domingo, abril 13, 2008

15.AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS.2008

O FOTOADRENALINA um projecto fotográfico que associa o gosto pela fotografia e a aventura. Procuramos cenários fotográficos no mundo e levamos lá quem gosta de os fotografar. O projecto iniciou-se por mar com as Ilhas Cíes em veleiro, estendeu-se até aos imponentes Picos da Europa, cultura de Marrocos, ao paraíso dos Açores, aos fabulosos fiordes e glaciares da Noruega, rendeu-se travessia do Deserto e aventurou-se na densa selva Amazónica. Ao longo destes anos viajamos com mais de 600 entusiastas da fotografia, percorremos mais de 250.000 km, conhecemos continentes, países, arquipélagos, ilhas, montanhas, fiordes, glaciares, florestas, desfiladeiros, selvas, rochedos e desertos.

Logotipo Fotoadrenalina 2006-02-03


Navegamos por oceanos, mares, rios e fiordes. Andámos por estrada e fora dela, conduzimos nas pistas do Dakar, atravessamos o maior tunel do mundo, pontes por cima e tuneis por debaixo do mar. Caminhamos a pé muitos quilómetros, remamos nos lagos, velejamos por mar, subimos árvores de 40m de altura, fizemos slide, andamos de dromedário e nadamos nas lagoas e rios. Utilizamos o carro, a carrinha, o 4X4, o autocarro, o minibus, o avião, o ferry, o veleiro, o kayak, o barco a motor, o camelo, o teleférico e os nossos pés. Estivemos no paralelo 70 e no paralelo 0. Estivemos no Sul e no Norte, fomos para Este e Oeste. Apanhamos sol, chuva, neve, gelo, nevoeiro, vento, frio, calor e humidade. Subimos montanhas brancas de neve, descemos ao fundo dos glaciáres mais azuis, respiramos as florestas mais verdes e descansamos nas alaranjadas dunas do deserto. Fotografámos pessoas, animais, aves, paisagens, medinas, kasbahs, mesquitas, praias, aldeias, vilas e cidades. São também mais de 4250 horas de convívio com pessoas do Algarve a Trás-os-Montes e até da Madeira, com 8 ou 61 anos de idade, casados, famílias, namorados, em grupo ou sozinhos. Falámos, comemos, dormimos, rimos e fotografamos. São milhares de fotografias. Fica a pergunta: onde queres fotografar?

Sendo a fotografia um veículo excelente para passar mensagens, achamos que associar o FOTOADRENALINA iniciativa dos Amigos do Cáster, de realizarem um concurso de fotografia, seria a melhor forma de premiar quem na sua forma de ver o Ambiente, nos transmite de uma forma dispersa, mensagens importantes que vão além do simples acto fotográfico. Somos pela fotografia como forma de expresso, mas também pela consciência do mundo que nos rodeia.

Sem comentários: