segunda-feira, abril 21, 2008

22.AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS.2008

RESULTADOS DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA

EXPOSIÇÃO BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OVAR
Horário, de 2ª a 6ª feira, das 10:00 às 19:00, ao sábado das 09:30 às 13:00



1º Classificado
ROCKS I
Chico Lima Saraiva
Rio de Janeiro, Brasil




2º Classificado
SOBREVIVÊNCIA
André Boto
Silves




3º Classificado
FROG
André Boto
Silves




Prémio Ovar
NATURALMENTE PB
Mário Jorge
Ovar




Menção Honrosa
BAILADO DE CORES
Rui Cardoso
Porto




Menção Honrosa
EXÍMIO PESCADOR
Diogo Carvalho
Vila Real




Menção Honrosa
DIA DE INVERNO
Jorge Casais
Porto




Menção Honrosa
BLACK
Sérgio Luís Silva
Forte da Casa



JUNTA DE FREGUESIA DE OVAR
Horário, de 2ª a 6ª, das 09:00 às 16:00





NÉCTAR DOS DEUSES
Pedro Cravinho
Lagos




RECÉM NASCIDOS
André Boto
Silves




ALENTEJO
Paulo Carvalho
Santarém




FLOR
Rui Cardoso
Porto




RÃ IBÉRICA
Rui Cardoso
Porto




SERENIDADE
Paulo Carvalho
Santarém



Praça das Galinhas - Exterior Grande Formato 60cm x 40cm
Horário, Permanente - 24/Dia





O AMOR ESTÁ NO AR
Hugo Gomes Amador
Leça do Balio




EM BUSCA DO POLÉN
André Boto
Silves




À ESPREITA
André Boto
Silves




OSGA
Jorge Luís Santos
Pontinha




WILD DOGS
Emanuel Maria
Swindow - Inglaterra




ANSER ANSER
Rui Farinha
Porto




BUCÓLICO E DOCE
José Fernando
Matosinhos




ACROBACIAS
Ana Filipa Garinscapa
Lisboa




ERITHCUS RUBELUCA
Rui Farinha
Porto




GUARDA-RIOS
Paulo Sousa Bico
Vila Nova de Famalicão




O SABOR DO NÉCTAR
Fernando Estevão
Albufeira




ASAS DO DESEJO
Jorge Luís Santos
Pontinha




PEDRA POMBEIRA
Sérgio Luís Silva
Forte da Casa




RASGANDO AS ÁGUAS
Jorge Casais
Porto




LEI DA NATUREZA
Pedro Miguel Cravinho
Lagos




VESPA
Joaquim Jorge Sousa
Gondomar




MALHADA DO OURIÇAL
Sérgio Luís Silva
Forte da Casa




ROCKS II
Chico Lima Saraiva
Rio de Janeiro - Brasil




CORES DA PRIMAVERA
Guilherme Limas
Vagos




LIBELINHAS EM CÓPULA
Jaime Rodrigues
Moscavide

11 comentários:

Anónimo disse...

Deixo apenas um comentário: Tendo o concurso batido um recorde de participação, não teria havido alternativa ao terceiro lugar senão uma foto do mesmo autor classificado em segundo lugar?!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

As fotografias em exposição são apenas dos mensionados na página? Ou tambem estão expostas fotografias dos que participaram e não estão mensionados??

Apenas gostaria de saber se receberam os meus trabalhos.
Obrigada

Anónimo disse...

Andei a dar um passeio pelo site e visto que não sou a unica a querer saber se os meus trabalhos foram recebidos por voçes, sugiro que ponham uma lista com o nome dos participantes do concurso, assim todos ficaremos a saber o que foi feito das nossas fotografias.

Boas.

Carlos Ramos disse...

1. «Tendo o concurso batido um recorde de participação, não teria havido alternativa ao terceiro lugar senão uma foto do mesmo autor classificado em segundo lugar?!»
Este ano valorizámos os trabalhos não o autor. Se o mesmo autor tem vários trabalhos de grande valor, naturalmente ficaram ordenados dessa forma. Acham correcta esta forma de abordar o problema? Mandem as vossas sugestões através destes comentários ou e-mails. Será com estes comentários, que esta organização será cada vez melhor!

