Neste post podemos encontrar informação respeitante à palestra, inauguração das exposições, revelação dos premiados, atribuiação dos prémios aos vencedores do II Concurso de Fotografia Ambiente Imagens Dispersas, e ainda a divulgação das fotografias seleccionadas para expor. VIDEO E IMAGENSSexta-Feira, 13 de Abril de 2007 - Dia de sorte para os AdC. Tal como prometido, o encontro de fotografia Ambiente Imagens Dispersas 2007 foi inaugurado pela palestra, sujeita aos seguintes componentes: apresentação do encontro de fotografia pelo membro da Associação Amigos do Cáster, Carlos Ramos, exposição verbal da problemática do lobo em Portugal, pelos autores da publicação “LOBOS em Portugal” Paulo Caetano e Joaquim Pedro Ferreira, momento de interacção dos oradores com o público, finalmente procedeu-se à revelação dos premiados do II Concurso de Fotografia Ambiente Imagens Dispersas.
Representando os Amigos do Cáster, Carlos Ramos, evidenciou o trabalho dos fotógrafos José Antunes, João Cosme, Sérgio Azenha e Joaquim Pedro Ferreira, enquadrando-os com o fim a que este encontro se propõe: um acto de promoção ao ambiente e à expressão fotográfica. Além disso, pretende ser um pequeno contributo para contrapor o momento de crise do movimento associativo. Para demonstrar como os Amigos do Cáster remam contra a maré, o representante dos Amigos do Cáster apresentou
um vídeo de aproximadamente 3 minutos com momentos dos bastidores do “encontro” [captação de imagens foi da responsabilidade de Filipe Santos e Filipe Tavares, a montagem de Filipe Tavares, as locuções das rádios SFM e AVFM e música dos Da Weasel]. Um momento muito interessante
[ver abaixo].
Depois, Paulo Caetano e Joaquim Pedro Ferreira percorreram o livro LOBOS em Portugal, desenvolvendo o seu discurso em torno do surgimento do lobo, o seu lugar na história, o seu território, o quotidiano na alcateia, lendas, a luta pela sobrevivência, e finalmente que futuro poderá esta espécie ter. Foi curioso conhecermos as lendas que perduram ao longo do tempo, também o tipo de relações sociais da alcateia, que chegam ao ponto desta ajudar a fêmea que procria quando ela se encontra em período de maior debilidade ou mesmo ferida, o facto de apurarem tácticas de caça em grupo, e até como os machos dominantes lutam entre si pelo poder.
[Imagem a baixo, da frente para o fundo, Joaquim Pedro Ferreira, Paulo Caetano e Carlos Ramos. Autoria Hélder Almeida]Também descreveram, as dificuldades que as novas auto-estradas e incêndios colocam à movimentação das alcateias, da morosidade da atribuição das indemnizações aos pastores, vitimas dos ataques das alcateias, sendo o Parque Natural de Montesinho o melhor exemplo [mesmo assim são necessários 6 meses, para os pastores receberem o devido valor pelo(s) animal(is) perdidos no ataque]: Também falaram dos mitos que persistem em torno do lobo, e que muitas vezes é de livro em punho que Joaquim Pedro com a maior subtileza expõem as suas convicções e demove as consciências mais obstinadas. Segundo Joaquim Pedro, é muito importante explicar e mostrar bem. Para essa tarefa o seu livro tem sido uma ferramenta de extrema utilidade.
Depois, mais de uma hora de perguntas/respostas/reflexões.
De seguida, passámos para uma breve apresentação do workshop de fotografia que vamos realizar no âmbito de deste encontro, tendo sido protagonizada por Hélder Almeida.
Finalmente, chegamos a outro período muito esperado, a revelação e atribuição dos prémios do II Concurso de Fotografia Ambiente Imagens Dispersas. Apresentação feita por Duarte Regalado, os prémios foram revelados e entregues por Joaquim Pedro Ferreira, Paulo Caetano, João Cosme, Eliana Duarte [Amigos do Cáster], Prof. Joaquim Barbosa [Junta de Freguesia de Ovar] e Dr. David Almeida [Câmara Municipal de Ovar].
Os premiados foram:
1º Classificado
Luís Miguel Teotónio
O fim do Sufoco
Beja
2º Classificado
Ricardo Alves
Ondulação de luz
Caparica
3º Classificado
Jorge Pedro Casais
O mundo numa gota
Porto
Menções Honrosas
Ricardo Alves
Gelo suspenso
Caparica
Guilherme Limas
No tempo que os animais falavam
Vagos
Prémio Ovar
Frederico Pinto
Espelho Retórico
Fotografias seleccionadas para expor
Jorge Casais
Textura de borboleta
Porto
Paulo Branquinho
Borbulhas
Ovar
Filipe Silva
Running 1
Leiria
Luís Louro
Rã de Vidro
Massamá
Jorge Batalha
Hora de Ponta
Loures
Ricardo Alves
No país das maravilhas
Caparica
Maria Fernanda Botelho
Pele de eucalipto
São João das Lampas
Mário Xavier Rocha
Olhar
Ovar
Guilherme Limas
Primavera em movimento
Vagos
Joana Santiago
Pinkies
Esmoriz
Nuno Bernardo
S/T
Mem Martins
Jorge Santos
Estrela do Sopro
Pontinha
André Boto
Escondido
Silves
Ricardo Alves
El Dorado
Caparica
Ana Raquel Santos
Criação
Ovar
Obs.: Para as pessoas que não puderem assistir às exposições as fotografias serão publicadas na FOTOdigital de Maio.
Sábado, 14 de Abril de 2007 - A inauguração das exposições de fotografia LOBOS em Portugal de Joaquim Pedro Ferreira e Incêndios de Sérgio Azenha, no Museu de Ovar e Junta de Freguesia de Ovar respectivamente, foram envoltas de actos simples mas de boa disposição e de grande riqueza, tendo os autores estado pela primeira vez presentes no local a enquadrar as suas exposições aos assistentes.