Os acontecimentos deste fim-de-semana voltam a colocar nas páginas da imprensa, nas aberturas de telejornais e nas redes sociais um dos mais graves problemas ambientais que alguma vez incidiu sobre o concelho de Ovar. Este é um problema de sempre mas que foi agravado pela acção humana e pela inércia em tomar medidas concretas por parte das entidades administrativas responsáveis. Os “Amigos do Cáster” têm feito o possível para: (i) sensibilizar as pessoas para a importância do litoral, (ii) auxiliar na sua preservação e (iii) promover a educação ambiental com a prática da cidadania activa. Neste âmbito criamos vídeos de sensibilização, organizamos conferências, participamos em acções conjuntas com a “Coastwatch”, defendemos o património (vedação dunar), impulsionamos medidas (comissão do Ambiente/Urbanismo na Assembleia Municipal de Ovar) e vamos continuar a estar atentos as medidas que vão ser implementadas pela Administração da Região Hidrográfica do Centro e à actuação da Câmara Municipal de Ovar. Por esse motivo, entre outras acções:
1 - No dia 10 de Novembro, vai estar presente a Presidente da Administração da Região Hidrográfica do Centro, Prof. Dr.ª Teresa Fidelis, numa conferência, organizada por esta Associação, no Auditório do Orfeão de Ovar, que irá elucidar sobre que medidas foram tomadas, ou estão previstas, para a defesa da costa no concelho de Ovar.
2 - Iremos participar nos trabalhos a desenvolver pela Comissão de Ambiente/Urbanismo da Assembleia Municipal de Ovar que irá produzir um relatório de avaliação sobre as questões da Erosão Costeira e Defesa da Costa.
Sem comentários:
Enviar um comentário