2. «As fotografias em exposição são apenas dos mensionados na página? Ou tambem estão expostas fotografias dos que participaram e não estão mensionados??»
Sim, apenas as fotografias mencionadas na página estão expostas.

3. «Apenas gostaria de saber se receberam os meus trabalhos.»
Se o teu nome é Silvia Ferreira e participastes com os trabalhos "Sonha", na "Forma de Pelicano", "O outro lado", "Felino", e "Home Sweet Home" ... sim constas da nossa lista!

4.«Andei a dar um passeio pelo site e visto que não sou a unica a querer saber se os meus trabalhos foram recebidos por voçes, sugiro que ponham uma lista com o nome dos participantes do concurso, assim todos ficaremos a saber o que foi feito das nossas fotografias.»

Vou falar com o meu colega, que organiza o "Concurso de fotografia" para saber o que ele pensa sobre o assunto. Mas desde que mantenhamos oculta parte da informação que vocês nos enviaram, não me parece que haja qualquer problema.

Abraço, e muito obrigado pela tua participação activa no nosso evento.

Carlos Ramos.

Anónimo disse...

É lamentavel que a justificação de valorizarem os trabalhos acima do autor seja usada para dar um segundo e terceiro lugar. Da minha parte considero uma aberração e não pretendo nunca mais concorrer com estas condições, mais irei criticar negativamente esse vosso modo de avaliação em toda a minha área de influência.

Carlos Ramos disse...

Caro Nuno!

Como representante desta organização, estou perfeitamente à vontade para te dizer que é composta por pessoas extremamente tolerantes, e suficientemente inteligentes para perceberem que não são perfeitas. Por isso, pedi em nome da mesma, que fosse dado um feedback, dos aspectos positivos e dos outros, aqueles que nós poderemos melhorar.

Quanto ao nosso critério de classificação dos trabalhos, esta foi a forma que achámos mais justa. Outros poderão não pensar o mesmo, tudo bem!
Honestamente não parece uma ABERRAÇÃO! Parece-me antes, uma forma de abordar o problema, com os prós e contras.
Porém, considero da tua parte, uma atitude demasiado INTRANSIGENTE, e injusta para um grupo de pessoas voluntárias, que sacrifica a sua vida pessoal, financeira e às vezes até profissional, para bem deste evento, do movimento FOTOGRÁFICO, ECOLÓGICO, e ASSOCIATIVO.
Os grupos anteriores (FOTOGRÁFICO, ECOLÓGICO, e ASSOCIATIVO), pela sua natureza necessitam de pessoas com massa crítica, para bem do seu desenvolvimento, porém essa massa deve congregar e não segregar.

Fazemos votos que consideres a tua posição, mas independentemente da mesma quero agradecer a tua participação no nosso concurso de fotografia.

Os melhores cumprimentos, p’los Amigos do Cáster, Carlos Ramos.

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago :D

Realmente as pessoas criam expectativas relativamente às suas fotografias, e depois...(desilusão)... eu também criei essas expectativas em relação ao euromilhões e nunca me saiu nada. :( -é um banho de água fria, bem sei.

Quero aqui felicitar a organização que por carolice teve este trabalho todo,que não deve ter sido pouco, mas infelizmente por vezes não seja reconhecido. A essas pessoas só tenho uma frase: façam melhor!

Grande Abraço
O Anónimo 2

Anónimo disse...

Quero desde já agradecer a resposta que me foi dada por parte da organização.
Quem participou neste concurso sabia do inicio que havia 3 hipoteses para o final: a primeira era que os trabalhos se perdessem até chegarem à organização, a segunda era não ficar classificado mas o seu trabalho ter sido visto, apreciado e avaliado por alguem, a ultima seria então ficar classificado e ter o prazer que as suas fotografias fossem colocadas em exposição para qualquer pessoa ver.
Eu fico já muito contente pela segunda hipotese, adoraria a ultima hipotese é claro. Mas principalmente odiaria a primeira hipotese!

Só participa quem quer...

Tenham mais iniciativas destas, com outros temas, outras ideias...

