domingo, outubro 02, 2005

ECOPASSEIO

ECOPASSEIO: PENOITA - VOUZELA

Estamos já a organizar o 17.º Ecopasseio que se irá realizar no próximo dia 23 de Outubro (domingo).

Image hosted by Photobucket.comCom o Outono chegam as primeiras chuvas e um gradual arrefecimento da temperatura. Surge então um impulso para resguardarmo-nos dentro de casa, perdendo uma das mais espectaculares mutações que a Natureza sofre durante o ano.

De forma a desfrutar deste acontecimento os Amigos do Cáster convidam-no(a) a percorrer o trilho da Penoita na serra do Caramulo.

A paisagem composta por bosques, charcos, montanha e prados caracterizam este percurso de elevado valor conservacionista.
Da enorme diversidade de espécies animais que podemos encontrar destacam-se o Pica-pau-verde, o Peneiro, e a Coruja do mato. Nos pequenos charcos e nas linhas de água podemos descobrir a Rã-verde e a Salamandra-lusitânia.
De difícil observação, podemos ainda contar com a presença do Gato-bravo.
A diversidade animal deve-se a uma rica moldura florestal, de folha caduca, onde se desenvolvem espécies como o Carvalho, o Castanheiro e a Bétula.
No Outono esta mancha arbórea abriga um sub-bosque propícia ao desenvolvimento de espécies de cogumelos tais como o Boleto e a Amanita.
Parte do percurso desenvolve-se por entre o caos de blocos graníticos, caracterizados pela abundância de Tojo, Urzes e Giestas. Podemos ainda ser presenteados pela rara e bela orquídea Dactylorhiza Maculata.

Iremos também conhecer o Dólmen da Malhada do Cambarinho, monumento megalítico e o menir Bicão dos Conqueiros.
No decorrer da caminhada vamos entrar em contacto com a cultura local e a vivência quotidiana existente nas aldeias, onde o homem e a Natureza se integram numa harmonia perfeita.

Não partimos sem uma pequena visita ao centro histórico de Vouzela, onde podemos saborear os famosos pastéis de Vouzela.

Ainda se sente intimidado pelo Outono?
Recorde-se que ficar em casa prejudica gravemente a saúde.


· Grau de dificuldade: Médio/Baixo
· Local de encontro: Biblioteca Ovar
· Horário de encontro: 9h00
· Horário previsto de chegada: 18h00
· Taxa de inscrição:
Sócios – 8,00 Euros
Não sócios – 10,00 Euros
Inclui: Transporte, Seguro,.

Inscrições através do contacto:
E-mail:
hhelder@gmail.com
Telemóvel: 965614805

Data limite de inscrições: 20 de Outubro.
Nota: Os participantes deverão transportar alimentos e água para a actividade, bem como utilizar calçado e vestuário adequado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Do que eu conheço da Serra do caramulo, esta vale realmente uma visita. Obrigado pela organização deste tipo de actividades que nos faz re-descobrir a imensidão da beleza que a natureza constantemente nos proporciona!
Até já...