quarta-feira, maio 11, 2011

03| VIADUTO SUPERIOR DE S. MIGUEL

No passado dia 11 de Março, o Vereador José Américo da Câmara Municipal de Ovar, lançou à Associação Juvenil Amigos do Cáster, o desafio de apresentarem soluções e ideias para a área nascente do Jardim de S. Miguel, em Ovar, em virtude das alterações efectuadas naquele local pelas obras de acesso ao viaduto superior de S. Miguel.
A proposta da Associação Juvenil Amigos do Cáster pretende tornar o espaço dinâmico e didáctico, através de uma vertente educativa, onde sejam incentivadas visitas regulares à área intervencionada, tendo como principal alvo os alunos das diferentes escolas e de diversas faixas etárias.
Tendo em conta que:
* Os espaços verdes contribuem para a saúde física, social e psicológica dos indivíduos e da comunidade, além de numa unidade de vizinhança, poderão moderar o microclima local. A vegetação e a água modificam a humidade, a temperatura do ar, a insolação, o ruído e a poluição do ar, desempenhando ainda um papel na gestão das águas superficiais e potencialmente nos efluentes.
* O desenho de espaços verdes deverá tirar partido da paisagem, da água e da vegetação no sentido de proporcionar aos utilizadores dos espaços e áreas verdes melhores condições, modificando a qualidade do ar e as condições de ruído, vento, abrigo, luz e sombra.
* No sentido de prover sombreamento natural no Verão e luz solar no Inverno, as árvores deverão ser do tipo de folha caduca (caducifólias).
* Os jardins e similares devem ser dotados da melhor tecnologia de rega e de um projecto que garanta baixos consumos de água. Sempre que possível, a rega deverá ser realizada, recorrendo a águas pluviais ou do lençol freático.
* A escolha da vegetação deve recair sobre espécies de grande resistência. Estas espécies requerem menos água para a sua subsistência, permitindo a economia de recurso e energia. Um exemplo deste tipo de espécies é a grama grossa (Panisserum Clandestinum) que deverá substituir a relva tradicional.
* Deverão ser evitados arranjos paisagísticos cujas características irão implicar regas estivais, excepto se forem consideradas medidas de reutilização de águas pluviais ou de lençóis freáticos.
Os Amigos do Cáster fizeram uma proposta no sentido de que :
* Sejam plantadas árvores de espécies autóctones, bem como plantas arbustivas aromáticas também autóctones, tais como a lavanda (também conhecida por alfazema), nome científico *Lavandula pedunculata*-flores azul violeta, o alecrim -*Rosmarinus officinalis *-arbusto verde com flores azul-lilás, a salva - *Salvia officinalis* -arbusto verde, com flores azul-lilás;
* Não sejam colocados sistemas de rega;
* A iluminação do espaço seja eficiente e eventualmente com algum sistema de produção de energia local;
* Sejam instalados ninhos e placas identificativas das espécies plantadas, de forma a tornar o espaço atractivo para receber visitas de escolas;

Sem comentários: