagadora maioria dos participantes, estiveram ao seu alcance novas perspectivas de alguns dos locais mais inóspitos e fascinantes da Ria de Ovar: Marinha do Sal, foz do Cáster, esteiro da Loureira. A luz de final de dia, conjugada com a vegetação primaveril revigorada por uma estação chuvosa, possibilitaram visões absolumente deslumbrantes, com verdes e azuis sumptuosos. A extrema satisfação e vontade de repetir foi generalizada.

Para comprovar transcrevo uma mensagem de correio-e que recebi de um participante desta actividade, o Sr. Francisco Fernandes. Ei-la:

«Olá. [...] Não posso deixar de em primeiro lugar falar do grupo (cerca de 30 pessoas) que não obstante não ter havido tempo para se conhecer, foi aproveitando o tempo e aqui e ali, foi cavaqueando amenamente no ambiente na ecologia na Ria, no rio Caster, na poluição nas medidas preventivas e correctivas.
As forças vivas representadas, Amigos do Rio Caster (Carlos Ramos), Cenário (Hélder), o Clube de Canoagem de Ovar (Filipe), fizeram um bom trabalho, não obstante a falta de som (Carlos não fez falta). As três apresentações deram o mote, deram-nos a conhecer as Associações, melhor a Ria e os seus canais e potencialidades e os campeões do CCO. A merenda não se fez esperar e nas instalações do Cenário fomos comendo algumas iguarias caseirinhas (bolos de bacalhau, broa, patés, alguns bolos, vinho do Douro – Esteva, água, …), preparando-nos para a próxima etapa.
Aliás pudemos ver alguns atletas a ultrapassarem a bateira (embarcações de fundo chato permitindo navegar em lugares de baixas profundidades – até 10 cm de altura de água) com um motor de 9,9 cavalos, que o Sr Carlos – o pescador da Ria, simpático e disponível nos foi guiando desde o cais do puxadouro – Válega pelos diversos canais incluindo um percurso de subida do rio Cáster desde a sua foz. Passámos as marinhas (onde se produziu muito sal), vimos ao longe a ponte Varela, do outro lado a norte a Tijosa e ainda tivemos oportunidade de passar pelo canal da Moita até à ponte do mesmo nome.
O voo picado dos patos, a águia sapeira na sua caça habitual, as garças cinzenta e vermelha, a garça boeira (não vista), os guarda-rios e ainda outros que ouvíamos chilrear com o parar dos motores da bateira, cativaram o grupo. O serpentear dos canais e a vegetação e em especial os juncos lembram terrenos férteis (de arroz…) que outrora se trabalhavam.
Este percurso valeu, fica gravado na nossa memória, as fotos que foram disparadas, não feriram as aves (os caçadores, no grupo havia pelo menos dois conhecidos, trocaram as armas pelas máquinas).
Um muito obrigado à Organização e em especial ao Carlos Ramos. Abraço e até ao próximo passeio. Francisco.»


Esta foi uma realização do CENÁRIO - Centro Náutico da Ria de Ovar, do Clube de Canoagem de Ovar e da Associação Amigos do Cáster.

Sem comentários: