segunda-feira, abril 07, 2008

12.AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS.2008

Depois de outras parcerias com outros grupos comunitários, a CUF-QI decide associar-se aos Amigos do Cáster através do encontro de fotografia AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2008. De acordo com o director de comunicação do grupo CUF o Dr. Paulo Caetano, a CUF-QI Estarreja tem efectuado diversos esforços no sentido de se aproximar cada vez mais da sociedade e do ambiente.

Logotipo CUF


Palavras do Dr. Paulo Caetano, «A preocupação com o Ambiente é uma constante na CUF. Faz parte da cultura da empresa, está entranhada no quotidiano de cada um dos seus colaboradores, é um compromisso assumido publicamente pela Administração.
Nas nossas instalações industriais de Estarreja, vizinhas da Ria de Aveiro, foi definitivamente banida – em 2002 – a tecnologia de mercúrio e toda a produção de cloro faz-se de uma forma amiga do Ambiente.
Mas não só. Com o apoio do Projecto Life, a CUF – Químicos Industriais passou a tratar os seus resíduos orgânicos com recurso a um leite de macrófitas e retirou todos os nitratos do efluente líquido. O resultado destas - e de muitas outras medidas - foi a atribuição de um certificado ambiental emitido pela entidade independente Lloyd’s.
As unidades industriais da CUF são, ainda, subscritoras do Responsable Care – o compromisso de Actuação Responsável da indústria química mundial. E, para se demonstrar que todas as normas ambientais e de segurança são escrupulosamente respeitadas, a CUF – QI e as restantes fábricas do complexo químico de Estarreja formaram o Pacopar – um painel consultivo aberto à comunidade local e que reúne representantes das autarquias, escolas, unidades de saúde, forças policiais e bombeiros. Uma iniciativa premiada, em 2006, com o Prémio CEFIC – um dos mais prestigiados prémios ambientais europeus.»

Sem comentários: