domingo, outubro 10, 2010

27| AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2010| RESULTADOS

ENCONTRO DE FOTOGRAFIA AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2010
Acto de abertura.

Encontro de Fotografia “Ambiente Imagens Dispersas 2010”
Fotografia: Pedro Lopes


Ano após ano, a Associação Amigos do Cáster entrega-se à organização do seu encontro de fotografia Ambiente Imagens Dispersas 2010, com a finalidade máxima de promover o património natural do globo terrestre.
Este evento só foi possível porque a Associação Amigos do Cáster, conseguiu congregar apoios de diversa ordem: logísticos, produtivos, comunicacionais, imagem e financeiros. Estes apoios estão expressos na tabela de apoios, assim como no programa da actividade, dado que, para além do apoio de entidades que se associaram a este evento, é necessário referir que alguns dos melhores fotógrafos de natureza portugueses, amavelmente, cederam o seu trabalho ao evento, sendo a sua obra o cerne desta actividade.
Por outro lado, realce-se o trabalho generoso de mais de uma dezena de voluntários que abdicando de algum do seu tempo livre e em alguns casos em sacrifício, ofereceram alguns dos seus predicados ou até em determinadas circunstâncias sujeitaram-se à obtenção de novas aptidões, cruciais, para levar este barco a bom porto.

O primeiro olhar
Fotografia: Mário Xavier


Na edição de 2010, estiveram em particular destaque os seres vivos e habitats portugueses, contudo também podemos conhecer algumas das espécies mais emblemáticas da Península Ibérica e Europa, através da apresentação de imagens de fotógrafos portugueses e europeus, tanto através de projecção como de impressão de imagem, ao longo de todas as vertentes que compõem este evento: o concurso de fotografia, o “ciclone” de conferências, assim como as exposições de fotografia.

Inauguração do Encontro de Fotografia “Ambiente Imagens Dispersas 2010”
Fotografia: Mário Xavier


Este encontro de fotografia, é cada vez mais participado em todos os seus constituintes, o concurso de fotografia, o “ciclone” de conferências, as exposições de fotografia, porque estes permitem conhecer hábitos e tipos de interacção entre indivíduos da mesma espécies ou até entre indivíduos de espécies diferentes, que partilhem o mesmo habitat. Também permite conhecer alguns dos seus comportamentos característicos, permite conhecer diferentes habitats e seus constituintes, permite conhecer quais as condições que deveremos reunir para obter uma boa fotografia com elementos naturais, permite destruir mitos, como aquele que nos faz acreditar que vida selvagem apenas existe em África e nas selvas tropicais. Foi esta uma das missões de um dos mais prestigiados fotógrafos de natureza da Europa, em Ovar, o espanhol Mariano Cano, que demonstrou que no nosso quintal, no nosso pátio ou até na nossa varanda poderemos atrair vida selvagem e captar momentos únicos. Para conseguir captar estes momentos, basta adquirir os conhecimentos certos … e quem conhece … e quem conhece protege!

Carlos Ramos

Sem comentários: