segunda-feira, maio 07, 2012

ECO PASSEIO | SERRA DA FREITA

No passado dia 22 de abril, os Amigos do Cáster levaram a cabo o seu eco-passeio ao Geoparque Arouca.

Da parte da manhã, na Serra da Freita, foi percorrido o PR15, entre o Merujal e o Junqueiro, na companhia dos fotógrafos de natureza João Petronilho e David Guimarães que, ao longo do percurso, foram explicando alguns aspetos da formação geológica e do ecossistema da Serra da Freita, e ajudaram a identificar algumas espécies de fauna e flora, que a olhos e ouvidos menos experientes passavam despercebidas.

Depois do almoço, foi feita uma visita ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas, onde se viram trilobites e onde foi explicada a sua formação. De seguida, subiu-se a Senhora da Mó, para uma vista mais alargada da serra, e fez-se uma incursão ao centro histórico de Arouca.

Para além da partilha de conhecimentos e experiências, o eco-passeio valeu também pelo convívio e espírito de camaradagem que se viveu.

Aqui fica uma lista de algumas espécies identificadas:

Aves: cartaxo (Saxícola torquatus), ferreirinha (Prunella modularis), cia (Emberiza cia), verdilhão (Carduelis chloris), alvéola branca (Motacilla alba), alvéola cinzenta (Motacilla cinerea), melro d´água (Cinclus cinclus), pardal (Passer domesticus), gaio (Garrulus glandarius), tentilhão (Fringilla coelebs), gralha preta (Corvos corone), melro preto (Turdus merula), chamariz (Serinus serinus), trepadeira (Certhia brachydactyla), pintarroxo (Carduelis cannabina), carriça (Troglodytes troglodytes), chapim azul (Parus caeruleus), estorninho preto (Sturnus unicolor).

Anfíbios: rã ibérica (Rana iberica).

Gado Bovino: vaca arouquesa.



Sem comentários: