quarta-feira, maio 25, 2011

IV MARCHA PELA ÁGUA – “MARCHA AZUL”


No próximo dia 4 de Junho vai realizar-se a 4.ª edição da Marcha pela Água – “Marcha Azul” – dinamizada pelo Ecoclube Júlio Dinis em parceria com a Associação Amigos do Cáster. O percurso estabelecido desde a 1ª edição (realizada em 2008) passa pelas 8 fontes da cidade de Ovar e pelo Rio Cáster. Assim, as duas fontes da Rua Alexandre Herculano e as Fonte dos Pelames, Luzes, Madria, Arruela, Combatentes (já recuperada pela Câmara Municipal), e Casal (em recuperação), são os pontos de paragem desta caminhada.
A marcha Azul, constitui uma réplica de outras que também se realizam noutras localidades do país e tem como principais objectivos sensibilizar a população para a necessidade de poupar água, enquanto recurso escasso essencial à vida (tal como preconizado pela Declaração Universal dos Direitos da Água, lida ao longo do percurso), bem como dar a conhecer este importante património histórico-cultural da cidade que são as suas fontes.
Porque a água é o constituinte mais abundante de todos os seres vivos, a vida na Terra depende da sua existência. No entanto muitas pessoas que vivem neste Planeta Azul, já não têm este líquido, que deve ser incolor, inodoro e insípido, para o poderem consumir com a devida segurança! A sua protecção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do Homem para com as gerações presentes e futuras.
Convidamos a população de Ovar a participar nesta marcha que se vai efectuar seguindo um percurso na cidade, que passará por algumas das fontes e pelo Rio Cáster, partindo da Praça da República, pelas 15 horas, sob o lema: “Cada um é uma gota, juntos formamos corrente”. Este ano com uma actividade de geocaching que atribuirá a esta actividade um carácter lúdico e científico!
Contamos consigo!

Sem comentários: