terça-feira, maio 29, 2012

ECO PASSEIO | RIA DE OVAR | Atualizado

3º Eco Passeio Ria de Ovar realizou-se no domingo, 27 de maio. Foi um passeio de barco pelo Canal de Ovar e Esteiro da Aldeia em Pardilhó, na Ria de Aveiro.
Hoje, todos sabemos mais sobre aves que ocorrem na Ria de Aveiro, conhecemos algumas embarcações de recreio que abundavam também nesta Ria desde os anos trinta e ainda explorámos mais um esteiro da ria de Aveiro: o Esteiro da Aldeia em Pardilhó. A partida e a chegada foram do Cais do Puchadouro. O convivio também foi garantido :) pela CENARIO e pelos Amigos do Cáster. O apoio técnico para observação de aves coube a Francisco Romão Machado, voluntário da SPEA.
Espero que se tenham divertido. Aos que não conseguiram vaga, seguramente haverão novas oportunidades. Divulgaremos em momento oportuno através dos nossos meios de comunicação.

Crónica do Francisco Romão Machado, colaborador da SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves: «No  dia 27 de Maio o CENARIO – Centro Náutico da Ria de Ovar e os Amigos do Cáster organizaram o 3º Eco Passeio na Ria de Ovar com 25 participantes e algumas crianças.
Iniciou-se este evento com uma sensibilização à observação ornitológica com a colaboração de um representante da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Foi dada a conhecer esta ONG – Organização não Governamental, e os seus projectos de âmbito nacional e internacional relativos à conservação das aves e seus habitats. Seguiu-se a apresentação de um PowerPoint sobre a avifauna  da Ria de Ovar.
O início do passeio deu-se com o embarque no cais do Puxadouro, Válega com passagem pela Foz do Cáster e visita ao Esteiro da Aldeia (Pardilhó).
Durante o trajeto  foram registadas 12 ocorrências  de aves e feito o seu registo:

1) Milhafre negro – Milvus migrans, 2) Garça vermelha – Ardea purpúrea, 3) Andorinhão  - Apus apus, 4) Flamingo – phonicopterus ruber, 4) Garça branca – Egretta garzetta, 5) Pato real  - Anas platyrhynchos, 6) Gaivota de asa escura – Larus fuscus, 7) Fuinha dos juncos – Cisticola juncidis, 8) Garça real  ou cinzenta – ardea cinerea, 9) Maçarico de bico direito – limosa limosa, 9) Pilrito de peito escuro – Caladris alpina, 10) Borrelho grande de coleira – Charadrius hiaticula»

ECO PASSEIO | TRILHO DA FLORESTA

No passado dia 30 de Abril os Amigos do Cáster realizaram um eco passeio pelo Trilho da Floresta, em Ovar. Este trilho é um percurso pedestre que se inicia junto do Clube de Caça e Pesca, seguindo para o interior do perímetro florestal das dunas de Ovar.
Esta atividade iniciou-se cerca das 10 horas e terminou pelas 13 horas. Contou com cerca de uma dezena de pessoas e teve como objetivo observar fauna e flora.

Flora observada:




Acácia (Acacia melanoxylon)


Mimosa (Acacia dealbata)


Campainhas do diabo (Briza maxima)


Sargaço (Cistus salvifolius)

Feto de pinhal (Pteridium aquilinum)

Maio amarelo ou giesta amarela (Cytisus multiflorus)


Pinheiro bravo (Pinus pinaster)


Maio branco ou giesta branca (Cytisus scoparius)



Urze (Calluna vulgaris)


Camarinheira (Corema album)






Musgo (Bryophytos sensu stricto)



Líquenes (Usnea)

 
 

Líquenes (Parmelia caperata))



Fauna observada:




Aranhas (não identificadas)


Abelhão (Bombus terrestris)


Borboletas (Lepidoptera)


Espécie não identificada

Alvéola (Motacilla alba)


Pardal comum (Passer domesticus)

segunda-feira, maio 14, 2012

ECO PASSEIO | RIA DE OVAR | Atualizado

3º Eco Passeio Ria de Ovar Domingo, 27 de maio, Passeio de Barco na Ria de Ovar e Esteiro da Aldeia em Pardilhó.
Dado o êxito do Eco passeio Ria de Ovar nas edições passadas, o CENÁRIO, Centro Náutico Ria de Ovar e a Associação Amigos do Cáster, vão realizar o “3º Eco Passeio Ria de Ovar”.
A finalidade desta atividade é exatamente a mesma das edições anteriores, a promoção do património natural e das atividades náuticas do concelho de Ovar, e ainda sublinhar o esforço e as mais-valias que o movimento associativo pode imprimir às comunidades locais.
Para atingirmos estes fins, estas duas associações pretendem valorizar a confraternização e proporcionar aos participantes uma experiência única, na qual poderão aceder a alguns locais inóspitos e outros menos inóspitos, por uma via pouco comum: pela água. Para tal, a CENÁRIO e os Amigos do Cáster, programaram esta atividade da seguinte maneira:

9:00 Receção dos participantes na sede da CENÁRIO no Cais do Puxadouro, Válega, Ovar
9:10 Apresentação de Avifauna por Francisco Romão Machado
9:45 Preparação e embarque
10:00 Passagem pela Foz do Cáster
11:30 Visita ao Esteiro e Ribeira da Aldeia (Pardilhó)
12:30 Regresso ao Cais do Puxadouro e Piquenique
15:00 Encerramento da atividade

Cada participante trará o seu piquenique e poderá partilhá-lo com os restantes participantes. O número máximo de participantes será de 30. Para participar deverá enviar para carlos.m.ramos@sapo.pt, até quinta-feira, 24 de maio, os seguintes dados, i) nome completo, ii) endereço de correio-e, iii) data de nascimento, iv) e número de contribuinte. Condições de pagamento são, 5 euros para sócios de qualquer uma das associações e 7 euros para não sócios. Para mais informação, contacte, Carlos Ramos através do telemóvel, 964 205 415 ou consulte http://www.amigosdocaster.blogspot.com/

Participe!


«Um pouco do bom e do belo que existe em Pardilhó (freguesia do concelho de Estarreja).» Frase e fotografia retirada do blogue "O que há para dizer?" (ligação).

Biografia de Romão Machado
Professor aposentado. Acções de formação frequentadas no campo da fotografia:
"A Fotografia na Acção Pedagógica", orientada pela Professora Dr.ª Isabel Cabrita Pereira APEVT; "Introdução à Fotografia de Aves", orientada pelo professor Dr. Ferrer Correia UNAVE;
"Fotografia de natureza" orientado pelo fotógrafo António Sá;
"Fotografia de Natureza e Vida Selvagem" , orientado pelo fotógrafo João Nunes da Silva;
"Digiscóping e Fotografia de Vida Selvagem", orientado pelo fotógrafo Luís Gomes "Faísca";
"Identificação de Limícolas", "Identificação de Aves de Rapina", "Identificação de Passariformes", orientado pelo Dr. Gonçalo Elias.
Sócio e colaborador da SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, no campo da fotografia e acompanhamento em observações ornitológicas.
Colaborador da QUERCUS ao nível da fotografia.
Trabalho publicado nestas ligações (1), (2) e (3).

A SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, associou-se a esta atividade. Última atualização às 15:39 de 24 maio.

segunda-feira, maio 07, 2012

ECO PASSEIO | SERRA DA FREITA

No passado dia 22 de abril, os Amigos do Cáster levaram a cabo o seu eco-passeio ao Geoparque Arouca.

Da parte da manhã, na Serra da Freita, foi percorrido o PR15, entre o Merujal e o Junqueiro, na companhia dos fotógrafos de natureza João Petronilho e David Guimarães que, ao longo do percurso, foram explicando alguns aspetos da formação geológica e do ecossistema da Serra da Freita, e ajudaram a identificar algumas espécies de fauna e flora, que a olhos e ouvidos menos experientes passavam despercebidas.

Depois do almoço, foi feita uma visita ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas, onde se viram trilobites e onde foi explicada a sua formação. De seguida, subiu-se a Senhora da Mó, para uma vista mais alargada da serra, e fez-se uma incursão ao centro histórico de Arouca.

Para além da partilha de conhecimentos e experiências, o eco-passeio valeu também pelo convívio e espírito de camaradagem que se viveu.

Aqui fica uma lista de algumas espécies identificadas:

Aves: cartaxo (Saxícola torquatus), ferreirinha (Prunella modularis), cia (Emberiza cia), verdilhão (Carduelis chloris), alvéola branca (Motacilla alba), alvéola cinzenta (Motacilla cinerea), melro d´água (Cinclus cinclus), pardal (Passer domesticus), gaio (Garrulus glandarius), tentilhão (Fringilla coelebs), gralha preta (Corvos corone), melro preto (Turdus merula), chamariz (Serinus serinus), trepadeira (Certhia brachydactyla), pintarroxo (Carduelis cannabina), carriça (Troglodytes troglodytes), chapim azul (Parus caeruleus), estorninho preto (Sturnus unicolor).

Anfíbios: rã ibérica (Rana iberica).

Gado Bovino: vaca arouquesa.