Ahh e pelo que percebi algumas fotografias foram expostas na rua, acho essa ideia do melhor.

Anónimo disse...

Caros amigos, a ideia de que uma só pessoa poderia, no limite, "arrebatar" os três prémios existentes é algo que dificilmente alguém poderá compreender, mesmo considerando a perspectiva da qualidade, que não ponho em causa, até porque não conheço as fotografias nem tão pouco o autor! Pela quantidade de fotografias seleccionadas para exposição, seguramente com qualidade suficiente para o efeito, terão de compreender a insistência na crítica e algum desânimo manifestado pela forma como os prémios foram atribuídos. Este tipo de classificação minora de alguma forma o esforço e empenho de tantos, sobretudo dos amadores, não encorajando para futuras participações. Perdoem-me o desabafo algo extenso, mas é inteiramente (pelo menos pretende ser) construtivo. Um abraço.

Anónimo disse...

Penso que dado o nome do tema " Natureza - Luz e Cor ", as fotos podiam ter sido muito melhor selecionadas, pessoalmente considero que as fotos a preto e branco não se deviam enquadrar no tema (dado o titulo do concurso), e nalgumas fotos a iluminaçao podia ser melhorada.. eu pelo menos tive esses aspectos em conta na seleção das fotos que enviei para o concurso, mas os juris não me parece que os tenham considerado!
Tambem reparei que muitas das fotos não respeitam algumas regras basicas de fotografia (isto visto pelos olhos de um amador).
Como ja foi mencionado, tambem não me parece justo um autor ter 2 fotos premiadas.
Agradeço o vosso esforço ao organizar este evento, pois deve ter sido muito trabalhoso, mas enviar mais fotos num proximo concurso, e deixa-los usar as mesmas, parece-me que não, pelo menos dados estes criterios de selecção.
A alguns dos concorrentes que tiveram fotos selecionadas, gostaria de dar os parabens!

Carlos Ramos disse...

Olá a todos!

Obrigado pela participação activa neste post e concurso, e muito obrigado por todos os comentários. Ficamos tremendamente satisfeitos pelo reconhecimento do nosso trabalho.

Pedro:
1. Sobre os critérios do júri não me vou pronunciar, até porque confio plenamente na sua capacidade e competência, embora considere que este trabalho poderá ser alvo de crítica e ainda bem;
2. Quanto à quantidade de fotografias classificadas por autor também é uma questão discutível, embora esta questão será considerada na organização do próximo concurso de fotografia, dado diversas pessoas terem expressado a mesma opinião;
3. Quanto ao tipo de utilização das fotografias sujeitas ao concurso, faço questão de responder à mesma, até porque no MASTERCLASS houve uma pessoa que fez exactamente a mesma observação.
Então, quanto à utilização das fotografias no nosso AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS estava bem expresso no regulamento (estes trabalhos seriam aplicados nas nossas exposições e publicados nas revistas FOTODIGITAL. Posso também adiantar que em principio também serão publicados na SUPERFOTOPRÁTICA), até porque consideramos que este seria mais um aliciante para quem participa no concurso, não estivesse no parágrafo dos prémios. Além da utilização explicada no regulamento não faremos outro tipo utilização. Sobretudo, não reverterá qualquer receita para a associação, resultado dos vossos trabalhos. Isso está mais do que assegurado.
Porém é importante referir que, sobre o tipo de utilização que fazemos dos trabalhos sujeitos a concurso, julgo que não somos os únicos, basta comprar ou consultar o livro anual dos Prémio Visão, ou internacionalmente o WORLDPRESS PHOTO, ou o BBC WILDLIFE PHOTOGRAFER OF THE YEAR... Os participantes dos concursos anteriores, além do prémio que recebem, será que adquirem alguma contrapartida adicional pelo facto desta organização publicar os seus trabalhos? Esta pergunta não é provocatória, admito que é falta de conhecimento da minha parte.

Mais uma vez muito obrigado pelos vossos comentários. Se organização os achar pertinentes, para o ano poderemos fazer uma inflexão em alguns aspectos relativos ao concurso deste ano.

Os melhores cumprimentos, p’los Amigos do Cáster, Carlos Ramos.