sexta-feira, outubro 07, 2011

FLORESTAS - RAÍZES VIVAS EM OVAR

Floresta – Raízes Vivas por Ovar

Na passada sexta-feira, dia 02, o auditório da AV FM foi palco de mais uma iniciativa levada a cabo pelos Amigos do Cáster e a CONTACTO no âmbito da parceria “Florestas – Raízes Vivas por Ovar”.
Para falar da floresta e das competências e trabalho desenvolvido pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Ovar esteve o responsável, o Eng.º Pedro Arala Chaves.

Com uma abordagem operacional, muito completa e orientada ao munícipe, foram apresentadas as competências e serviços realizados por este gabinete, assim como o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (POM 2011).
Durante cerca de uma hora foram apresentados os instrumentos previstos para a preservação da floresta ao nível das entidades competentes, assim como, os deveres e direitos dos proprietários de áreas florestais. Seguiu-se um período de discussão e sugestões entre os presentes.
Todos que estiveram presentes ficaram mais esclarecidos, cumprindo-se o objectivo desta sessão: a importância de conhecer para preservar.
Convidamo-lo a conhecer o POM 2011, disponível no site da Câmara Municipal de Ovar: www.cm-ovar.pt > Apoio ao Munícipe > Ambiente.

E no dia seguinte, tal como previsto, foi um sábado dedicado à limpeza na zona da Foz do Rio Cáster. Apesar de poucos voluntários, o ânimo e a dedicação resultaram numa recolha com triagem superior a 40 sacos de resíduos de plástico, 6 de vidro e 5 de RSU.
Um pequeno contributo para a quantidade assustadora de resíduos que transportados pelo rio e ria em maré-alta se alojam nesta área de uma beleza extraordinária.
É igualmente assustador percebermos que ainda há tanto por fazer!... Neste tipo de limpeza, em que seria necessário fazer em maior escala, com maior frequência e com um número muito superior de “braços”, mas principalmente com o trabalho de base, o da cultura e consciencialização ambiental… porque de alguma forma os resíduos chegam até lá.
Da próxima vez que veja publicitada uma iniciativa destas, venha ajudar. A sua ajuda além de essencial, será uma semente para despertar outras consciências…
A cultura ambiental cresce assim…

Texto: Eliana Duarte
Fotografias: Carla Gomes e Fernando Rodrigues

Sem comentários: